domingo, 1 de abril de 2012

mengão 2 x 1 bangu (a chronicle)

joel santana, hein?
papai joel foi pura ousadia. enquanto boa parte do noticiário rubro-negro - este blog beat inclusive - já dava kleberson como presença certa em nosso meio de campo no lugar do suspenso luiz antonio... não é que joel se lembrou do deivid?
kleberson vai ter de esperar mais um pouco pra sair pagando de titular again. e isso fez toda a diferença para a vitória do flamengo esta tarde sobre o bangu, em macaé, valendo pela sexta rodada da taça rio-2012.
pensamento ofensivo, papito.
o clube de regatas do flamengo formou com felipe para o gol; gonzález e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e muralha no meio, darío bottinelli e ronaldinho gaúcho mais à frente; deivid e vagner love ao ataque.
simples. o mengão sem invenção. dois beques, dois laterais, dois volantes, dois meias, dois atacantes.
joel santana deixou quieta essa estória de três, quatro volantes e se rendeu ao bom e velho 4-4-2. e a rapaziada retribuiu na medida certa. pelo menos durante o primeiro tempo, o mengo foi bonito de se ver jogar. com gaúcho e bottis partindo do meio de campo, deivid circulando solto. os três deixando love mais perto do gol. e loverman perto do gol, tu sabes, é perigo constante.
o mengo já estava dominando a bagaça, senhor da pelota, quando gaúcho descolou um passe pra love na risca da grande área, de costas do gol. dali love fez a paredinha, devolveu a bola pra gaúcho e adentrou a área baguense já a esperar a resposta do parceiro. a resposta do gaúcho foi ligeira & rasteira, pegando love em pura vertigem ofensiva. gol.
depois love faria mais um, em pura velocidade, num contraataque em que deivid acertou-lhe um admirável passe, um passe já encontrando o artilheiro do amor no mano a mano. love engatou a quinta e tirou do goleiro.
concentradas em ambas as jogadas, singelos e belos gols, pudemos encontrar as virtudes que pedimos para nossos atacantes: deslocamento em campo, passes verticais, objectividade & serenidade em gol.
e poderíamos ter feito mais gols. poderíamos ter feito, sem favor algum, pelo menos outros dois ainda no primeiro tempo. tamanha foi a chance desperdiçada pelo gaúcho com o gol vazio (nota sete na escala deivid de zero a dez) e tamanha foi a defesa do arqueiro banguano em um arremate de cabeza do próprio deivid à queima-roupa na pequena área. uh.
mas o segundo tempo foi outra estória.
o bangu, que também não é besta, voltou dos vestiários disposto a dar um calorzinho no mengo. os caboclos, vale lembrar, lideravam o grupo deles até ontem e era batata mesmo que eles não se deixariam dobrar assim tão facilmente. já o flamengo, nessas horas, pensa em libertadores-2012, né? então vagabundo soltou o pé, deixou de correr em todas as bolas e voltou devagarinho.
o bangu foi chegando, foi criando suas chances. felipe teve de fazer um milagre. wellington (céus!) foi exigido. gonzález distribuiu umas bontinadas. a defesa rubro-negra dava conta da pressão, mas o resto do time, do meio de campo pra frente, ficou indolente, ficou passivo demais - salvo love, claro - e joel santana demorou demais para dar uma mexida, uma revitalizada, uma acordadinha.
quando menino diego maurício entrou em campo, no lugar do deivid, o bangu já tinha feito seu gol e os quinze minutos restantes se anunciavam bem difíceis. chegou a bater em mim uns olimpia feelings. mas nem todo dia é dia tragédia. calma lá... o flamengo se reencontrou em campo, voltou a buscar o ataque e assim o ponterinho do relógio fez a parte dele na maciota.
agora é emelec no ecuador. agora é pra valer.