sábado, 21 de maio de 2011

mengão 4 x 0 hawaii (a 2nd half chronicle)

primeira rodada do campeonato brazileiro de 2011.
e melhor início de certame não teria sido possível...
o clube de regatas do flamengo manda uma goleada para abrir de maneira tranquila sua saga particular em busca do heptacampeonato nacional. o mengão recebendo & atropelando o pobre do hawaii no... onde mesmo?... no estádio moacyrzão, macaé. uma vez que vai ter show do paul mccartney no engenhones. e o maracas, tu sabes.
quatro gols são sempre divertidos de se marcar, de se ver.
e fazem com que seja ainda mais interessante anotar a escalação apresentada pelo professor luxerley nessa primeira rodada. para guardar e comparar mais ali adiante. quantos desses jogadores se manterão no clube até dezembro, quantos se manterão como titulares? eles todos serão campeões, hein?
felipe no gol; wellington e david na zaga, rafael galhardo pela direita, egídio pela esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e darío bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho mais à frente, wanderley no ataque.
na cabeza do lux, o time do flamengo hoje é esse mesmo. faltando apenas leonardo moura, ainda fora de combate. e na permanente expectativa por reforços - junior cesar sendo o primeiro.
já o hawaii se fez representar por um time sem alma. não mandou seus dois melhores jogadores: o atacante william e o capitão marquinhos. pois nosso conhecido silas, o evangelizador, está mais preocupadinho com as semifinais da copa do brazil-2011.
o hawaii fez pouco da partida por ter outra prioridade. bacana. faz parte do jogo. agora... o flamengo soube se aproveitar muito bem do desinteresse havaiano. e meteu uma breuba nos incautos visitantes. o que nem sempre acontece em situações semelhantes.
que bom que não deixamos escapar essa chance. é exactinho esse o espírito do troço se tu quiseres ser campeão.
por razões de foro íntimo, eu não pude acompanhar pela tevê o primeiro tempo da peleja. sorte que cheguei a tempo do baile. a primeira etapa, apenas ouvi no rádio. e alexandre oliveira, o comentarista da espn, estava preocupado com o poder de marcação do meio-campo rubro-negro. ou melhor, o pouco poder de marcação. com williams tendo que se virar. com renato pelé sendo de pouca serventia nisso. com neves e bottinelli mais preocupados em chegar na frente. não vi essa primeira etapa, mas entendo o que ele disse. acontece que, sem maldonado, nossa linha média tem que ser essa mesmo. vai botar o fernando goyas? ainda mais num jogo em casa diante de um hawaii que estava pouco se f*dendo. é questão de risco calculado. e outra...
retornando ao meu lar, eu pude ver os melhores momentos da etapa inicial. deu pra ver o gol de bottis. foi o primeiro gol dele em jogos oficiais pelo mengão. felicidade. o gol de bottis surgiu numa jogada que deveria acontecer mais amiúde e que só é possível quando temos um time leve como este. assim... o gaúcho foi parar na direita, de lá mandou a bola para galhardo que, da linha de fundo, centrou para a área havaiana, onde bottis chutou forte pra gol aproveitando-se do rebote. aconteceram três belas cousas nessa jogadinha... 1. o gaúcho experimentando novos territórios, 2. um de nossos laterais chegando ao fundo e 3. o bottis pagando de atacante.
o segundo tempo não teve nenhum lance concatenado como esse. mas teve outras virtudes. teve galhardo com a personalidade demonstrada no lance do primeiro gol. teve egídio tentando responder na bola à chegada de junior cesar. teve neves e bottis se entendendo cada vez mais. teve a zaga segura, sem dar mais os moles que eu pude ver que ela deu no primeiro tempo. e teve, principalmente, o gaúcho pedindo bola, metendo um gol, criando a jogada de outro e dando passe pra mais um.
bacana que o flamengo já entrou no segundo tempo para não dar espaços. deixou o hawaii sob controle nos primeiros quinze minutos e, então, partiu para decidir a bagaça. foram duas estocadas certeiras. uma com gaúcho descendo em linha reta, entrando como facão e, como ninguém apareceu para importuná-lo, batendo bonitamente pro gol. a outra com neves em velocidade, depois de receber de gaúcho no meio, tabelando com o wanderley (ligeiramente impedido) e chegando ligeiro na pequena área para finalizar.
com vinte e cinco minutos da etapa final, o flamengo liquidara a partida. depois diego maurício e guilherme negueba entraram. foi bonito ver os garotos entrando numa partida tranquila. eles que normalmente só entram em roubadas. o maurício até fez mais unzinho, o quarto, numa bela jogada com gaúcho de pivô. maurício mostrando categoria para tirar a pelota do arqueiro renan.
mais do que o placar, mais do que as boas atuações individuais, mais do que a entrada feliz da molekada, mais do que o adversário frouxo, creio que o time do flamengo deve guardar desta primeira rodada o espírito vencedor, o peito aberto e a vontade de fazer mais e mais e mais gols. que pena que não deu tempo para o quinto.