sexta-feira, 28 de maio de 2010

a voz do povo

todo mundo sabia que isso iria acontecer. vagner love chegou ao flamengo com prazo de validade, data marcada para ir embora, ser devolvido ao cska moscou.
mas agora dá esta tristeza.
vagner love chegou à gávea jurando amor, beijando escudo, pintando as trancinhas, etc. mas dentro de campo foi ainda mais do que amor o que se viu. love também foi garra, dedicação, coragem. enfim, vergonha na cara & suor no rosto. para um time que, muitas vezes, pecou por aparente omissão, enfado com o futebol.
se o clube de regatas do flamengo deu vexame neste primeiro semestre de 2010, repetidamente sukumbindo dentro e fora de casa diante de adversários do porte do botafogo e do universidad de chile, bem, vagner love não teve nadja com isso.

as notícias de ontem foram péssimas:
o cska mandou um fax (!?) para o mengão dizendo que quer o camarada de volta. ligeiro. sem choro. a ideia agora é que loverman vá pra rússia e encha tanto o saco dos kartolas de lá que eles não o aguentem mais e o mandem de volta para o rio. haha. mais fácil ser mandado pra sibéria, imagino.

de minha parte, acho natural que vagner love tenha sido o mais querido nessa última enquete promovida pelo "mengo beat". nossa sondagem à comunidade rubro-negra perguntava qual(is) dos seis jogadores que terminam contracto por estes dias deveria(m) continuar no rubro-negro em crisis.
ficamos assim...
dez de nossos treze (e)leitores fizeram vagner love ganhar a pesquisa com 76% de aprovação. taí mais um número para love levar até o cska, para convencer aqueles pulhas. love ficou na frente até de seu parceiro no ex-império do amor: adriano, in memoriam, artilheiro & campeão do brazileiro-2009.
a enquete ficou no ar tempo de mais. seis dias. nesse período, adriano teve oito votos (61%) para que ficasse, mas teve tempo de puxar o carro. sem nem se despedir da torcida. saiu ontem, 27 de maio, três dias antes do acordado. saiu de fininho, dizendo que está muito feliz em voltar para a itália. pois que vá bem. duvido que a roma aceite por lá o que aceitamos por cá... oh, a ingratidão.
gratos somos todos com maldonado. o baita volante chileno está num momento difícil da carreira. depois de entrar no flamengo com o brazileiro-2009 a pleno vapor e meter ordem na casa, maldonado sofreu grave lesão no joelho e sumiu por um bom tempo. teve de dar a volta olímpica de muletas, o flamengo campeão, e só voltou ao time este ano, quando já estávamos embicados para baixo na libertas e no estadual. desta vez, no entanto, não teve pernas para segurar o piano e foi tragado pela apatia geral. perdeu espaço no fla e - pior - ficou de fora do time chileno que segue a afrika-2010. mas maldonado ainda desperta cierta confiança: seis de nossos treze votantes (46%) contam com seu retorno, em melhor forma física, à nossa equipe.
assim como adriano ex-imperador do flamengo, outro camarada que deveria saber ser mais grato ao clube e à sua torcida é dejan petkovic. assim como adriano, o velho pets foi heroi em 2009 e transtorno em 2010. já deu no saquinho do "mengo beat" e de nossos frequentadores. apenas cinco de treze votantes ainda esperam que os dirigentes do flamengo segurem o sérvio mala. petkovic reduzido a esses 38% de expectativas dá bem ideia de como conseguiu minar o próprio moral - e o futebol - de dezembro pra cá.... o marrento pets, na nossa votação, ficou empatado com o claudicante zagueiro david (exactamente iguais 38%), que estará para sempre na história do flamengo graças ao gol na última rodada de 2009. o facto é que hoje david cumpre temporada pavorosa. mesmo tendo barrado álvaro...
ah. álvaro. ao xerife do returno de 2009 coube a mais desonrosa e melankolica das sinas. seu contracto também a vencer, teve o nome posto à apreciação popular aqui no "mengo beat"... pois álvaro recebeu estrondosos zero votos. zero. mesmo você, prezado amigo, podendo votar em todos os nomes dados, álvaro não teve nenhum mísero & solitário voto. o que diz muito sobre seu (dele) comportamento dentro/fora de campo. o que explica como o internacional de porto alegre abriu mão dele, na temporada passada, facinho, facinho. depois do sucesso inicial no mengão, álvaro foi mais visto na chatuba do que no marakas. gordo e lento em campo, virou parceiro de adriano nas baladas. dizem que, lá nas internas, ele se indispôs com andrade e com boa parte do elenco. esse, pelo jeito, já vai tarde.