domingo, 23 de janeiro de 2011

cinco elefantes num fusquinha


enquanto o clube de regatas do flamengo ainda não aparece em campo em todo seu esplendor 2011, vamos fazendo exercícios de imaginaçao. onde a gente vê vander, a gente projecta thiago neves. onde a gente vê renato pelé, a gente finge que logo, logo ele não estará mais por lá (adoro isso).
por que tem isto de thiago neves e ronaldinho gaúcho não serem exactamente dois meias-armadores de corte classiko. eles são quase atacantes. e o darío botinelli, jogando quinze minutinhos na pelada contra o américa de minas, fez todo mundo querer botar ele na escalação também... e agora, ô luxerley?
sem querer tirar o emprego de nosso professor lux (quinhentos paus por mês), eu acho que dá pra escalar a patota toda junta.
aproveito este graphico feito pelo andré rocha, do blog olho tático, para tentar imaginar como funzionaria esse mengones.
portanto, anote a minha escalação particular....
felipe; moura, wellington, angelim e egídio; maldonado e williams; neves, botinelli e gaúcho; deivid
tem aquela piada: como botar cinco elefantes num fusquinha? dois na frente, três atrás.
ou, neste caso, três elefantes atrás e deivid na frente, fechando um 4-2-3-1 que lux já tem usado por aí.
eu me encrenco com essa ideia de termos deivid na frente. mas, como bem disse o paulinho aqui em recente comment, se a gente não for apostar no deivid agora, que é início de temporada, vamos apostar nele quando? nunca?... verdade. wanderley (ainda) não tem tarimba pra ser esse cara de referência. e diego maurício é outro tipo de atacante, aquele tipo que cai pros lados.
de toda forma, o ponto central deste 4-2-3-1 me parece bem encaminhado... gaúcho libre pela esquerda, naquele posicionamento dele que não existe em prancheta alguma, mas que, enfim, sempre quando se espera mais do que isso dele, a gente quebra a cara. o neves tem idade e bola para fazer um vaivém na direita. ainda mais sabendo que williams e moura costumam dar as caras por lá. o que então nos deixa botinelli a tomar conta da faixa central, pronto para ser o enganche que parece ser.
o probleminha nesse esquema, pra mim, nem tem a ver com o ronaldinho. tem a ver com nosso time. por que perceba isto: se a vida na direita está resolvida com neves e williams e moura, eu te pergunto quem vai aparecer na canhota para dar uma acordadinha no gaúcho de quando em quando? seria quem? egídio? maldonado sobe pouco. e podemos puxar botinelli mais para a esquerda, mas, mesmo assim, corremos o risco de gaúcho ficar à deriva. (olha só como ele está solitário nesse graphico.) gaúcho sempre rende mais quando passam perto dele, quando ele faz dois e um com alguém... vamos pensando melhor nisso...
a bola nem rolou ainda e já temos problemas pra resolver com essa gente, hehe.