domingo, 27 de dezembro de 2009

a maior pelada do mundo

por que uma pelada qualquer, até mesmo uma peladinha de barrigudos em final de ano, precisa ter um bocado de poesia. senão fica parecendo um santo andré x barueri. e aí, convenhamos, não há beleza alguma.
mas uma pelada armada pelo senhor arthur antunes coimbra não pode ser confundida com um arranca-toco.
uma pelada de zico é garantia de elegância, generosidade, cavalheirismo e futebol de prima.
domingones à tarde, calor de rachar, dezembro de praias cheias e 72 mil pessoas no marakas para ver a edição 2009 do "jogo das estrelas", o já tradicional peladão de final de temporada armado pelo zico.
o time do flamengo que entrou em campo, zico à frente, era a pura fineza futebolística dekantada em mais de três décadas de rubro-negrismo & seis títulos nacionais. assim:
gilmar; jorginho, fabio luciano, ronaldo angelim e zinho; andrade, adilio, junior e zico; adriano e romário.
note que, dessa rapaziada, apenas fabio luciano e romário não chegaram a ser campeões nacionais pelo mais querido. fabio luciano aposentou-se em abril, às vésperas do brazileiro. deve ter se arrependido um bocadinho. romário se perdeu naqueles anos negros de kleber leite. mas romário é romário, e está perdoado.
outros craques de bola passaram pelo marakas. edu coimbra, renato gaúcho, edmundo, djalminha, amoroso, alcindo, nunes, claudio adão, charles guerreiro, falcão do futsal, o zagueirão juan... bebetinho chorão, novo técnico do amerika, esteve por lá mas faltou-lhe culhão pra entrar em campo. vagner love, o artilheiro do amor, chegou atrasado, mas entrou em campo e deixou claro que quer voltar em janeiro. para defender o clube de regatas do flamengo.
foi bonito ver zico e romário e adriano formando um trio ofensivo de três gerações.
foi bonito ver os três tocando pelota na bica da área adversária. foi bonito ver os três gols do zico e os dois do romário. também foi bonito ver andrade, pancinha, esbaforido entre angelim e adriano. nossos heróis do hexa. foi muito, muito bonito rever leovegildo lanzando bola, adilio acertando o travessão. imortais.
ah. e foi bem bonito ver a torcida do flamengo ocupar todas as dependências do mario filho e cantar seus hinos de conquistas & glórias o tempo todo, o jogo inteirinho, dando conta de um vasto repertório por mais de duas horas. afinal, a recta final do brazileiro-2009 foi tão sofrida e tão surpreendente que - verdade - ninguém teve muito tempo para cantar direito a alegria de ser rubro-negro. emossão.
e claro que foi apenas uma peladinha decembrina. mas se a vida pudesse ser sempre assim...

a inkrivel fábula do peixe e do galo