quinta-feira, 14 de outubro de 2010

além da linha vermelha

difícil fazer previsões e projecções neste brazileiro-2010. os times oscilam demais, todo mundo tá parelho, o futebol é uma caixinha de surpresas, etc.
mesmo assim, por obcecado que sou, não me furto a lanzar por extenso três considerações a respeito dos nove compromissos restantes para o clube de regatas do flamengo (ver post abaixo) neste maldito nacional.
assim vamos a elas...
1. me parece recomendável que o flamengo atinja aquela pontuação magika (45) até a antepenúltima rodada, quando recebe o guarany no engenhones. por que, justamente pelas duas últimas rodadas, enfrentaremos duas equipes que estão a subir de rendimento e que hoje, catorze de outubro de 2010, aparentam ter fôlego e bola para chegar às derradeiras partidas disputando ativamente o caneko: pegaremos o cruzeiro no rio (penúltima) e o santos na vila belmiro (última rodada). de repente, o mengo será o fiel da balanza - o que até pode ser divertido, desde que nosso pescozinho já esteja fora da guilhotina.
2. entre os nove adversários que nos restam, salve eventuais sobressaltos de classificação, apenas um deles está, como a gente, na fuga do rebaixamento: o atlético mineiro. pode ser que, até a trigésima-quinta rodada, eles tenham saltado fora da zona de descenso - me parece matematika e futebolistikamente possível, e até mesmo provável. mas, em todo caso, aquém ou além da linha vermelha, dificilmente o ex-time do luxerley não estará disputando avidamente os pontinhos. like us.
3. precisamos fazer 11 pontos nessas últimas nove rodadas. 45 - 34 = 11. sei que é besteira. sei que tudo muda o tempo todo no mundo, como diz o poeta. mas sendo este um certame de turno e returno, impossível a gente não ter a curiosidade de voltar à primeira fase para ver o que então conseguimos nesse mesmo trecho da tabela. veja isto: somamos apenas seis pontos. seis! uma vitória (roubada) sobre o ceará no marakas; empates bem suados com vaisco, atlético mineiro, santos... e cinco derrotas.