sábado, 29 de maio de 2010

mengão 1 x 1 grêmio (a chronicle)

o futebol é um troço cruel.
não adianta, vagabundo não vai muito longe enquanto ficar de empate em empate dentro de casa. mais ocasionais derrotas. vagabundo não vai mesmo muito longe enquanto não tratar de jogar uma partida de futebol por noventa minutos. já reparastes o quanto é difícil para este flamengo de rogério lourenço jogar bem por dois tempos? quarenta e cinco mais quarenta e cinco minutos?
não sei se o problema é de cabeza, de bola ou de pulmões. mas temo por nossa sorte enquanto o time não se concentrar pela hora e meia que uma partida de futebol profissional demanda.
o clube de regatas do flamengo, esta noite no marakas, enfrentou o grêmio pela quinta rodada do já sofrido (para nós) brazileiro-2010. fez-se representar por bruno zousa no gol, david e álvaro e angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado, camacho e petkovic no meio, vinicius pacheco no ataque com vagner love.
interessante e potencialmente atraente a mistura de veteranice com juvenília em nosso meio-campo. garoto camacho subindo e descendo, da defesa ao ataque e vice-versa, sendo as pernas e os pulmões para maldonado, ajudando a cobrir os três beques plantados por rogério, a repor a bola em jogo e a alimentar petkovic (felizinho de contracto renovado) em apoio à ofensiva. com vinicius pacheco a dobrar o esforço de camacho, periga encontrarmos por aí um rumo interessante.
a se notar as ausências dos habituais toró & williams, ambos de fora juntinhos, nem um nem outro em campo.
resultado: o time rubro-negro ganhou técnica, sobriedade e elegância.
pena que maldonado e petkovildo ainda não têm (voltarão a ter?) bala para noventa minutos de espectaculo. por que, enquanto tiveram, o mengo foi até bonito de se ver jogar. principalmente pets. no auge dessa corrente do bem, vagner love sobe para cabecear bonito, a bola estoura na trave, pacheco esperto aproveita o rebote e rola macio para pets encher o pé... finalmente seu segundo gol na temporada... sete minutos de jogo, parecia que o flamengo estava encaminhado.
nã. o tempo passou e o time reagiu mal ao placar em seu favor. foi perdendo espaço progressivamente com o avançar do relógio. até que, no segundo tempo, o plano de acções de inverteu drastikamente e lá estava o tricolor gaúcho agora a ditar a movimentação.
o gol de empate veio da maneira costumeira: tiro de corner, bola aérea, arremate de cabeza. sempre assim. tanto faz termos um, dois, três, quatro beques. um, dois, três, quatro volantes. e petkovildo não tem mais caixa para correr atrás de um segundo gol (voltará a ter?) sendo prontamente substituído pelo ineficaz ramon. a essa mudanza some-se a troka de pacheco por diego maurício, e entenderemos perfeitamente porque o fla não levou mais perigo à meta de victor. e escapou de levar o gol da derrota por, ao menos, um par de vezes.
claro que o resultado final teria sido outro, se o bandeira não nos tirasse gol legítimo de loverman aos quarenta e quatro da primeira etapa. ou se o artilheiro do amor fosse um pouco menos apaixonado e um pouco mais frio ao arrematar aquela bola logo no começo da etapa complementar.
mas, para valer, um empate é bem a cara desse time pela metade. que saiu vaiado de um marakas vazio.