quarta-feira, 14 de julho de 2010

mengão 1 x 0 botafogo (a chronicle)

deve ser saudade do vagner love. esse garoto diego maurício deixou o cabelo crescer e agora cultiva trancinhas. juan maldonado ficou barbudo. e wellinton manteve a topiaria em dia para seu moicano.
mas a grande mudanza no time do flamengo, nesse mês que passou, foi a surpreendente sobriedade que demonstrou nessa hora e meia de confronto com o velho freguês botafogo. encontro válido pela oitava rodada do brazileiro-2010, num marakas de arquibancada esvaziada pelas torcidas e gramado encharcado pelas chuvas.
sem erro, te digo aqui de imediato, essa vitória foi a mais importante vitória da temporada rubro-negra. pegue um time, um time qualquer, tire dele seus dois melhores jogadores e mande seu capitão para a cadeia. después veja o que acontece com esse time.
o clube de regatas do flamengo ontem se fez representar por um misto de experiência & juvenília. marcelo lomba no gol, wellinton e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura à direita, juan maldonado à esquerda, rômulo na cabeça-de-área, williams e kleberson seleção e petkovic no meio, vinicius pacheco e diego maurício no ataque.
com o elenco espatifado e com o moral dizimado, nosso treinador rogério lourenço teve a sabedoria de não querer inventar. cada um na sua. pacheco já está acostumado a jogar na frente mesmo. pois então o meio-campo ficou com rômulo bem próximo aos beques, williams caindo pela direita, kleberson caindo pela esquerda, pets livre pelo meio. williams e kleberson nem inverteram muito de posição. como que para não dar chances ao azar. fizeram bem.
porque o foguito estava com a mesmíssima mulambada que nos levou o karioca-2010. a única mudança foi caio, o garoto cai-cai, no lugar de el loco abreu, que deve estar curtindo uma folguinha depois de fazer folklore em afrika-2010. com o time bem mais ajeitado e curtido, o normal seria o fogones se espalhar em campo. e foi assim até meados do primeiro tempo, tipo vinte e poucos, quando pacheco chutou forte pra gol dando um alô pro arqueiro jefferson. (acho até que pachecão andou treinando este mês, mas ainda precisa treinar bem mais.) dali em diante o mengo tomou jeito e emparelhou as acções.
leo moura, com brazadeira de capitão e tudo, continua dando mole. deu dois moles fortes: um acabou em falta no lúcio flávio, outro em contra-ataque com marcelo cordeiro. a tal falta de lúcio flávio foi o momento mais emossão deles. colocaram marcelo lombástico para trabalhar. o arqueiro deu conta do servizo dessa vez e nas demais em que foi chamado a intervir.
para a segunda etapa, mais uma vez o fogones começou querendo abafar. com o mengo preso em seu campo de defesa, rogério esperou os protocolares quinze minutos para trocar diego maurício por paulo sérgio. sem resultado aparente. lá pelas tantas, papai joel mandou para jogo o crack jobson, fundamental para nossa conquista do brazileiro-2009. jobson entrou alucinando. driblando e correndo. o fogão f*dão querendo ser a españa e partir pra pressão no campo de ataque. mas botafogo não é españa, não.
esqueceram do pets. à medida que os coitados pensavam que poderiam nos vencer, foram deixando petvéio mais e mais à vontade. então petkovic ficou com um bom pedaço de campo à sua frente e a pelota em seus pés. abriu rasteiro e macio para pacheco na canhota, que enviesou para dentro da área e encontrou paulo sérgio. menino paulo sérgio até se atrapalhou com o objecto esférico, mas não o suficiente para deixar de marcar o gol.
não teve mais jogo. o botafogo se tremia todo de nervoso. só não ampliamos porque o magricela paulo sérgio não tem físico para ser centroavante (photo). e jobson só foi visto novamente bem no finalzinho, a tentar uma cama de gato no lombão. nem isso conseguiu.
glorioso botafogo loser fecha quinze jogos sem bater o mengão em nacionais. desde o brazileiro-2000. bacana ver freguês assim.