quarta-feira, 2 de junho de 2010

a renascença rubro-negra

patricia amorim foi nadadora do clube de regatas do flamengo. hoje é presidente. e promoveu esta semana o retorno à equipe da gávea de seu mais dileto filho, arthur antunes coimbra, o homem internacionalmente conhecido como zico.
o técnico do time profissional de futebol do flamengo é o ainda jovem e inexperiente rogério lourenço. como antes tinha sido andrade, com muita felicidade. em comum, rogério e andrade têm o facto de terem sido atletas lançados pelo clube, e identificados com o clube. não sei te dizer com convicçao se rogério é o homem certo para assumir uma responsa dessas. te diria que não parece ser. mas, enfim, há algo aqui, um recente padrão de comportamento que deve ser identificado e icentivado. assim...
nesses dias de admirável futebol profissional, de times que são montados e desmontados em seis meses, de contractos com jogadores assinados em janeiro para cadukar em junho, de idolatria pré-fabricada, é necessário que um clube grande como o flamengo se agarre a seu passado, sua história, sua cultura, sua gente.
a internazionale de milano e o barcelona jogam sempre de uma determinada maneira, percebestes? tanto faz quem é o técnico ou quem é o zagueiro fortão ou quem é o ponta driblador do momento. são clubes com identidade.
a identidade do flamengo é essa... patricia amorim, zico, rogério.
a identidade do flamengo é a sua gente. homens e mulheres que por lá passaram.
então vamos apaziguar os ânimos. acolher o retorno de adílio e andrade, que andaram se desentendendo dentro do clube. acredito ser questão de tempo. julio césar "uri geller" e nunes "artilheiro das decisões" e rondinelli "deus da raça" e fábio luciano "capitão" estão sempre por perto. vamos, à medida do possível, trazê-los cada vez mais para perto de nós, para o centro de decisões, para a molekada das eskolinhas já entenderem do que o mengo se trata. assim como leonardo, na itália, e mozer, em portugal, podem ser nossos embaixadores d'além-mar. vamos trazer leovegildo para nós de novo? e cadê o carlinhos "violino", hein?
esse é o flamengo. esse é o nosso flamengo.