domingo, 23 de maio de 2010

mengão 3 x 1 grêmio prudente (a chronicle)

sem muita tesão, mas também sem tanto drama, juntando os cacos da libertas-2010 para deixar um time de pé depois do naufrágio, o clube de regatas do flamengo recebeu agora à noite o grêmio prudente (ex-grêmio barueri) num marakas murchinho, murchinho.
melankolico como um domingo à noite deve ser.
rogério lourenço montou um pequeno frankenstein com bruno zousa no gol, david e angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, toró e williams na cabeça-de-área, garoto pacheco e estimado michael no meio, vagner love e bruno mezenga na frente.
kleberson, que está com a seleção, desfalcou o fla. adriano, que não está, também desfalcou.
do outro lado do campo, encontrávamos o ex-barueras, quarto colocado no recém-encerrado paulistão-2010, dirigido por toninho cecilo, ex-beque-de-roça e ex-kartola do parmêra. bueno, não sou nenhum aficcionado por futebol paulista, de modo que não saberia te explicar como um time como esse foi tão longe no "mais disputado estadual do brazil". porque o grêmio prudente que se viu mais poderia se chamar grêmio covarde. um timinho na exacta acepção da palabra. fraquíssimo nos contra-ataques, sem pegada, sem armação, sem tactica, sem groove, etc. e p*rrada liberada. como sabem bater direitinho os moços prudentes... nenhum expulso.
o facto de o flamengo só ter aberto o marcador aos quarenta e sete do primeiro tempo, bueno, é preocupante. é um indicador bastante claro de quanto as coisas andam mal paradas no rubro-negro. até o love fazer o gol, ele próprio mais mezenga, camacho & juan perderam oportunidades claras. uma atrás da outra. na mais tosca delas, michael tocou bonito para a pequena área e mezenga tirou a bola do pé de love, que vinha carrinhando no timming exacto, mandando para longe da meta.
mas tivemos, sim, destaques positivos nessa primeira etapa que exigiu pouquíssimo de nossa retaguarda. juan maldonado foi incisivo e eficiente como há tempos não vinha sendo, jogando fulltime como ponta-esquerda, vista a prekariedade adversária. e o menino camacho, inventado na última hora por rogério, mostrou personalidade e vontade de aparecer. camachão foi visto trabalhando mais em quarenta e cinco minutos do que o kleberson em toda a temporada. aliás, foi ele, garoto camacho, quem cavou um penalty malandrinho, fundamental para vagner love fazer 1 x 0.
para a etapa complementar... michael conseguiu se fazer notar logo no comecinho. bola na zona do agrião, à entrada da área flamenga, onde michael gazelinha dá um salto e, de biquinho, em pleno air, ajeita a pelota à feição do ataque prudente. a bola vai parar com o centroavante vanderlei (ex-gama), em vertiginosa investida, que invade a área, leva ao chão david e zousa, mete o gol de empate.
e o flamengo michou. sumiu em campo. deixou os visitantes tomarem conta da peleja. parecia que era o universidad de chile até. camacho, que poderia levar o motorádio de melhor em campo, tanto apanhou que teve de deixar o gramado de maca. já michael, saiu por ser ruim feito a peste. até o rogério se tocou disso, lá pelas tantas, talvez quando michael passou a ser vaiado em todas as bolas que recebia. na ausência do craque penta kleberson, rogério mandou o clone (fernando goyas) trabalhar.
como fernando goyas não daria mesmo em nada - bruno zousa salvando belo gol contra que o amigo estava a anotar - nossa suerte é que entraram vinicius pacheco e diego maurício. infante diego maurício a fazer sua estreia no time de "profissionais" do flamengo. graças a esses dois jovens valores - e graças a papai do céu - o terceiro 1 x 1 do fla no certame virou, em duas boletas, um incandescente e algo improvável 3 x 1. numa bola, pacheco deu passe showtime para juan maldonado tentar cruzar. juan acertou com a canela e mandou bonito para dentro do gol. noutra bola, diego maurício recebeu penalty. mais um. loverman mandou pra dentro. de novo.
a mãe de menino maurício, pulando e mostrando cartaz na arquibancada, ficou feliz pacas.