quinta-feira, 22 de abril de 2010

"andrade no mengão. joel onde está" (a resenha do giusti)


O problema todo de não ficar na Libertadores não é nem essa história de primeiro semestre perdido, frase de efeito que os bons meninos do Globo Esporte adoram colocar em suas reportagens. O problema mesmo é perdermos o Andrade.
O cara foi tratado como carne de segunda durante anos no Flamengo. Aí, meio que no mato sem cachorro, a diretoria resolveu pegar a bagaça e entregar nas mãos do tromba. Sequer imaginavam os inúteis cartolas que estavam tomando a decisão mais sábia dos últimos anos. Em seu primeiro campeonato, Andrade conquistou de cara o brasileirão, título que não se via há anos na Gávea. É coisa não apenas de quem entende muito de futebol. É coisa de quem sabe tudo de Flamengo.
Agora, que a batata do time assou, é fácil. Empurra a culpa no negro tímido e que não sabe falar direito nas entrevistas, como se fosse ele o responsável pelos 238 quilos de regalias do Adriano ou pela contratação do das trancinhas, que volto a repetir, na hora que precisa decidir, não empurra uma pra dentro.
Vi agora no twitter que já há uma sondagem em torno do Celso Roth. Nem procurei saber mais que é para não acabar de estragar meu dia, estragado desde quando vi um mané na torcida pedir a volta do Natalino, esse vivente que se alimenta de campeonatos cariocas. Dei uma googalda agora mesmo no currículo do Joel e não encontrei um campeonato brasileiro como técnico. Engraçado que ele se despediu do Flamengo na última vez sem levar um pedacinho da culpa pela eliminação na Libertadores para o América do México, naquela constrangedora homenagem da diretoria a quem não ganhou nada de importante na Gávea.
Mas o Joel é gente boa, né? Tem sempre uma frase legal pro repórter colocar na matéria e dá a maior conversinha pro Galvão Bueno no Esporte Espetacular. Ninguém fala que ele foi enxotado da África do Sul, porque de pranchetinha fora do campo, os caras corriam o risco de não passar nem da primeira fase. Sem emprego, voltou a reinar em turno e returno.
O problema de pedir o Joel é levar um similar de menos efeito ainda, tipo Cuca, Celso Roth ou Vágner Mancini.

andré giusti é escritor e jornalista
http://www.andregiusti.com.br/blog/