quarta-feira, 11 de maio de 2011

ceará 2 x 2 mengão (a chronicle)

cinco segundos de jogo e wellington já está fazendo falta no grande círculo. dois minutos e leo moura está na linha de fundo cruzando para wanderley. quatro minutos e williams arrepiando nas canelas alheias. cinco minutos e thiago neves chutando para gol. seis minutos e caboclo do ceará no chão fazendo cera. oito minutos e o goleiro fernando henrique paga sapo pra defesa cearística. doze minutos e o goleiro felipe carrinha em cima de thiago humberto dentro da área flamenga. quinze minutos e bottinelli rebate um home run para além dos muros do estádio presidente vargas.
o jogo começa assim. o mengo alucinando para dentro do ceará. o mengo entrando para o primeiro tempo do mesmo jeitão insano com que, na semana passada, entrara para o segundo tempo no engenhão. a vantagem é que, desta vez, eles nos poupam de quarenta e cinco minutos de apatia & frouxidão. a desvantagem é que já começamos o jogo perdendo...
e correndo um risco calculado. quem ataca com tal insânia periga levar uma lambada ali atrás. mas, antes que o ataque do ceará possa se acertar, o gaúcho mete uma linda bola pro neves. que mata no peito e bate cruzado. dezenove minutos.
tudo está dando certo, hein?
o flamengo chegou a fortaleza precisando derrotar o ceará por dois gols para poder alcançar as semifinais da copa do brazil-2011. tinha feito o primeiro. agora era fazer mais um e tratar de não levar nenhum.
professor luxerley aprontando surpresinha e, no colectivo da madrugada, bancando angelim no lugar de egídio e/ou rodrigo alvim. de modo que o clube de regatas do flamengo formou com felipe no gol; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e darío bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho e wanderley na frente.
um tanto confusa, assim por escrito, a escalação do flamengo se resolve dentro de campo numa tocante simplicidade. angelim como um terceiro beque, à esquerda, libera pelé para subir por ali. e bottinelli aberto como ponta esquerdíssima, o neves pela direita na companhia de moura - e o ronaldinho se mexendo por ali tudo como há tempos não o víamos fazer.
de modo que o mengão abre 2 x 0 bonitamente numa jogada de neves com moura. fechando assim seus melhores vinte e cinco minutos desta temporada. nesses vinte e cinco minutos, o time finaliza a gol mais vezes do que em todo o returno do karioca-2011.
o caldeirão do presidente vargas esfria em tempo recorde. a bola até passa a rolar mais serelepe no gramado esfolado. porém... sendo o mengo essa entidade de natureza instável, sendo o futebol essa caixa de pandora... a nação rubro-negra ainda não vira nadja, nadjinha...
bola na área do flamengo. david olha. gol. bola nas costas do herói angelim. ele dá um trompaço no sujeito. o árbitro sandro meira ricci - aquele - apita falta no que foi um encontrão. e expulsa angelim. lux corre para consertar o estrago. na pressa, só piora a situação. além de meter egídio no time, tira bottis. bola na área do flamengo. david levanta o braço. ele pede seiláoquê. gol. fim do primeiro tempo. luxerley invade o campo e sai no brazo com a policiada. gaúcho é cercado & empurrado pelos cops.
e foi assim que, meus incrédulos amiguinhos, o flamengo deixou escorrer pelo ralo do presidente vargas o resultado de seus mais grandiosos vinte e cinco minutos de futebol na temporada, o fruto de seu esforço mais belo na temporada.
o caldeirão do presidente vargas recebe mais lenha para queimar e atinge temperaturas inóspitas pars os visitantes bacanudos. e todos os nossos temores & delírios dos últimos seis dias se veem plenamente justificados em um pesadelo voraz.
voltamos para a segunda etapa sem angelim. sem bottinelli. sem luxerley. sem a classificação às semifinais. e com egídio de volta à lateral esquerda. faça você a conta do desastre.
os nervos e o time rubro-negros estão em frangalhos. mas ainda precisamos apenas de um golzito.
pura raça. qualquer esboço de tactica ficou no chão do vestiário. pura emossão. do tipo egídio cruzando para wanderley dar uma bicicleta dentro da área. troços de semelhante ordem. e o ceará toma a pelota para si. sem a menor pressa. abrandando o fogo do caldeirão para tentar levar o urubu em banho-maria. egídio agora é o nosso ponta-esquerda. fierro entra no lugar de moura. e nunca antes na história deste país se viu um time com tanto armandinhos juntos: fierro, neves, gaúcho, pelé, egídio. todos eles atacando em tempo integral. wanderley ali no meio deles, batendo cabeza com os beques. mengão num 3-5-1.
e o ceará se segura no tranco. iarley atravessa o campo para ficar nas costas de egídio. osvaldo em cima do david. washington se faz de morto. os três cabras prontinhos pra engatar um contraataque. roleta russa com três balas no tambor. basta um gol do ceará e...
e o mengo em blitz alucinada. neves joga de centroavante. chutando à queima-roupa do amigo fernando henrique. o quase ortodoxo 3-5-1 do flamengo empilha-se num vanguardístico 2-2-6 quando guilherme negueba entra no lugar de williams. antes de entrar, negueba conversa com alguém pelo telephone celular. deve ser com o lux. o que luxerley teria a falar com negueba? - vai lá e decide - ou te mando de volta para os juvenis...
- e fierro chuta para gol e a bola sai pela lateral. e pelé abre para egídio e a bola sai pela lateral. e jogadores do ceará caem para todos os lados. the cramps. as cãibras. osvaldo mete a bola pelas canetas de david e entra na grande área flamenga. geraldo sai cortando da ponta direita para dentro. como se fosse o messi. e renato pelé fomeia fomeia fomeia até cair no chão. wanderley tenta fazer tabelinha com egídio. é o wellington ali na ponta direita ou estou a ver cousas? fernando henrique agarra a bola com as duas mãos e caminha de costas. dá um passo, dois. até entrar dentro do gol com bola e tudo. foi isso mesmo?