quarta-feira, 28 de abril de 2010

duas ou três cousas sobre o rogério

andrade era um baita jogador de meio-campo.
para acertar o time do flamengo em meio ao brazileiro-2009 e dali partir para a mais inkrivel das façanhas da era dos pontos corridos, andrade começou justamente pelo meio-de-campo. encaixou por ali maldonado, recém-chegado, a dividir a cabeça-de-área com airton. a juventude deste sendo compensada pela experiência daquele, o vigor fisiko deste a complementar em largas passadas a sabedoria em atalhos do outro. williams correndo como louco pela direita. zé roberto correndo como nunca pela canhota. e só assim, com esses quatro cabras espalhados e empenhados, todos pudemos ver dejan petkovic desfilar mais uma vez (última vez?) seu vasto repertoire.
rogério não chegou a ser um baita zagueiro, não.
mas o antigo rogério, agora promovido a rogério lourenço, também não é um parvo. vamos nos lembrar que, ainda garoto, no flamengo, rogério foi campeão brazileiro de 1992. revezando-se com jota baiano na função de "airton" para um experiente "maldonado" que wilson gottardo mui bien encarnava no miolo de zaga daquele time. rogério pertenceu à última geração do clube de regatas do flamengo a poder partilhar dos campos de treino, dos vestiários e das súmulas de partidas oficiais com a magika geração 80. menino rogério foi campeão num time regido por leovegildo lins da gama junior. o que vale dizer: teve de saída um curso completo, com pós-doutorado, sobre rubro-negrismo ministrado por um de seus mais altos catedratikos.
rogério, como jogador, después seguiu uma carreira sem grande brilho, mas ainda com destaque no cruzeiro. depois, paraná clube e fluminense, então na terceira divisão, até voltar à gávea de maneira melankolica, em 2001, cumprindo apenas duas partidas. encerrou a carreira no vila nova de goyas. desde então dedica-se a equipes de jovens. trabalhou no flamengo e dirigiu o time do brazil nos recentes sul-americano e mundial sub-20.
como o time "profissional" (aspas necessárias) do flamengo caiu em suas mãos neste momento de caos e incertezas mil, rogério lourenço fez como andrade há nove meses...
começou a mexer no time a partir do que mais conhece. no seu caso, a zaga. pelo que se vê, pelo que se lê, rogério voltará ao esquema de três zagueiros que grassou na gávea durante as gestões de joel santana, caio junior e cuca. para tanto, rogério resgatou o jovem rômulo, alto e valente, para compor a zaga com os envelhecidos álvaro & angelim. essa pode ser uma solução para o crônico problema das bolas altas em nosso espaço aéreo. se não uma solução a curto prazo, tipo para esta noite, para a semana que vem, pode ser um trabalho interessante para o brazileiro-2010 que promete ser longo e rigoroso. esse esquema com três zagueiros deixa, em teoria, o veterano maldonado mais tranquilo para dar a saída de bola e para flutuar à frente da zaga. além do mais, mandou toró para o banco. e williams, assim, desafogado como maldonado, pode voltar a ser o jogador interessante que chegou a ser no auge da temporada passada. o chato desse novo/velho esquema é reforçar a importância de leonardo moura & juan maldonado tanto nas saídas de bola quanto nas armações de jogada. bueno. leo moura até está numa fase boa, até quando não se sabe, não se aposta. mas alguém aqui ainda tem caixa para apostar em juan? e outra... de nada adiantará um, dois, três, quatro rômulos dentro da área para cabecear as bolas mil, se elas continuarem sendo cruzadas, cruzadas, cruzadas sem parar pelas pontas, às costas de nossa conhecida dupla leonardo moura & juan maldonado. pois o mapa da mina está na mão dos nossos adversários. bobo será quem não usá-lo. a ver.