sábado, 5 de junho de 2010

mengão 1 x 2 goyas (a chronicle)

ainda bem que acabou. as siete primeiras rodadas do brazileiro-2010 foram angustiantes.
como era previsto, nosso time do flamengo se desmanchou desde a eliminação na libertas. a ponto de, esta noite, diante do goyas no marakas, o hexacampeão nacional clube de regatas do flamengo ter sido representado por... bruno zousa no gol, garotos wellinton e david mais tio angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado e toró na cabeça de área, infeliz michael como armandinho, pacheco e mezenga no ataque.
assim tivemos hoje uma novidade:
como perder um jogo em três minutos? hein...
a melankolia no ar. vagner love nem foi ao marakas. ele deu um miguel lá no treino, alegou dor muscular, e boa. dificilmente o veremos de novo vestindo o manto rubro-negro que envergou com dignidade por meros cinco meses. grato. dejan petkovic, caçado a pauladas pelo craque palmeirense pierre na quarta-feira, também não pôde jogar. mau. o beque álvaro deu piti no treino, depois pediu desculpinhas, mas rogério lourenço o manteve fora do time. boa.
tiveram até de ligar pro bruno mezenga, que pensávamos já estar na polônia, para vir quebrar um galho.
a melankolia no ar. era o último jogo do mengo no marakas em sei lá quanto tempo. o estádio fechado para reformas again. e a torcida nem se deu ao trabalho de, num sábado frio e chuvoso, se despedir em peso do marakas - e apreciar o catadão de rogério lourenço. não posso condenar quem não foi...
deixo aqui apenas um número: trinta e sete passes errados do fla no primeiro tempo. só no primeiro tempo. e só do fla.
por toda essa etapa inicial, só conseguimos dar um único chute a gol. quando torozinho fez uma fileira. empolgou-se, driblou dois, levou pontapé do terceiro. então zousa foi lá e bateu a falta pra gol. foi esse o chute. de resto, um michael patetiko que não acerta sequer tiro de córner. um par de pseudo-alas-armadores inofensivos. mezenga cercado por tolói e hernando, bons beques que não economizam empurrões e chutões.
este mengo só chega na frente quando alguém desembesta a correr - ou moura ou pacheco ou, naquele lance, o toró. voltamos para a etapa complementar com camacho em vez de maldonado. camacho incendiou os espíritos. o time deu um oi. começamos empolgadinhos, mesmo porque o goyas do leão não era capaz de levar perigo algum à nossa meta.
como estava a dizer, este mengo só dá calor quando alguém desembesta pra frente. e foi assim. lá se foi moura, recebendo pelota maneira de camacho, e correndo até a linha de fundo (raridade) de onde entrou para dentro da área adversária e pôde rolar para trás, rolar para toró e... gol do toró! mengão ainda se deu ao luxo de descer em velocidade mais algumas vezes. duas com o pacheco, numa a bola passou rente à trave. uma com angelim, ao tabelar em progressão com juan, sendo desarmado dentro da área no útimo momento. uma com menino diego maurício, que tentou fazer golaço de cobertura. olha... perto do que se via antes, parecia até o barcelona.
mas não é o barcelona, né? então aos quarentinha, um moço de nome hugo bateu falta com jeitinho e zousa ficou no ar. empatado. e aos quarentinha e poucos, rapaz otacílio neto pegou um rebote na zona morta da área (três beques são pouco, rogério?) e virou a bagaça.
mérito do treinador leão, que meteu hugo & otacílio e pegou o mengão no contrapé.
mérito do treinador rogério, que teve as manhas de manter michael em campo 90 minutos.
o goyas não vencia o flamengo no rio de janeiro desde 1986. parabéns a todos os envolvidos.
e, assim como ganhamos do palmeiras na casa deles, na quarta, quando já tínhamos desistido de ganhar, hoje perdemos do goyas, na nossa casa, quando achávamos que já estava no papo. easy come, easy go.
agora, por favor, que comece a copa de afrika-2010. ligeiro.
(update: ao final do jogo foram cinquenta e nove passes errados do flamengo)