quarta-feira, 26 de maio de 2010

fluminense 2 x 1 mengão (a chronicle)

virou rotina ver o flamengo encurralado contra a própria meta. acuado.
tal qual um boxeur acossado pelo adversário. preso nas cordas. sem ação, sem reação. esperando o tempo passar e o oponente cansar para, então, poder respirar um pouquito.
foi assim o primeiro assalto no marakas, primeiro tempo desta noite de terça-feira. fla-flu pela quarta rodada do brazileiro-2010. já tinha acontecido isso contra o botafogo por duas vezes, turno e returno do karioca-2010. e inúmeras vezes contra o universidad de chile, em casa ou no exterior. aconteceu isso até mesmo no segundo tempo do último domingo, diante do entusiasmante gremio ex-barueri. e fora assim também contra o mesmo flu, na goanabara-2010. naquela ocasião, o mengo voltou soltando fogo pelas ventas para a etapa complementar. adriano fez três gols. os melhores quarenta e cinco minutos do rubro-negro nesta temporada... mas adriano já não há. e podemos, por um momento, ao menos, parar de acreditar em miracles.
o clube de regatas do flamengo, para este fla-flu, também não tinha seus craques kleberson & fierro, emprestados às suas respectivas representações pátrias para afrika-2010. nem williams ou petkovic ou mesmo michael, machucados. portanto rogério lourenço mandou seu time a campo com bruno zousa para o gol, david e rômulo e angelim no miolo, leonardo moura à direita, juan maldonado à esquerda, toró e fernando goyas e camacho e vinicius pacheco no meio, vagner love para o que restou de nosso ataque.
lá pelas tantas, tipo quinze minutos, o scouting do sportv dava algo como 78% de posse de bola para o fluminense. a essa altura, rodriguinho já tinha perdido gol, feito gol, perdido outro gol. o flamengo, acuadão, não conseguia passar da risca de meio-campo. não conseguia armar jogadas, apenas solavancos de velocidade quando a bola atingia os pés de camacho e/ou pacheco.
até que o flu cansou de tanto ataque. e então respiramos. mas os passes ainda saíam tortos, a defesa ainda claudicava, as melhores chances ainda eram deles. quando love, enfim, tinha a bola para si, se demorava demais no arremate, na conclusão. moura e juan se juntavam a ele, mas também se mostravam lentos e precários e dispersos.
parabens apenas para o notável fernando goyas: perfeito ao suprir a ausência de kleberson e, assim como o titular, passar despercebido por completo. ou como diria o thom yorke... how to disappear completely and never be found.
a grande jogada do flamengo foi de torozinho. que correu atrás de conca na linha lateral, segurou o moço pela camisa e acertou-lhe um direto de direita no pé d'ouvido seguido por um certeiro cruzado de esquerda bem no meio da cara. conca foi à lona mas, como se levantou antes de a contagem chegar a dez, o juizão marcelo de lima henrique deixou barato pro torozinho. que só levou seu amarelo costumeiro aos quarenta minutos, ao fazer diguinho alçar voo.
rogério voltou a campo com diego maurício no ataque do mengo. boa. entrou no lugar de vinicius pacheco. ruim. o conca acertou um canudo aos dez minutos e, embora o flu não repetisse a pressão da etapa inicial, o resultado practico foi o mesmo. então rogério tirou o rômulo. boa. no lugar dele entrou o ramon. ruim.
diego maurício se mostrou um velocista abusado, e um tanto fominha. mas com pacheco no banco, garoto maurício era apenas um maluko na rotação errada, correndo muito mais do que o resto do time. muricy ramalho ainda teve um gesto de ousadia para o fluminense: trocou rodriguinho e fred por outros dois atacantes, alan e andré lima, mesmo quando já vencia por 2 x 0. tamanha era a pinta inofensiva do fla àquela altura.
bruno zousa meteu gol de falta bem no finalzinho. "belíssimo", disse o narrrador. francamente, estou pouco me lixando.
e assim o fluminense ganhou a primeira do flamengo em mais de dois anos.
e assim te digo que este time do flamengo vai ficando mais triste a cada rodada.