sábado, 30 de outubro de 2010

quatro homens e um destino

a imediata saída de toró já foi o primeiro sinal para a barca luxemburga que deve deixar a gávea ao fim da temporada.
toró nem vai ficar este restinho de brazileiro-2010 para esperá-la zarpar. ele já foi na frente.
ontem esvaziou os armários, despediu-se da rapaziada e não treina mais no clube de regatas do flamengo.
eu, de minha parte, tenho uma relação de passageiros para a barca.
quatro deles têm contractos a expirar em dezembro. e repare se não seria bem oportuno deixá-los (fazê-los) partir. eles não são os únicos passageiros que eu gostaria de ver embarcar. mas, como já estão em fim de contracto, como já podem sair a custo zero, acho que eles serão os primeiros a garantir seus bilhetes.
eles são... leo medeiros, fernando goyas, michael e leandro amaral.

sobre o leo medeiros, a te dizer, não entendo nem como pode ainda estar no clube. foi emprestado no início do ano (para o bahia?) e voltou com o fim do empréstimo. e então simplesmente ninguém mais quis aquele peia. ele simplesmente foi ficando por lá. meia de futebol rudimentar, medeiros foi visto pela última vez envergando a camisa 10 do time de aspirantes no brazileiro sub-23. piada de extremo mau gosto. medeiros, vale lembrar, é a última e solitária herança nos deixada por ney frango naquela cabulosa ipatinguização do flamengo que rolou há uns anos. esse já vai tarde.

o tal do fernando goyas é mais conhecido por ser irmão do carlos alberto. ele foi o famoso caso de compra de gato por lebre. a patuscada da gávea trouxe esse rapaz pensando que ele jogasse de volante. like toró. porque fernando foi entendido como volante no jogo do flamengo contra o goyas, no finalzinho do brazileiro-2009, um empate que quase nos custou o caneko. os caboclos não perceberam que os goianos jogavam com três beques, então apostaram que o frágil fernando pudesse ser primeiro homem de meio-de-campo em 4-4-2. não pode. descobrimos que fernando goyas é uma espécie de kleberson. e nós, que já temos o kleberson original no time, por que diabos precisaríamos ainda de um segundo kleberson, p*rra?

o caso michael foi uma grossa s*canagem da botafogada. eles estão de parabéns. nos pegaram direitinho. michael estava lá no botafogo, encostadão, quando algum gênio da administração delair dumbrosk achou que seria divertido passar a perna nos rivais e trazer michael, garoto revelação de general severiano, para o mengo. like toró. o tiro saiu pela culatra. michael chegou em janeiro e de imediato se mostrou uma mala sem alça. michael é um canhoto razoavelmente habilidoso que se vê como um grande armador e por isso desdenha da possibilidade de jogar como lateral - sendo que ele foi chamado justamente para ser sombra do apático juan maldonado. de modo que michael passou um ano inteirinho na sombra da gávea. sombra e água fresca. quando andrade arriscou usá-lo como meia, justamente na libertas-2010, foi um desastre. a ponto de raramente voltar ao time depois daquilo. michael foi visto pela última vez a reclamar na imprensa de que "teriam" sabotado sua pessoa para com silas, o evangelizador, ao "dizerem" para o então treinador que ele, michael, "não queria" ser escalado como lateral... ora, que vá pastar.

e leandro amaral é o nome perfeito para fechar esta primeira chamada. o jovem atacante de trinta e quatro anos foi um tiro no pé que o zico calhou de dar. veja a bobagem que nosso galinho pôde fazer... com o time numa pior, sem marcar gols e caindo na tabela, zico foi até o departamento fisiko da gávea e deu de cara com o leandro amaral. o amaral estava há meses por lá se tratando do joelhinho podre. depois um doutor do departamento médico apareceu com um exame a garantir: amaral está zero bala. no calor da hora, na aflição do querer mostrar serviço, o zico foi lá e fez m*rda. era logiko que não daria cierto. amaral jogou dois jogos. arrastou-se em campo. depois zico teve de inventar uma grana sei lá de onde e contractar, na última hora, deivid & diogo. pronto. aí que amaral não teria espaço mesmo. foi visto pela última vez a reclamar de ter de jogar com a molekada sub-23 no time de aspirantes - e em seguida apresentou seu ultimato: ou volta pro elenco principal ou vai embora. taí. agora leandro amaral vai conseguir o que quer.