domingo, 11 de abril de 2010

who is michael? (ou tentando entender andrade)

foi lá pelo meio do brazileiro-2009, quando o clube de regatas do flamengo ainda estava tentando se encaixar sob o comando de andrade. pintou no botafogo a notícia de que o rapaz michael estaria nos interesses do flamengo. michael abandonou a concentração do foguito, em general severiano, colocando-se à disposição para qualquer eventualidade. nisso o moço se queimou bonito no alvinegro. e assim ficou por lá mais um tempo.
só veio para a gávea em janeiro deste ano.
nada que empolgasse ninguém. assinou contrato sem alarde, foi apresentado sem alarde. e o reportariado da gávea nem sabia direito como tratá-lo em seus informes diários. sabia-se que era canhoto, que jogava na esquerda, poderia ser lateral. ou meia. "muito técnico", alguém dizia.
michael até sofreu uma breve crise de identidade. pediu para ser tratado como "maicon" pelos repórteres, que nem aquele da seleção, pois "é como se fala meu nome", ele explicou. mas aí o uniforme de jogo chegou da malharia com um baita dum "michael" estampado nas costas - e ficamos por isso mesmo.
os jogos foram passando. até mesmo o volante leo medeiros (?) teve sua chance na esquerda (!) enquanto juan maldonado estava suspenso por ter sido deselegante com maicossuel no karioca-2009. everton silva também frequentou aquele espaço. depois que rodrigo alvim, recém-contratado, entrou em forma e juan maldonado pôde ter condições de jogo novamente, pronto, não se tocou mais no assunto lateral-esquerda. mesmo que, a cada rodada, os gols adversários insistissem em sair por aqueles lados de lá - e ainda insistem. então o rapaz michael parecia carta fora do b*ralho.
jogo vai, jogo vem, supensões mil na libertas-2010. e alvim foi parar, quem diria, como primeiro volante do time do flamengo. durou pouco essa aventura. mas eis que nesse espaço aberto... surge michael, olha ele aí. o michael havia sido inscrito na libertas mais por conta do pouco profissionalismo do colega ramon (que chegou dez quilos acima do peso) do que pelas atuações dele próprio (alguns minutos em campo pela taça goanabara?). o michael agora a esquentar nosso banco de reservas com certa assiduidade.
não deu outra. quando rolou um jogo-treino de três pontos contra o friburguense (última rodada da taça rio), lá estava michael no meio-campo da equipe. como armandinho. ao lado de vinicius pacheco. a ideia não era de todo ruim, veja bem, pois petkovic está mais pra lá do que pra cá, ramon só empolga seu chapa vagner love, e pachecão não é exactamente um maestro de meio-campo, seria até injusto esperar dele algo assim. portanto sobrou o michael.
(erick flores, mande notícias esteja onde estiver, sim?)
ele meteu gol, bateu falta, deu passe pra gol. beijou o escudo e o eskambau. parece que michael foi bem contra o friburguense. tenho cá minhas dúvidas, mas amigos rubro-negros que respeito se mostraram otimistas com ele. o andrade também, a apontá-lo como o melhor no modesto campo de moça bonita.
passados quatro dias, a surpresa, michael saiu jogando contra o universidad de chile. justamente no jogo universalmente aceito como o mais importante para as pretensões rubro-negras nesta temporada.
enfim. todo mundo sabe o que se passou. me poupem, obséquio, de comentar again. mas não penso que michael tenha sido culpado pelo resultado. tampouco poderia ser visto como artífice da vitória que nos escapou da mão. michael, a valer, foi apenas um coadjuvante naquele jogo. e tem sido isso, só isso, nada além de um coadjuvante, ao longo deste 2010.
pode ser demais pedir para um coadjuvante que vire protagonista em meio ao segundo ato de um espectaculo, não?
andrade talvez lhe peça exactamente isso hoje à tarde. pelas semifinais da taça rio.
talvez michael esteja pronto para assumir com desenvoltura maiores responsas. espero sinceramente que sim. a mim, se tu me perguntares sobre isso, mais me parece que michael foi o que nos restou. a quarta opção. depois de petkovic, pacheco, ramon. nessa ordem.