sexta-feira, 21 de maio de 2010

o fracasso... e o que vem depois?

eram altas as expectativas em torno do império do amor.
títulos pelo clube de regatas do flamengo, convocações de adriano imperatore e, quem sabe, até de vagner love para afrika-2010.
pois é, fracassamos miseravelmente em todos esses pontos.
adriano entrou em crisis, virou assunto para leslie leitão & imprensa marrom, tornou-se piada nacional e só começou a jogar bola, devagarinho, dias desses (estamos em maio).
love, por outro lado, não decepcionou quem queria ver o amor à camisa que ele tanto apregoava fora de campo também aparecer na hora de a bola rolar.
se mais não fez, nosso loverman, é porque não é mesmo dos artilheiros mais brilhantes. raça, suor e carinho não faltaram ali.
já adriano... bueno, somente uma pálida e rotunda lembranza do adriano de cinco, seis meses atrás. se perdeu em questão de meses. lamentável. a ponto de se queimar com d*nga.
claro que não foi apenas o imperador que decepcionou no primeiro semestre depois de um título nacional que esperamos por dezessete anos. bruno zousa & dejan petkovic, que inclusive andaram brigandinho nos vestiários da vida, foram outros dois heróis do hexa brazileiro que nos faltaram na goanabara-2010, na taça rio-2010 e principalmente na libertas-2010.
petkovildo anda reclamando de ficar no banco. mas quando entra, faz muito pouco e mal consegue terminar as partidas de pé. mesmo assim, a arquibancada do marakas está a seu lado. por absoluta carência de material humano. de facto: tirar pets e meter quem? michael? ramón? mesmo vinicius pacheco não é armador.
e francamente, o bruno zousa que se d*ne, está se lixando para a torcida, então desejo eu o mesmo para ele. arrogante. mas é triste ver a brazadeira de capitão em seu uniforme - ah, arthur, leovegildo, quanta desonra...
já que falei de zico & junior, vamos lembrar que, nesse caminho, rifamos andrade a troco de nada. rifamos andrade em nome de uma volta à disciplina que, se houve, não rendeu resultado prático. porque rifamos andrade por conta da má primeira fase na libertas. mas rifamos andrade sem nem saber quem colocar em seu lugar. na falta de outro, inventou-se rogério lourenço para assumir numa oitavas-de-final de sul-americano. continuamos jogando mal, continuamos dormindo em campo, continuamos com a cabeza longe. passamos do corinthians paulista e después não resistimos a um par de semanas. perdemos para um time conhecido de longa data, o fraquinho universidad de chile, que ainda insistimos em não saber como marcar.

agora teremos apenas um longo e desgastante brazileiro-2010 a se estender até dezembro.
a magia pode acontecer de novo. claro. depois da temporada 2009, quem haverá de duvidar do flamengo mais uma vez? not me.
no entanto, a magia fica mais difícil quanto menos se trabalha. chegamos a este brazileiro, que já começou, e nele já perdemos quatro em seis pontos disputados, com o clube esfacelado. uma presidente sob pressão para agir cierto em seu noviciado, depois de tantos e tão crassos erros. um departamento de futebol entregue a um supervisor arcaico e burokrata (isaías tinoco) pois sequer tem diretor neste momento. um técnico visivelmente despreparado para a função. e os contractos de boa e importante parte do elenco a vencerem já nas próximas semanas...
o ex-xerife álvaro, o claudicante david, o baleado maldonado, o marrento petkovic, além da dupla de estrelas, adriano e vagner love - faltou outro? que me lembre, são esses...
não se vê o flamengo agindo no "mercado". notícia alguma sobre reforzos ou sei lá o quê. rumores apenas sobre saída de gente... love de volta pro cska moscou, adriano na roma, bruno zousa no benfica... a ver o que disso se confirma.
vem aí uma boa pausa de mês (para a world cup) e é um período ideal para renovar elenco, comissão técnica, diretoria de futebol, etc. será que perderemos essa oportunidade? mais essa?

(sobre o tema, o blog "mengo beat" abriu uma enquete aqui ao lado. fiquem à vontade para votar em um nome ou mais.)