quinta-feira, 7 de outubro de 2010

mengão 2 x 0 atlético goianiense (a chronicle)

cousas estranhas acontecem. tipo val baiano marcar gol.
quando val baiano marca um gol, camarada, é sinal de que o mundo é um lugar belo que se abre em grandioso espectaculo de felicidade, harmonia, satisfação. veja isto: o flamengo venceu o atlético goianiense, o cruzeiro venceu o goyas, o palmeiras venceu o hawaii. é a verdadeira corrente do bem. uh.
e a noite começou da forma mais toska e melancholica. o mengo recebendo o atlético goianiense num raulino de oliveira debaixo de chuva. o clássico patrocinado pelo banco bmg, aquele do valerioducto, estava marcado para a vigésima-oitava rodada do brazileiro-2010. valendo vaga à segundona-2011.
e valendo a estreia de luxerley no comando tecniko do mengo.
o clube de regatas do flamengo formou com marcelo lomba no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direta, juan maldonado na esquerda, williams na cabeça de área, correa e kleberson no meio, petkovic de armador, diogo e deivid no ataque. (maldonado no time do chile; angelim e jean e renato suspensos.)
o useless diogo se machucou com menos de vinte minutos, então nosso ataque ficou com deivid e diego maurício.
bueno. a ideia de luxerley era segurar o williams ali na volância e deixar kleberson e correa subindo pelos lados. correa demorou um bocadinho para entender o que era pra ser feito. chegou a deixar lux p*tão à beira do campo, segundo a reportagem da tevê. quando correa se liberou pra ponta de vez, ali rolaram as melhores (poucas) jogadas do mengo.
até porque juan, na esquerda, não acertava nadja. e o kleberson, ahn, o kleberson é o kleberson. o pets até enfiou duas ou três pelotas em meio à retranka goyana. mas o time todo estava meio velozinho demais - factor treinador novo - então pets não conseguiu acompanhar o batidão. de modo que foi mesmo o correa quem acabou conseguindo a (artigo definido singular) chance de gol da primeira etapa: chute que passou perto da trave.
o diego até que deu um esquenta no ataque. já deivid estava completamente perdido. continuaria assim até lux, para o meu momentâneo desespero, tirar o moço de campo para ceder vez a val baiano. o herói val baiano.
porque vandemburgo é mesmo um treinador fora de série. tem um rabo do tamanho de um bonde. e merece pracas meio milhão por mês. ha. pois ele demorou apenas quarenta e cinco minutos para desvendar o enigma kleberson. e tirá-lo do time. (abrazo pro silas.)
o flamengo voltou para a etapa complementar com marquinhos - lembra dele?... mas ainda demorou um pouquito para a magia lux começar a acontecer. foi preciso que baiano entrasse no lugar de deivid. e então... com o improvável trio diego maurício + val baiano + marquinhos, o mengo reencontrou a doce victoria.
marquinhos cruzou uma pelota bonito para baiano de cabeza meter o gol. isso num ponto da partida em que o time goyano se reduzira a um bando de pereba distribuindo p*rrada. e o mengo já perdera aquele fiapo de gás com que voltara a campo. quando menos se esperava, quando o jogo estava feio e lento e cansado, o val baiano meteu gol.
e quando o atlético tentou responder, diego maurício acabou com a bagaceira.
mereceu muito seu gol, menino maurício, que pega a bola e vai pra cima a cada vez. há uma grande lição aqui para os senhores deivid e renato pelé e diogo aprenderem: acreditar em cada jogada, meter a cara e fazer acontecer. por um motivo similar a esse, o petkovildo também merece ser homenageado neste fim de resenha. ele não é nem sombra do pets-2009, porque o passar dos anos é um troço danado de triste, e não tem gol de val baiano que nos faça esquecer disso. mas hoje o pets se superou e lutou noventa minutos.
que tudo isso não seja apenas um traque de suerte. que a partir dessa inesperada vitória, o flamengo encontre posição mais digna.