domingo, 30 de janeiro de 2011

vaisco 1 x 2 mengão (a chronicle)

vamos lá: o flamengo cumpriu com sua obrigação, bateu o vaisco da gama e alijou nossos queridos fregueses da goanabara-2011 já em sua quarta rodada. viva.
mas, cá entre nós, bem que a história desta noite no engenhones poderia ter sido bem outra. o flamengo, a rigor, jogou por quinze, vinte minutos. tipo isso. foi o suficiente pra botar na roda essa patetika vaiscaínada e exibir sua total superioridade. viva.
depois achamos mais um gol no finalzinho da primeira etapa e, por todo o segundo tempo, simplesmente desistimos de jogar. deixamos quieto. achamos que, de tão ruim o time do vaisco, a natureza se encarregaria de marcá-lo. bueno.
isso serviu pra gente levar uma pressão filhadap*ta completamente desnecessária nos minutos finais. e espero que tenhamos aprendido a lição. espero que sim, sinceramente.
o clube de regatas do flamengo se apresentou para o crássico com felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, egídio pela esquerda, maldonado e williams de volantes, thiago neves e renato pelé e vander no meio, deivid na frente.
sem querer tripudiar do vaiscones (nem seria o caso mesmo), foi bem mais complicado abrir o placar sobre o americano de campos, na quarta-feira. hoje nos bastou a primeira jogada mais bem trabalhada do time, a primeira vez que nossos jogadores se mexeram, trocaram de posições e acertaram a bagaceira: egídio caiu pela esquerda e centrou na área, do lado oposto a bola caiu para neves, que rolou para moura vir de trás e bater cruzado para dentro da pequena área, de onde deivid tocou de leve. gol bonito, bem bonito.
como foi bonito o segundo gol. renato pelé se valendo da linha burra da defesa do vaisco para alçar uma bola no centro para neves. bem ali o camarada disparou entre os beques e entrou sozinho na grande área, deu um chapeuzinho indecoroso no goleirão prass e completou para o gol vazio com um insolente arremate de coxa. golazo.
entre o primeiro gol, de deivid, e o segundo gol, de neves, o flamengo esfriou o jogo e tratou de administrar a parada. depois faria isso outra vez por quase toda a segunda etapa. fez isso demais. e cometeu erros seguidos. erros de avaliação, por exemplo, como o williams cometendo seis, sete faltas daquelas típicas que os juízes apitam no rio. aqueles esbarrões, sabe? williams já está no seu terceiro estadual, bem que poderia ter aprendido que eles apitam esse tipo de encontrão, p*rra. cada diabo de faltinha tola dessas, era bola parada para ser cruzada na área flamenga. desnecessário & deselegante.
cruzar bolas. o time do vaisco é fraco, tão fraco, que esse era seu único expediente. acaba entrando. num salseiro, no segundo tempo, depois de saída em falso de felipe, a pelota sobrou pra wellington. me parece que nosso beque teve a brilhante ideia de recua-la pro felipe, de cabeza, em plena pequena área, a cinco metros da meta. claro que deu errado. um caboclo se meteu no meio e fez gol.
por bobagens assim, levamos sufoco no final. e ficamos na mão de sua senhoria, o árbitro, que tu sabes... bem pode apitar qualquer cousa, qualquer penalty, num encontrão, esbarrão fortuito na grande área. foi um sufoco completamente idiota e merecido. porque quando o fla queria jogar pra valer, chegava na cara do prass em quatro, cinco toques.
perdemos uma baita chance, uma enorme chance de dar um sakode histórico nesses trouxas.
e para fechar a resenha, aqui vai um momento clássico deste crássico... pelé estava prestes a ser substituído, dando vez para fierro, a substituição já anunciada. então, numa jogada simples, o vander resolve dar um passe de calcanhar no grande círculo. acaba por armar um contra-ataque pros vagabundos. lux de imediato muda de ideia e quem sai de campo é o vander. que deve ter levado um esporro daqueles no vestiário. com toda razão. só espero que ele não tenha sido o único.