domingo, 1 de abril de 2012

o estado da nação

como acontece regularmente, arthur antunes coimbra deu uma longa entrevista ao site globoesporte.
vale muito conferir a íntegra do papo. zico falou sobre a seleção do iraque, sobre ricardo teixeira, sobre a confederação brazileira de futebol, sobre o deputado romário de souza faria e, claro, sobre o momento actual do clube de regatas do flamengo.
esses pronunciamentos do galinho, de tempos em tempos, me fazem lembrar os discursos anuais dos presidentes dos estados unidos ao congresso lá deles: the state of the nation. a única diferença é que o zicão (ainda) não é o presidente de nossa nação.

o tendão do imperatore
Se ele não tivesse tido o problema do tendão de Aquiles, eu o traria para fazer uma tentativa. Ele só com o problema do peso. Essa questão do tendão... Isso é uma coisa muito séria. Você tem que availiar, porque agora não é só a questão de recuperá-lo na parte profissional. Tem que recuperar da parte do atleta. Na vida todo mundo merece outra chance. Eu sou suspeito para falar porque gosto muito dele. Como torcedor, como amigo... Eu acho que o Adriano é um cara decisivo. Já disse isso, quando o Corinthians o pegou, mas vou repetir: é o único jogador, a meu ver, que poderia ganhar a Copa para o Brasil.

a cabezinha do imperatore
Primeiro, tem que recuperar o problema do tendão. Não adianta recuperar a cabeça se não recuperar o tendão. Agora, são dois problemas, e graves. Eu, como amigo e fã, torço para que ele consiga isso. É a força de vontade que conta. O cara querer. Tudo isso que fala, apregoa... Gosta do Flamengo, se sente bem no clube... Se quer mais uma oportunidade, é a hora.

de zizinho a ronaldinho
A torcida do Flamengo sempre foi assim. Eu também fui vaiado, no início da minha carreira, em 1976. Ela cobra empenho,  luta. Você pode não estar jogando nada, mas ela quer que você sue a camisa, brigue... Isso eu aprendi com o Zizinho. Certa vez, ele me disse: "Tem dias que a bola não dá legal, bate aqui, bate ali, quica, vai na canela. Então, meu filho, sai correndo que nem louco lá dentro do campo, briga, daqui a pouco você entra no jogo". Ele era treinador do América. Eu ia lá, tinha 15, 16 anos, foi ele quem inventou o número 1 no meio-campo, no América, com o Edu. E me dizia: "Olha, joguei lá, vai pensando nisso. Flamengo é isso, é aquilo..." E também é só lembrar do Rondinelli, a raça com que ele jogava.

thomás & a garotada
Em alguns casos, como o do Thomás, o lançamento está sendo prematuro. Mas a garotada é boa, acompanhei de perto quando estava lá. Ainda tem o Adryan, o Rafinha, que teve o problema da fratura...

  
zico: Se Adriano quer mais uma oportunidade, é a hora.