segunda-feira, 30 de maio de 2011

quando eu penso no bahia...

segunda rodada do brazileiro-2011. e a rapaziada que apontava o flamengo como favoritão para este certame já está convidada a refazer suas análises.
o clube de regatas do flamengo deixou dois preciosos pontinhos na bahia. e trouxe na bagagem três gols do bahia - e duas convicções cada vez mais claras...
1. a defesa precisa ser remendada e
2. sequer temos suplentes para tanto.
nossa retaguarda formou no pituaçu com galhardo, wellington, david e egídio, mais williams e renato pelé. tanto galhardo quanto egídio tiveram destacadas atuações - mas só lá na frente, o que é apenas metade do serviço deles. como o fla partia pra cima com gosto, deixava seu miolo de zaga exposto. williams não dando conta de fazer tudo sozinho, pelé em partida ruim.
o primeiro gol bahiano, no entanto, sequer surgiu dessa nossa índole ofensiva. surgiu numa reles bola parada, reles cobrança de lateral. lulinha meteu um lençol desmoralizante em david. taí o risco de ser zagueiro baixinho: qualquer lulinha vai lá e te mete um lençol. esse foi o preço pelo flamengo entrar mole no jogo. e esse primeiro gol condicionou todo o resto que se viu. pois já o segundo gol bahiano, esse sim, nasceu na vertigem de um contraataque que pegou nossa defesa com as calças na mão. galhardo teve que descer pelo lado oposto, tentando acompanhar lulinha, e wellington nem foi visto. jobson passou por wellington como quis. por fim, o terceiro gol bahiano, surgiu depois de uma blitz proporcionada pela entrada de fernando goyas e de jean - com williams e galhardo, dois dos melhores em acção, tendo deixado o campo exaustos. os dois reservas tiveram participações funestas, em que pese terem jogado pouco mais de dez minutos. goyas errou repetidos passes na saída de bola, fazendo com que a pressão dos camaradas fosse contínua. e jean, que entrara para fechar a direita, onde o crack jobson deixava o grandalhão wellington perdidinho, foi apenas mais um caboclo a bailar bonito.
moral da estória: ronaldinho gaúcho e thiago neves e darío bottinelli são lindos, não?
mas se o flamengo quiser ter alguma chance no brazileiro-2011 é melhor contractar beques de verdade: juan, pirulito, gente dessa turma. e torcer para que eles entrem e engrenem o mais ligeiro possível. e quanto a jean e a goyas, esses dois estão fazendo hora extra na gávea.