segunda-feira, 2 de maio de 2011

o factor ronaldinho gaúcho

seja franco, meu camarada: que ronaldinho gaúcho tu tinhas em mente quando o clube de regatas do famengo venceu o infame leilão público do a$$is?
bueno, acho que ninguém em sã consciência esperava o ronaldinho do barcelona-2005, o melhor do mundo pela fifa, etc. desde a copa da alemanha-2006, a decadência do gaúcho é algo notória, ostensiva. enquanto ele esteve nas europas, por uma década, seus jogos eram transmitidos semanalmente para o país então...
então não vamos esperar aquele gaúcho.
seria lindjo. mas ele não existe mais. nem voltará a existir.
o gauchinho trintão hoje tem outro ritmo. é um jogador mais comum, se quiser deixar as cousas nesses termos. mas, mesmo assim, comunzinho, ele vem trabalhando no flamengo. para quem pensava que ele fosse ficar só no chinelinho, por enquanto tem jogado a valer. dos quinze compromissos pelo karioca-2011 desde que ficou em forma, esteve em treze. ficou fora por cartão amarelo de um, fora por lesão de outro. boa média, convenhamos.
dentro de campo, o gaúcho dá a cara a tapa. mesmo se o drible não sai mais tão ligeiro quanto antigamente, ele ainda atrai olhares e atenções do adversário. em toda partida, pode notar, ele dá um jeito de encaixar bons passes. muitos não são aproveitados pelos colegas simplesmente porque eles não pensam na velocidade de gaúcho. e na hora de bater falta, bater penalty, bater escanteio, o camarada sempre está ali. mandou para fora um penal contra o macaé, verdade, mas na decisão de ontem lá esteve de novo pegando a bola.
ronaldinho não se omite, é o que eu quero dizer.
e não tenha dúvidas de que, se ele não arrebenta como já arrebentou, ronaldinho gaúcho é um elemento de união do nosso time, dos nossos jogadores. ele passa respeito, confiança e simpatia para a rapaziada. a ver a alegria com que comemorou um gol de negueba contra o boavista de saquarema pela taça goanabara. a ver quem inventou isso de bonde do mengão.
esse carisma vale um bocado.