domingo, 18 de abril de 2010

botafogo 2 x 1 mengão (a chronicle)

bem feito. o clube de regatas do flamengo se agarrou a seu provincianismo mesquinho, encheu de importância um torneio regional falido e se descuidou da taça libertadores da amerika.
em nome da paróquia, tem sido negligente com uma campanha que poderia ser, de facto, histórica.
agora está aí pendurado na libertas e ainda vai ter que aturar o timeco do botafogo, barba & cabelo, passando o rubro-negro na taça goanabara e na taça rio. este botafogo campeão carioca de futebol.
o jogo da tarde de hoje, final da taça rio, foi assaz emblemático do karioca-2010.
uma peleja decidida no apito de guttemberg de paula mendonça, que distribuiu dois cartões vermelhos, quarenta e sete amarelos e marcou o que quis e o que não quis dentro de campo para ambos os lados, inclusive três penalties fajutos. esse despreparo da arbitragem apenas a comprovar o erro da escolha feita por adriano imperatore & sua corte ao privilegiarem o estadual.
o clube de regatas do flamengo adentrou o marakas com bruno zousa no gol, david e angelim na zaga, leonardo moura na direita, rodrigo alvim na esquerda, maldonado e toró e williams no meio, michael como armador, vágner love e adriano imperador no ataque.
o evidente erro de escalação de andrade se refletiu nos trágicos primeiros quinze minutos do duelo. completamente perdido em campo, o fla levava uma pressão absurda do botafogo. toró e maldonado já tinham recebido seus respectivos amarelos, e zousa também, quando ronaldo angelim achou por bem levar o seu. angelim agarrou-se com o rapaz fábio ferreira na hora de renato cajah alçar a bola na área flamenga. ou seja, um clássico deste mengo-2010.
atrás no placar, andrade foi ligeiro e sagaz. tirou o amarelado toró, uma vaca braba esperando ser expulsa a qualquer momento, e só assim promoveu a entrada de vinicius pacheco. não foi muito por causa disso, foi mais pela covardia alvinegra mesmo, mas o facto é que aí o flamengo conquistou terreno. até que, no minuto derradeiro da etapa, encontrou seu golzito por acaso. num bololô de frente pro gol, no qual se envolveram adriano e david e michael, a pelota sobrou para love.
mero acaso. tanto que, iniciado o segundo período, o mengo prosseguiu em seu futebol burocrático e marcha lenta.
as raras oportunidades, duas ou três arrancadas de pacheco pela canhota pra cima de alessandro, não davam em nada. o melhor momento: um chute de love na pequena área imediatamente bloqueado por fábio ferreira. francamente patético. e ferreira, posto pra correr do parque são jorge dia desses, sairia como um dos novo heroes da botafogada.
porque logo depois de sua intervenção, em mais um daqueles escanteios maneiros, que a retaguarda do flamengo nem imagina como evitar, herrera recebeu um abrazo de tamanduá do amigo maldonado. guttemberg aproveitou para completar o servizo: penalty contra o mengo e maldonado pro chuveiro.
adriano imperatore, minutos mais tarde, ainda desperdiçaria o penalty que lhe coube nessa esculhambação. está claro para ele, imagino, do que valeu passar duas semanas brigandinho com a patroa, evitando viagens e faltando no emprego. parabéns.
na real, sem ironia, o botafogo mereceu o título. viva.
o botafogo ganhou os dois turnos no peito, na raça e nos pulmões (que servem pra correr e também pra soprar o apito). o botafogo está de parabéns. ganhou um título de sua envergadura. o técnico joel santana está mais de parabéns ainda, ao pegar um time que levou de meia-dúzia do vaisquinho e devolver uma equipe campeã. sirva de consolo para o camarada joel, boa praça, feito de otário pelo professor carlos alberto parreira em south afrika.
mas, os campeões alvinegros que me perdoem, quem mais está de parabéns mesmo é o clube de regatas do flamengo.
meus parabéns para todos os envolvidos. dos atletas aos kartolas. e para os corneteiros do rio de janeiro que ainda pensam em estadual como o máximo. pois são todos responsáveis pelo amadorismo que permance altaneiro na gávea. o triste amadorismo que agora se vê, exactinho agora, neste momento, bem quando deveríamos assistir a um renascimento do velho clube, renascimento que deveria ter sido puxado por nosso título nacional de 2009, título adiado por tanto e tanto tempo. valeu.