domingo, 3 de outubro de 2010

botafogo 1 x 1 mengão (a chronicle)

silas, o evangelizador, não se cansa de nos surpreender. o treinador, desta feita, preparou um radical 3-5-2 para esquentar sua despedida do clube de regatas do flamengo.
um 3-5-2 radical por que mancoeba, esquálido. desequilibrado.
muito forte pela direita, com o capitão leonardo moura assumindo de vez as funções de armador do time. muito frágil pelo meio, com renato pelé & kleberson. muito inexistente pela esquerda, com... com quem mesmo por ali? angelim?
diante de um de seus mais habituais fregueses, o flamejante flamengo se fez representar no engenhão do botafogo, pela vigésima-sétima rodada do brazileiro-2010, com a seguinte escalação: marcelo lomba ao gol, jean e david e ronaldo angelim juntos na zaga, leonardo moura pela direita, algum qualquer pela esquerda, maldonado e williams e kleberson e renato pelé pelo meio, diogo e deivid no ataque.
silas, perdidão no tiroteio da gávea, parou com aquela história de um atacante só e resignou-se em ter diogo na frente. afinal, diogo vem mal, mas corre e tem mais recursos que os amiguinhos -seus reservas sendo borja, amaral e baiano, já que vinicius pacheco foi dispensado da equipe por não ter o mesmo nível da turma. silas também resignou-se em entender que angelim é o coração de nossa retaguarda. mas resolveu escoltá-lo com mais dois beques. uma ideia que, longe de fechar nossa defesa, deixou todo mundo ainda mais aflito.
silas, creio, deve ter feito isso para que seu time fosse pra frente de diferentes maneiras. sem depender tanto de renato/petkovic que se arrastam no meio. deu muito certo pela direita, onde moura subia a cada momento. deu muito errado pela esquerda, onde não havia viv´alma. daí o tal 3-5-2 ter saído mancoeba, esquálido, desequilibrado.
silas, gênio da raça, esperou o flamengo não ter juan maldonado, suspenso, para testar esse seu novo esquema. sem o juan. e sem rodrigo alvim, que foi sumariamente descartado do time a ponto de sequer pegar banco quando o titular não está. e sem jorbison, que o garoto parece ester machucado. e sem o saba, que nunca foi lateral esquerdo na vida mesmo, mas dia desses silas pensou que ele bem pudesse ser. e sem o uelson, digo, o uendel, que silas mandou trazer do hawaii, digo, do grêmio - talvez por ser crente, digo, evangélico - mas que ainda não vestiu a camisa do time e talvez nem venha a vesti-la - não sei, pergunte a quem manda naquela p*rra, a patricia amorim, digo, o leonardo ribeiro, vulgo capitão leo.
sem um canhoto para seu 3-5-2, silas talvez confiasse que kleberson pudesse ser esse cara.
bueno. depois de dez jogos no clube de regatas do flamengo, silas should have known better.
e, como o botafogo não teve maicossuel & jobson no engenhones, quem teve que trabalhar para garantir o placar foi sua excelência, guttemberg de paula, o árbitro da peleja. de um encontrão do pelé no lúcio flávio, saiu uma falta - que o camarada meteu no ângulo. marcelo lomba nem viu. isso bem quando flamengo era melhor, mas, perdendo tantos gols no primeiro tempo, o mais correcto a dizer talvez seja assim: o flamengo parecia melhor.
na segunda etapa, adivinhe quem entrou no time? mas petkovic não conseguiu fazer nada direito. sequer bater o penalty que guttemberg teve a gentileza de marcar depois de uma pixotada do alessandro diante do implacável heroi angelim. o flamengo só empatou no rebote. leo moura.
excelente resultado, se tu fores pensar nisso. pergunte pro silas, mas pergunte ligeiro.