segunda-feira, 31 de maio de 2010

saindo do armário

quando um baita jogador de basquetebol estadunidense encerra a carreira, seu clube aposenta sua camisa. os los angeles lakers não têm mais o 32 de magic johnson. nem os chicago bulls tiveram outro 23 desde michael jordan.
esse tipo de trozo nunca pegou no brazil. euricão tentou tirar de circulação o 11 de romário e ergueu uma estátua do baixinho em são januário. mas o número já voltou à escalação no vaisco da gama e tem muito bacalhao a olhar torto praquela estátua.
mas que corajoso esse sujeito, arthur antunes coimbra...
zico poderia simplesmente passar o resto da vida curtindo sua aposentadoria merecida no céu dos boleiros. apenas treinando times de segunda linha, como o boyacá chicó lá do uzbequistão. poderia aparecer no rio de janeiro de quando em quando, nas férias de fim de ano, para organizar sua tradicional pelada no marakas e dar uma buzinada na rapaziada do clube de regatas do flamengo. poderia botar o boi na sombra e ficar de buenas. como eu um dia gostaria de fazer. como usted. como tanta gente.
zico, no entanto, foi pro pau. esperou a patricia amorim dar uma saneada na gávea. esperou a saída de kleber leite, marcos braz, adriano imperatore e outros focos permanentes de confusão. e quando todos nos queixávamos da aparente modorra...
aí está. mas que não nos enganemos: zico terá uma misssão duríssima.
e ele sabe disso. como dono do cfz, por exemplo, pôde conhecer de perto os desmandos do finado caixa d'água. e está vendo como seu amigo roberto dinamite anda penando com os fantasmas de são januário. e certamente viu como tratamos, há tão pouco tempo, seu colega andrade.
zico, vamos lembrar, já teve até pôster rasgado & queimado pelos elementos mais infelizes de nossa torcida flamenga, quando tirou romário da copa de 1998.
galinho não é tolinho. zico sabe o que lhe espera.
nós temos que saber também. e ter paciência, ter fé e ter respeito.