quinta-feira, 15 de julho de 2010

meninos, senhores & mediokres

vamos mais uma vez à escalação do clube de regatas do flamengo para o clássico de ontem no marakas...
marcelo lomba (23 anos); leonardo moura (31), wellinton (21), ronaldo angelim (34) e juan maldonado (28); rômulo (23), williams (24), kleberson (31) e petkovic (37); vinicius pacheco (24) e diego maurício (19).
depois: paulo sérgio (21), camacho (20) e fabrício (20).
tu notastes que curioso?
se a gente considerar que, grosso modo, o auge técnico-físico de um jogador profissional de futebol se dá entre os 25 e os 29 anos, sua plenitude biológica, então essa escalação do rubro-negro (atual campeão brazileiro de futebol, cumpre dizer) é um retrato completo e acabado do desporto que se pratica no país. desporto que reúne:
a) jogadores ainda novos
b) jogadores já veteranos
c) jogadores mediokres de todas as idades, especialmente dos 25 aos 29 anos.

ou seja, o único jogador - rigorosamente o único - do time do flamengo de ontem que se encaixa no chamado auge de um atleta é juan maldonado (photo). tu podes até achar pesado chamá-lo de mediokre, mas é exatamente isto: um camarada razoável, não mais que razoável em escala internacional, e que até teve lá suas chances no estrangeiro e mesmo na seleção, mas se acomodou por aqui mesmo - embora todo semestre ele próprio corra a anunciar que está à venda, até agora não lhe apareceu comprador.
na gávea temos três outros nessa idade... gonzalo fierro (27), michael (27), val baiano (29). quer dizer, olha o naipe desses três. o grande maldonado (30), que ainda está a negociar sua renovação, já se aproxima da turma de dejan petkovic, kleberson seleção, leonardo moura, ronaldo angelim & renato pelé (32). já rodou muito, o maldonado. e mesmo o pândego val baiano está mais pra lá do que pra cá, percebes?
o resto é guri.