sábado, 13 de março de 2010

grandes clássicos do cinema brazileiro

o blog "mengo beat" também é cultura.
então deixo aqui uma dica pra rapaziada que não tem medo do cinema nacional:
hoje, às 18h30, o canal brazil (net e sky) exibe o documentário "pentatri: a hegemonia".
trata-se de um dos mais contundentes filmes lançados no último ano. o trabalho dos diretores raphael vieira & gabriel mendes segue o time do flamengo às vésperas da conquista do karioca-2009.
além de imagens dos jogos, e dos gols da inesquecível campanha, o filme traz cenas de bastidores. como o time reunido, no vestiário do marakas, minutos antes de entrar em campo para a final contra o foguito. e a cara de desespero mal disfarçado do b*ndão do cuca contrastando com o semblante vitorioso de seus atletas.
ao contrário do que seu nome pode fazer crer, este documentário não registra os dois títulos anteriores. mas tem, ao menos, uma cena de antologia. quando nosso herói ronaldo angelim, do alto de sua modéstia & humildade, não consegue segurar a emossão ao falar de fabio luciano, nosso capitão que estava a se aposentar.
"pentatri: a hegemonia" é facilmente baixável na internet.
mas seu dvd está à venda baratinho. e vale muito comprar para dar uma forza ao cinema nacional, e rubro-negro em particular.
aqui vai o trailer da bagaça:
http://www.youtube.com/watch?v=b7dW3Xeagq4
ah... desnecessário dizer como a conquista do brazileiro-2009 jogou toda uma nova e adorável luz premonitória sobre esta simples mas assaz comovente película.