sábado, 16 de outubro de 2010

mengão 3 x 0 internacional (a chronicle)

o encontro entre o campeão nacional e o campeão da libertadores.
flamengo e internacional fizeram um jogazo de futebol!
ahn. não, nem tanto. mas valeu muito o placar do engenhones.
já que o colorado está pensando em dubai e aproveita para, como diria o poeta, brincar no brazileiro. o rubro-negro agradece a cortesia. e chegou a colocar os vermelhinhos na roda, final do primeiro tempo. uma pena que, já em meados do segundo tempo, o mengo tenha preferido ser diplomatiko e tirar o pé.
o clube de regatas do flamengo se fez representar, nesta trigésima rodada do brazileiro-2010, por marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, rafael galhardo na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado na cabeça-de-área, correa e kleberson no meio, renato na armação, deivid e diego maurício no ataque.
aconteceu algo surpreendente. o flamengo, time bom pra danar na hora de ficar ensebando a bola e dando toquinho de lado, se viu suplantado pelo internacional nessa especialidade. o inter alugou meio-campo, espalhando-se com o folkorico tinga e seus dreadlocks suarentos. mas, sem taison, que nos meteu um cruzado de direita no primeiro turno, o time do inter parecia um boxeur aposentado. no compasso remanchado dos internacionais d'alessandro e giulliano. simplesmente não levava perigo algum ao gol de marcelo lomba.
de modo que o flamengo ficou à vontade. nas duas vezes em que chutou a bola na direcção do gol de renan, fez dois gols. bem tranquilo. primeiro, um penalty mandrake. después, uma bikuda de renato. no lance da penalidade máxima, a notar a gentileza do juiz ao apitar empurrão (empurrinho) do indio no deivid. no lance da falta, a notar a marra de pelé ao chutar bonito demais lá do meio da rua. golazo.
na volta para a segunda etapa, me bateu um cierto hawaii feelings.
estava assim também em floripas: fechamos o primeiro tempo por 2 x 0, no sossego, e nos afundamos no segundo tempo, quando a maré virou em três, quatro minutos. desta feita, o malaco kleberson, anos e anos de praia, já tinha dito, voltando do intervalo, que o time não poderia mais dar mole desses.
talk is cheap. o duro é fazer. e pelé, alucinando, mandou um belo eskanteio, de canhota, bem na testa de deivid. mengão 3 x 0 no comecinho da segunda etapa. bom para a molekada se soltar em cima da zaga velha & cansada do colorado. galhardo pela direita, maurício por todo o canto. até klebs apareceu assim de repente: um passe comprido de deivid que o moço acertou no travessão (kleberson style). até o juan chegou na frente uma vez ou outra.
então virou recreacional. luxerley até mandou fierro pra jogo. em homenagem aos mineradores chilenos. foi a senha para a rapaziada tirar o pé. depois até o fernando goyas recebeu sua oportunidade. em homenagem a suas novas trancinhas.