domingo, 4 de abril de 2010

friburguense 0 x 3 mengão (a chronicle)

ah. a moça pode até ser bonita. mas o futebol...
que bolinha chinfrim, os suplentes do flamengo tiveram as manhas de mostrar agorinha há pouco, diante do friburguense, pela oitava e última rodada desta funesta taça rio-2010.
o mengo agora vai à semifinal, pegar o vaisquito da gama. mas antes disso, na quarta, pega o universidad de chile no marakas. partida que vale pela liderança do grupo oito da libertas-2010.
já o friburguense, escapou por um pentelho da queda à segundona estadual. foi o antepenúltimo entre as dezesseis agremiações deste paquidermiko karioca-2010. pior do que o friburgas, só mesmo o resende e os tigres do brazil - ambos já devidamente rebaixados.
jogando em moça bonita, o clube de regatas do flamengo se fez representar por um time "b" que apresentou um futebol do tipo "c" - sendo "c" de c*... marcelo lomba no gol, wellinton e angelim no miolo de zaga, fierro na direita, everton silva na esquerda, maldonado e lenon como volantes, ramon e michael como meias, dennis marques e gil na frente.
toda essa cambada tinha que mostrar serviço, muito serviço. toda essa cambada está devendo este ano. mas, mesmo assim, como costuma acontecer nesses jogos esvaziados com jeitão de treino, o time - com as óbvias exceções - se portou em campo sem tesão, sem entrega. o que pode ser entendido, de minha parte, como um espírito "que se f*da" por parte dos envolvidos. é uma turma que, quando muito, senta lá no banco de reservas e se dá por satisfeita, está mui confortável, obrigado.
a. jogaram bem: lomba, angelim, silva e maldonado. andrade mantenha-os por perto.
b. jogaram nada: fierro, ramon, dennis marques e gil. esses não honram a camisa que vestem, não valem o salário que recebem.
c. jogaram nada mas são garotos e devem ser guardados: wellinton, lenon e michael.
a bem da verdade, o andrade ajudou a fazer deste treino vagaba um programa de índio ideal para o soninho de páscoa. andrade deu uma de professor pardal. veja... o michael, que é canhoto e até jogou de lateral no botafogo, foi escalado para o meio-campo, então o destro everton silva mais uma vez entrou torto na lateral-esquerda, de modo que a direita sobrou para fierro, que é meia de origem, mas acabou recuado para a lateral, como no início da goanabara-2010. tu percebes o nó?
deu nisto... o fierro não foi notado em campo. desimportante na marcação, inútil no ataque. nenhuma novidade. já tinha sido assim quando jogou naquela posição. o everton silva, entortado, ainda levou perigo no ataque durante a primeira etapa, mas não compôs a defesa de maneira satisfatória. o maldonado pegou leve no meio campo, que não é bobo, o único titular ali no mexidão rubro-negro. e o lenon nem marca com eficiência, nem agita a saída de bola, nem apoia o ataque.
de modo que toda a retaguarda rubro-negra era zona franca para aventureiros. o friburgas, time ruim de doer, é que não teve tato, sensibilidade e/ou capacidade técnica de aproveitar o que lhe era ofertado de mão aberta. mesmo assim, seus atacantes fizeram o filme do lomba: o arqueiro pegou umas seis, sete bolas frontais, duas delas, ainda na primeira etapa, bem importantes.
lá na frente, a situação era igualmente desanimadora. a dupla ramon & michael confundiu a função de armar o time com a ideia de prender a bola, ciscar pelos cantos e correr em vão. os moços estavam bem perdidos. o suposto atacante gil, ninguém sabe, ninguém viu. não me recordo de nenhuma participação dele em noventa minutos. e o dennis marques, este sim, apareceu demais.
apareceu, por exemplo, no lance do primeiro gol. quando everton silva forçou jogada pela esquerda, recebeu falta, michael bateu para a área e a pelota caiu aos pés de dennis marques na pequena área friburguiana, o arqueiro já batido, mas o moço se atrapalhou todo com a pelota, caiu sozinho no chão, e a bola sobrou para angelim acertar uma bicanca. gol. só assim, angelim.
o segundo gol do flamengo foi logo depois. o michael forçou uma barra e o juiz deu penalty. então dennis marques fez bonito. deu paradinha e bateu com categoria. foi francamente ridículo. ele só consegue fazer gol deste jeito: a bola ali quieta no chão, todo mundo para fora da grande área e dennis podendo dar uma paradinha antes de bater, que é para o arqueiro sair da trajetória do chute. parabéns, dennis marques, o craque da rodada.
no segundo tempo, bueno, a pelada foi ainda mais infame. chuvinha fina. andrade guardou maldonado antes que ele se machucasse no campo pesado do bangu. os reservas dos reservas entraram na bagunça. e o sol se pôs na cidade maravilhosa, deixando moça bonita com ar de boate. refletores desligados no estádio. (viva a copa do mundo de 2014. viva as olimpíadas do rio-2016. viva a hora do planeta.)
nesse clima de fim de churrasco, o garoto rafael galhado (que é lateral direito e, veja só, entrou para jogar na lateral direita) fez uma bela jogada, inesperadamente coroada por um gol contra de wallace. afinal, pelada que é pelada tem que ter um gol assim antes de a turma dar o jogo por encerrado. e pegar no isopor as últimas cervezas.