domingo, 1 de maio de 2011

mengão 0 x 0 vaisco (a chronicle)

turno e returno. barba e cabelo. o vaisco da gama sequer vai poder tirar onda de vice deste karioca-2011, contando vantagem pra seus amiguinhos losers. os vaiscaínos são tão vices quanto o boavista de saquarema. turno e returno. taça goanabara e taça rio. o clube de regatas do flamengo aumentando o patrimônio com seu trigésimo segundo título estadual. (abrazo pro fluminense.)
ah. turno, returno e invicto. para fechar as contas.
isso posto, isso dito, bueno, há de se falar do jogo desta tarde?
um pouquito, ao menos, como não?
a te dizer que professor luxerley foi bastante sensato, ao menos na última partida da taça rio-2011, para manter o que conseguimos apresentar de melhor até o momento no nosso meio de campo.
o clube de regatas do flamengo, assim, formou no engenhão com felipe no gol; wellington e david na zaga, rafael galhardo na direita, rodrigo alvim na esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, darío bottinelli e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid na frente.
agora... não tem muita culpa o luxerley se thiago neves fez sua pior partida no certame. discretíssimo. apareceu apenas eventualmente em arremates contra a meta cruzmaltina.
sinto que o neves ficou à deriva. veja... com pelé muito ocupado no combate, às vezes parecendo um assessor de alvim na canhota, setor que apresentou trânsito intenso na primeira etapa. e com o gaúcho sem mobilidade alguma, talvez sentindo dores ainda, gaúcho exilado mais do que nunca naquela ponta esquerda improdutiva. e com o bottinelli caindo demais para a direita, aumentando o abismo entre os companheiros, e colaborando para a falta de manejar de pelota em nosso meio.
o vaisco soube se aproveitar desse nosso desconjunto. principalmente quando teve pernas para marcar nossa saída de bola. e enquanto o felipe chinelinho teve fôlego. ainda bem que, nesse momento do jogo, o ataque deles era estéril - e diego souza foi o diego souza que conhecemos, a sumir na hora da garrafa vazia. o ricardo gomes comeu mosca. o marrento & insinuante bernardo só entrou aos vinte e poucos da etapa complementar. tarde demais para reerguer seu time. mas ainda em tempo de perder seu penalty na hora em que foi chamado a comparecer.
e nossa zaga, tão criticada por estas bandas, foi impecável os noventa minutos. david e wellington jogando muito. david e wellington não perdendo bola nenhuma, nem por alto e nem por baixo. talvez tenham sido, eles dois, nossos melhores homens em campo.
por outro lado... o primeiro tempo muito confuso do flamengo na armação, muito nervoso, fugiu do controle de luxerley, já o disse aqui, verdade. mas lux não fez nada para melhorar o conjunto da equipe ao longo da jornada. só conseguiu piorar: tirando bottis para a entrada de fierro. o chileno só foi notado ao perder seu penalty mais adiante. e lux insistindo com deivid. mesmo deivid errando tudo, tudo. e depois entrando o wanderley. diego maurício no banco vendo isso. que mau exemplo... até quando?
enfim. sem muitas cornetadas. que hoje o mengão é campeão: viva.
campeão já na tarde deste domingo, principalmente, graças aos nervos de nossos adversários.
que time do planeta perde três penalties em sequencia e ainda quer ganhar qualquer cousa?
o atacante éder luís pediu pra sair aos quarenta e pouco do segundo tempo. éder luís ali deu a senha de como estava o vaisco da gama àquela altura. éder luís pediu pra sair alegando "indisposição" aos repórteres. ou seja... amarelou.
já o thiago neves, que esteve apagadíssimo em campo, mais ainda que o éder luís, na hora de ir bater o seu penal foi lá e fechou a parada. taí a diferença entre as duas equipes.