quarta-feira, 14 de abril de 2010

universidad catolica 2 x 0 mengão (a chronicle)

está cierto adriano, o imperatore.
bem que ele fez em deixar quieto a libertas-2010.
a delegação do flamengo fretou um avião (R$ 120 mil) para ir até santiago do chile e voltar ligeiro para pegar o botafogo na final da taça rio-2010.
o imperador, sabichão, nem se deu ao trabalho de fazer as malas para essa curta viagem. ficou no rio, a se preparar pro crássico.
de modo que adriano imperatore escapou do vexame desta noite contra o universidad catolica.
quem acompanha o "mengo beat" sabe como venho pentelhando há meses sobre o risco constante das bolas altas na área rubro-negra. quem acompanha o noticiário da gávea deve ter percebido que o andrade também anda p*to com esse troço. bueno. não sei quanto a ele, mas te digo que hoje nem tive tempo de ficar preocupado.
dois minutinhos de juego e, adivinhe, bola comprida na ponta-direita do ataque catoliko. de prima, um sujeito recebe a pelota e já manda pra dentro da área, via aérea, onde álvaro & angelim sobem juntos, escoltando morales, mas é o cucuruto do centroavante que chega primeiro na bola, fazendo com que ela descesse ali adiante no pé de diaz que, com bruno zousa atirando-se à sua frente, apenas rola para o barbante. pronto.
o lado positivo de levar um gol no segundo minuto de uma partida - se existir tal cousa - seria o facto de o time ter, por baixo, oitenta e oito minutos para virar o marcador. no caso do mengo, esta noite, claro, "virar" o marcador foi pura teoria, afinal "virar" significaria buscar a vitória e vencer a peleja. mas, já no embarque do time, ficou claro que estavam viajando para empatar. e aí tu já sabe, né...
o clube de regatas do flamengo, em sua logika torta de que empatar seria um bom resultado, se fez representar no estádio san carlos de apoquindo com bruno zousa no gol, álvaro e angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado e toró e williams no meio, petkovic sozinho de armandinho, bruno mezenga e vagner love na frente.
esse meio-campo que o andrade armou mostrou-se realmente inkrivel. por que se loverman, sozinho em sua batalha inglória contra os catolikos, se via cercado por três marcadores na bica da área, cá no nosso meio campo, tínhamos três volantes e nenhum - verdad, nenhum - traquejo de marcação. o universidad catolica é um time muito, muito limitado. só isso explica, diante de tamanha frouxidão do fla, que eles só tenham conseguido marcar um segundo gol aos 44 minutos. de novo numa jogada pela ponta, agora na nossa direita, e cruzada para o centro de nossa área, a pegar os beques de calzas curtas.
o flamengo, veja só, foi dois flamengos durante essa primeira etapa. um lá atrás e outro perdido na frente (pets, mezenga & love). o diabo de tu armares um meio-campo como esse que tu armastes, andrade, é depender muito do petkovildo. tive a pachorra de anotar: pets fez apenas duas (aos 13 e aos 35) jogadas dentro da área catolika em todo o primeiro tempo. e era ele quem tinha que dar fluidez ao meio e ainda chegar na frente. outra m*rda de tu armares um meio-campo assim, andrade, é que lá pelas tantas, quando juan maldonado acertou - sabe-se lá como - um maldito passe para dentro da área, a bola foi cair aos pés de williams que, claro, atrapalhou-se todo tentando driblar o arqueiro garcez - e nadja fez, a não ser perder a bola & tropezar nas próprias pernas.
andrade, no desespero, meteu a mão no time e queimou todas suas substituições no intervalo. fabricio já tinha entrado no lugar de álvaro que, em péssima noite, abandonara a cancha de maca. fierro entrou no lugar de williams e vinicius pacheco no de petkovic. o fla partiu pro ataque, tentando sei lá, o empate, correndo riscos lá atrás. mas, já foi dito, estes chilenos são bem ruins de bola.
(o universidad de chile, com o resultado nosso e com a vitória deles ontem, contra o caracas, já se garantiu nas oitavas, como primeiro colocado deste grupo oito.)
não saberia te dizer se o flamengo ganhou espaço no segundo tempo porque o conquistou na posse de bola, ou simplesmente porque os catolikos deram uns passinhos atrás, só esperando que a gente fizesse besteira para que eles viessem decidir a peleja num contra fatal.
e morales perdeu um gol sensacional, sozinho na pequena área, zousa batido na grama, a mandar a pelota por sobre nosso travessão. quando isso rolou, meia hora da etapa complementar, juan maldonado já acertara a trave chilena e o mengo chegara ao arco de garcez, com certo periguinho, em chutes de pacheco e mezenga. foi uma tentativa de superação na base da raça. como tinha funzionado, aliás, como quase tinha funzionado, há uma semana, diante do universidad de chile no marakas. mas, desta feita, ficamos na vontade.
posso te dizer de boa: foi uma das piores exibições do time neste ano, e estamos jogando a cada partida ainda menos do que jogávamos.
agora perdemos pra um time que, além de ruim, sequer tem chances, somando os três pontos de hoje, de não sair na primeira fase.
pagamos mui caro por aquilo que maldonado definiu com notável acuracidade como "bagunça". é isso. o flamengo-2010 é uma bagunça. pode até ser que, sabe-se lá como, nessa bagunça, a gente acabe entrando nas oitavas por suerte. mas fatalmente entraremos apenas para pegar pela frente um cruzeiro/corinthians/velez/estudiantes e, vamos ser francos, a chance de sobreviver a qualquer time desses é muito, muito próxima a zero.
mas neste momento, lamento dizer isso, o clube de regatas do flamengo sequer pode se dar ao luxo de pensar nisso. neste momento, nós simplesmente estamos fora da libertas-2010.