quinta-feira, 7 de outubro de 2010

competência & profissionalismo

não costumo fazer isto, mas acho que
o tema da vez cabe aqui no blog também.

até porque o texto consolida o assunto de posts vários.
portanto, agora segue a coluna de hoje do jornal correio braziliense:


# Cada vez mais raro o futebol profissional produzir sujeitos identificados com um clube. Ainda mais no Brasil, onde nos acostumamos a times que duram seis meses.
# Pois é justinho nesse momento que o Flamengo se põe a incinerar um ídolo após o outro. E nem me refiro a Adriano Imperador e Vágner Love porque, na real, o primeiro mal chegou a esquentar lugar antes de voltar à Itália e o segundo já chegou à Gávea com data para ir embora. Também não me refiro a Bruno Souza - que esse, bem, tu sabes.
# O Clube de Regatas do Flamengo, em sua louca temporada 2010, conseguiu queimar dois legítimos ídolos: primeiro Andrade, depois Zico.
# O caso de Andrade é bem conhecido. Vale lembrar que ele, campeão nacional de 2009, caiu em abril e desde então outros dois técnicos também rodaram por ali, mas o time não sai do lugar. Cabe perguntar à presidente Patrícia Amorim se ela ainda acha que era o pulso fraco de Andrade que estava a emperrar o time.
# Quanto a Zico, é de espantar que o ídolo maior do Flamengo não tenha se aguentado mais de quatro meses no cargo de gerente de futebol.
# As circunstâncias que levaram a seu pedido de demissão ainda não estão totalmente claras. Provavelmente nunca estarão, essa é a natureza das cousas rubro-negras. De toda forma, a se acompanhar o noticiário, nota-se que Zico foi seguidamente torpedeado por Leonardo Ribeiro, um certo Capitão Leo, presidente do Conselho Fiscal. Ele acusou de lesivo um contrato entre o Flamengo e o CFZ, ex-clube de Zico. E espalhou que filhos de Zico teriam intermediado contratos com jogadores.
# Zico se defende na imprensa. Tem uma pilha de documentos para se contrapor à pilha apresentada por Leo. Promete processá-lo.
# Leonardo Ribeiro é figura conhecida. Foi líder de torcida organizada e tem voz ativa nas querelas do clube desde os anos 1990. Entre os serviços prestados ao Fla, está a aprovação das contas de Edmundo dos Santos Silva (1999-2001), presidente que não completou o mandato por ter sido deposto.
# Capitão Leo se orgulha de ter derrubado treinadores. Também ajudou a sabotar Júnior, outro ídolo, como gerente de futebol na temporada 2004, gestão Márcio Braga.
# Zico sabia que encontraria camaradas desse porte na Gávea. Mas, pelo jeito, não contava com a reticência de Patrícia Amorim na hora de defendê-lo. Preocupada em ficar de bem com as múltiplas correntes do clube, ela praticamente rifou Zico - talvez sem esperar que ele, como resposta, simplesmente pegasse o boné.
# Na última segunda-feira, a presidente marcou coletiva de imprensa. Chegou duas horas atrasada, chorou e disse esperar que Zico, um dia, volte.
# Quem já voltou foi Luis Augusto Veloso. Presidente do Flamengo logo após a conquista do Brasileiro-1992, Veloso passou nos cobres a última grande geração criada por lá: Marcelinho, Djalminha, Marquinhos, Paulo Nunes, Júnior Baiano. Mesmo assim, após dois anos de mandato, entregou o clube com deficit financeiro. Ou seja: vendeu todo mundo e ainda ficou devendo na praça.