quarta-feira, 27 de outubro de 2010

mengão 1 x 1 corinthians paulista (a chronicle)

o corinthians paulista tem o ronaldito. o gordinho é do mal. o gordinho recebeu uma única pelota em condições claras de gol. uma única pelota em noventa minutos. foi o bastante. ronaldito fez o gol.
o flamengo empilhou atacantes. teve mais posse de bola o jogo inteirinho. tipo setenta por cento de posse de bola. tentou pela esquerda, pela direita, pelo meio. bola aérea, chute de longe, linhas de passe e o escambau. tentou até os quarenta e nove do segundo tempo. só conseguiu fazer um gol chorado.
e assim empatamos mais esta. quando o flamengo recebeu o corinthians paulista, no engenhones, pela trigésima-segunda rodada do brazileiro-2010. (faltam meia-dúzia.)
o luxerley, que sempre tenta brilhar mais do que os jogadores em campo, bem tentou aprontar das suas. ele passou os últimos dias fazendo manha. escondendo o time. de facto surpreendeu geral ao fazer o mengo aparecer com um esqueminha 4-3-3 pela primeira vez na temporada. uma formação que tentou privilegiar nosso ataque 3D.
o clube de regatas do flamengo, portanto, formou com marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, juan maldonado pela esquerda, maldonado e williams e renato pelé no meio, deivid e diogo e diego maurício no ataque.
grande ideia do lux - quinhentos paus por mês - para tentar emprestar alguma dinamika para o time. levado a decidir entre correa e kleberson para o meio-campo, preferiu meter o diogo no ataque. mas estrear esse esquema contra o corinthians paulista, um dos candidatos ao caneko, foi um lance meio kamikaze para o flamengo.
a ideia era vencer. por isso valeu. e mesmo que esse 4-3-3 não tenha funzionado de imediato, acho que o caminho é exactamente por aí. vale a pena insistir nisso, até azeitar a bagaça. não só para a recta final do brazileiro-2010 mas também para a próxima temporada. sobretudo para a próxima temporada.
mas sobre esta noite... o corinthians paulista já seria dono do melhor meio-campo se tivéssemos jogando de quatro contra quatro no setor. então o corinthians se viu realmente sobrar por ali, uma vez que tínhamos um meia a menos. o time deles congestionava sua intermediária com o trio pegador ralf, elias, jucilei. e se arriscava apenas em contra-ataques. o mais alucinante deles veio numa enfiada linda do gordito para o ralf entrar de surpresinha na nossa área e chutar em cima do lombastiko.
se o corinthians dava essas espoletadas, o mengo mantinha a bola por mais tempo e se mexia na frente procurando espazos na retranka de tite. só que ao flamengo um trozo qualquer lhe emperrava na hora agá. falta um artilheiro. deivid já foi esse cara. já foi. o corinthians paulista tem um artilheiro que pesa cem quilos. agora experimente deixar uma bola marota pingando na frente dele. em plena grande área. (abrazo pro maldonado que, dormindo fora da jogada, deu condição para ronalducho.)
o flamengo ruminava, ruminava, ruminava. mas não engolia. não dava o chute. não chegava à frente com tesão. luxerley, por isso, voltou para o segundo tempo com marquinhos no lugar do pouco útil deivid. marquinhos, aquele do vitória da bahia, mostrou que poderá nunca chegar a ser o jogador que ameaçou ser no brazileiro-2008. mas ele tem lá sua estrelinha. logo aos dois minutos, bateu um eskanteio pela esquerda, a pelota desviou no cocuruto de pelé e chegou a boa altura para diogo, na pequena área, arremetar.
partida empatada, o flamengo esboçou - agora sim - um 4-3-3 decente. marquinhos caindo pela canhota, diego maurício solto pela direita, diogo no meio. diogo não é, nunca foi, centroavante. mais adiante, lux meteu o val baiano ali no meio. mas, cá entre nós, esperar que baiano agora desande a fazer gols é meio forçar a barra um pouquito além da conta.
a real é que o corinthians precisou vir pra cima, como não tinha vindo antes, nem no primeiro tempo. mas logo a dupla ronaldito & iarley arriou. e tite não tem banco para o ataque. então o flamengo ficou ainda mais à vontade para dominar a cancha e tentar ataque sobre ataque sobre ataque. e vale dizer: tentou de verdade, suou, correu, bateu cabeza e o escambau. mas não rolou. quem sabe um ronaldito com cem quilos nos quebrasse essa. no ano passado, um imperatore com noventa e oito nos quebrou...
na lupa fria da objectividade, quem quase ganhou a peleja foi o corinthians paulista. mesmo acuado. teve uma cobrança de falta do rapaz bruno césar que estourou no travessão de lomba com um gélido estampido metaliko. foi um baita pecado para o futebol aquela bola não entrar. mas nos valeu um pontinho magrela.