quarta-feira, 24 de março de 2010

mengão 3 x 1 tigres do brazil (a chronicle)

agenda cheia. na terça, vagner love foi prestar depoimento na delegacia de polícia. na quinta, a vez de adriano imperador.
entre uma visitinha e outra aos cops, na noite de quarta-feira, os dois atacantes do flamengo ainda tiveram de enfrentar o time do tigres do brazil, no engenhones, pela sexta rodada desta vibrante taça rio-2010.
ainda mais vazio do que de costume, o estádio olimpiko de engenho de dentro viu o clube de regatas do flamengo fazer-se representar por bruno zousa ao gol, os jovens david e fabricio na zaga, os véios leonardo moura e juan maldonado nas laterais, maldonado de volta à cabeça-de-área, williams e kleberson e petkovic no meio, os encrencados vagner love e adriano imperatore à frente.
de modo que só mesmo maldonado para emprestar algum interesse a essa pelada fajuta de meio de semana. maldonado, depois de quatro meses de fisioterapia, voltando ao mengão. e voltando de buenas, voltando macio. para ver se dá pé entrar no pega pra capar da libertas-2010. maldonado na manha.
o diabo é que o time inteiro entrou nesse clima de vamos-ver-o-que-rola, que deveria valer apenas para maldonado. o mengo andando em campo. tocando a bola pra lá e pra cá, se achando muito gostoso simplesmente por ser o mengo. aproveitando o espaço que o tigres cedia no meio-campo para se deitar por ali. sem pressionar no ataque para meter gol. sem se importar. pouco se f*dendo.
só aos vinte e sete minutos, o arqueiro do tigres teve que defender uma bola. peteleko de longe que juan mandou sem jeito. deu até pra encaixar. dois ou três minutos depois, numa descida trigreana justamente pela avenida juan maldonado, um caboclo chutou rasteiro para dentro da área. o artilheiro gilcimar (!) se meteu entre bruno zousa e david. no primeiro chute a gol do tigres: 1 x 0. time grande é f*da.
os vagabundos do flamengo, então, resolveram jogar futebol. empataram em seguida. por coincidência, empataram quando moura, pela primeira vez em algumas semanas, se dignou a correr até a linha de fundo. e de lá cruzou para adriano fazer de cabeza.
oh. inkrivel, nã?... é isso que me cansa no campeonato estadual.
e o que me cansou ainda mais um pouco, o que realmente me encheu o saco esta noite, foi esse esquema burro do andrade.
desculpe, andrade, mas a palabra é esta mesmo: burro. veja... tigres do brazil. a gente mete o maldonado de volante e adianta dois meias para caírem pelos lados, enquanto pets fica libre para trotar (não peça pra pets mais do que trotar). belo. mas e quem eram esses dois falsos pontas? hoje foram kleberson pela esquerda e williams pela direita. eles têm feito isso usualmente. mas esta noite, diante da fragilidade do tigrinho, os dois foram pontas full time.
lindo, andrade, lindo mesmo. não fosse o seguinte: lembra do mundial de 2002? pois até o andré loffredo lembra daquela copa e daí ele saber que o kleberson é destro e que, se tu queres mesmo que kleberson brinque de ser ponta, bem melhor seria deixá-lo na direita. e até o andré loffredo percebeu que o williams corre feito um cavalo, emocionante, só que, para ser ponta, ele tem o defeito de não saber cruzar, não saber driblar, não saber chutar a gol. williams inventou-se como falso ponta-direita durante o brazileiro-2009. verdade. mas williams, naquele momento, jogava como ponta aparecendo como elemento surpresa, saindo do meio e chegando lá para pegar a turma de calzas curtas. o que é bem diferente de o rapaz ficar na ponta, guardando posição, diante de um time frágil deste tanto. e outra... durante o brazileiro não tínhamos vinicius pacheco como opção.
andrade, por que não sair com pacheco e pets contra o miserável tigres do brazil? hein?
enfim... adivinhe só... pacheco entrou no intervalo. pets não voltou para o segundo tempo. (será que saiu porta afora do engenhão ao ser substituído? vale seguir o noticiário da internet.) de toda forma, o flamengo já estava ligado e, em quinze minutos, obrigou o goleiro rodolpho a fazer mais do que em toda a etapa inicial. logo o vagner love estaria dentro da área do tigres, a finalizar um veloz ataque de adriano e juan maldonado. depois o imperatore meteria mais unzinho pra dar emossão.
o loverman ainda perderia uns trinta e sete gols. sorte nossa que o arisco cleitinho não tem pontaria muito melhor.