domingo, 24 de outubro de 2010

vaisco 1 x 1 mengão (a chronicle)

o vaisco da gama, sendo o vaisco da gama, foi visto ao final do superclássico deste domingo em um de seus momentos mais característicos. descendo o sarrafo, criando confusão, fazendo cera. um tal de dedé sendo expulso depois de quase quebrar no meio a canela do williams. o treinador paulo césar gusmão recebendo vermelho, se recusando a deixar o campo, saindo escoltado pela polícia. o goleiro fernando prass se jogando ao chão, repetidamente, como se ferido de morte, varado por uma dor sobre-humana.
enfim. o vaisco a se agarrar com força num empatezinho mixuruca. um empate conquistado depois de encontrar um gol por acaso, e depois de perder a cabeza por si só. a ponto de quase deixar o flamengo virar a bagaceira. acontece. e aconteceu esta noite, no engenhones, pela trigésima-primeira rodada do brazileiro-2010.
o clube de regatas do flamengo alinhando com marcelo lomba no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado de volante, williams e kleberson no meio, renato armando, deivid e diego maurício à frente.
o gol do vaisco da gama, sendo um dos lances mais lirikos & ridikulos da temporada, merece ser descrito aqui com minúcia. vamos lá...
tudo começou quando o zé do boteco deu um corridão pela ponta-direita e passou como quis pelo david, que tentou chegar-lhe na cola. mas o botequeiro cruzou meio torto, rasteiro, jogando a bola meio de qualquer jeito para dentro da pequena área flamenga. ali onde o wellington estava na sobra. ele se antecipou a marcelo lomba para cortar. wellington faz um tipo zagueiro-zagueiro: ele fechou os olhos e encheu o pé. pegou errado e saiu um parafuso na direcção que o nariz aponta. e lá havia juan maldonado. a bola estourou na coxa do juan, que estava ali plantado, apenas a observar a pantomima de seus colegas. o chutão de wellington perdeu força ao atingir o flácido juan, e a pelota então traçou uma parábola abaulada, amortecida, subindo lentamente, encobrindo wellington, encobrindo lomba, e descaindo até bater exactinho no travessão. marota. ouviu-se um estampido metálico. e a bola repicou para o ventre da pequena área. bem onde cesinha, o zagueiro do vaisco, estava paradão a se fazer de centroavante, esperando para ver o que poderia lhe acontecer naquela situação. e cesinha não pôde esboçar outro gesto que não o de emendar um voleio - enfim arrematando o objeto esférico para dentro do arco vazio.
shit happens, te diria o poeta. verdad.
acho que o luxerley - quinhentos paus por mês - deveria ter antecipado que escalar no superclássico uma zaga de teenagers poderia dar nesse tipo de trozo... perceba: o flamengo errando seguidas saídas de bola. quando o williams ou o juan erram a saída de bola, dá um trabalho danado, mas a rapaziada da retaguarda meio que espera que isso aconteça - por que acontece directo - e já está mais ou menos preparada para salvar a bagaça. agora... quando quem perde a bola é o maldonado, como neste lance, fica faltando ensaiar como fazer.
a real é que o flamengo não estava mostrando muita firmeza, não.
como acontece sempre, entra e sai treinador, acontece sempre, o time era muito mais eficiente quando subia pela direita, com moura, e era muito mais interessante quando daí a pelota caia nos pés de diego maurício. enquanto do lado de lá, na canhota, tanto faz que dupla aparecesse por lá, juan e kleberson, ou juan e pelé, nada - absolutamente nadja - acontecia.
um time mancoeba a ponto de luxerley mandar o petkovic para o segundo tempo no lugar do useless kleberson.
e então... a partir dessa simples e tão natural escolha - petkovic melhor que kleberson - o mengo começou a palmilhar novo caminho no prélio. aproveitou-se, já de saída para a segunda etapa, de um comodismo do vaisco, bem no estilão gusmão, que achou por bem se acomodar naquela magreza de resultado. percebendo isso, e percebendo que seu time precisava de mais ímpeto para se aproveitar da tranquilidade e modorra alheias, lux agitou bem demais... tirou o plasta do juan para inventar marquinhos, aquele do vitória da bahia, numas de ponta-esquerda. e trocou deivid por diogo. na bola, deivid é mais jogador que o diogo. mas nas divididas, na bola espirrada, na luta da zona do agrião, diogo está alguns pontos à sua frente. com marquinhos na canhota, renato pelé mais enfiado na frente, pets tateando pelo meio e diogo juntando-se ao explosivo diego, o mengão envergou o vaisquilhos bonito.
a ponto de dedé explodir num carrinho criminoso que quase mandou williams para a cirurgia. com um p*rradeiro a menos, o vaisco perdeu-se na pressão flamenga. questão de tempo até marquinhos alucinar uma bola alçada para pelé, numas de centroavante, meter de cocuruto. e só não viramos o jogo por que nosso estimado adversário se lançou aos expedientes mais baixos para garantir o empate. (e porque o juiz guttemberg de paula é um notório bananão.)
só te digo que acho engraçado como um time mexido na louca por luxerley pôde transpirar mais alma e mais luta do que aquele time que treina junto há semanas... kleberson e juan maldonado, os senhores já podem ir ajeitando suas respectivas batatas na assadeira.