domingo, 15 de maio de 2011

o mengão & o campeonato brazileiro-2011

o clube de regatas do flamengo estreia no campeonato brazileiro de futebol 2011 em seis dias. receberemos o hawaii em macaé no próximo sábado. primeira rodada do certame.
nunca cotado entre os favoritos pelo nacional e não exactamente um clube de tradição na primeira divisão, o hawaii acaba de eliminar o são paulo futebol clube, o übercampeão do país, da copa do brazil-2011... ou seja, este hawaii comandado por silas, o evangelizador, já nos dá - de saída - uma ideia de como será ferrenho o embate entre os vinte clubes ora reunidos nesta que promete ser uma longa & exaustiva competição nacional.
ou podemos considerar o flamengo favorito para sábado por termos ronaldinho gaúcho & thiago neves? por termos vencido o karioca-2011? acho que não, hein?
a copa do brazil-2011 e seus quatro semifinalistas serviram para que nós, os bacanas, percebamos o equilíbrio de forças: hawaii, c*ritiba, ceará e vaisco da gama - um deles estará na próxima libertas.
enquanto os brazileiros bacanudos da temporada passada foram alijados da libertas-2011: corinthians paulista, cruzeiro, fluminense, internacional e grêmio já podem se dedicar exclusivamente ao brazileirão. só quem ainda fará dupla jornada é o santos. justamente o santos, agora com muricy ramalho, parece ter bala para ir mais longe por lá e por cá - ao menos enquanto puder contar com ganso & neymar.
porque tem mais esta: um campeonato brazileiro, em verdade, são muitos.
é um rally que pode ter equipes inteiras desmontadas ou remontadas a partir de julho/agosto, com a abertura da infame janelinha de transferências internacionais. o santos mui provavelmente perderá ganso, talvez até neymar. o flamengo corre sério risco de perder diego maurício. e um time como o cruzeiro, dos irmãos perrella, que começou abafando em 2011, pode muito bem ser virado do avesso. a ver.
a única maneira de sobreviver à janelinha é saber se antecipar. se vamos vender o diego maurício, bom termos engatilhado um vagner love. ou um andré (ex-santos), que anda esquecidão na ucrânia e - dizem - professor luxerley mandou trazer.
as deficiências do elenco rubro-negro sabemos de cor (ler post abaixo, por exemplo) mas não creio que se possa fazer muita coisa quanto a ela até recomeçar a música para a dança de cadeiras internacional. quem está no brazil, e sabe jogar bola o suficiente pra querermos ver no flamengo, já está bem empregado. a exceção pode ser um ou outro rapazola detectado durante os estaduais. são as famosas apostas. e elas variam a cada estação. parece ser esse o caso do zagueiro gustavo, do boavista de saquarema. mas o flamengo nunca foi exactamente esperto ou ligeiro nesse departamento. para cada angelim ou williams que deu cierto, temos dezenas de jaíltons e minhocas.
consertar as falhas do elenco, portanto, ainda nos vai custar dinheiro, paciência e tempo.
mas há uma cousinha ou outra que podemos fazer desde já para entrarmos macio no brazileiro. a despeito do resultado deprimente do jogo de quarta-feira, no presidente vargas, acho que nosso time apresentou sua melhor movimentação nesta temporada 2011. enquanto estávamos com onze em campo e com a cabezinha no lugar. com ronaldo angelim jogando de falso lateral esquerdo, liberando renato pelé para subir mais ao encontro da dupla bottinelli & neves. com gaúcho libre a se mexer na frente. e mesmo com wanderley como referência; uma vez que lux parece estar guardando rapaz diego maurício para que os europeus o levem daqui inteirinho.
assim, pra mim, o clube de regatas do flamengo pode começar de maneira bem decente o brazileiro-2011 com...
felipe; moura, wellington, david e angelim; williams e pelé, neves e bottinelli; gaúcho e wanderley.
deve ser o bastante para o flamengo se segurar em uma zona intermediária da tábua de classificação, digamos entre o sexto e o décimo lugares, enquanto a sétima cavalaria não chega. e ainda tem o seguinte: a torcida parece estar tolerando o luxerley apesar dos pesares, apesar das vaias pontuais e tal. eu, cá de minha parte, já me enchi bastante com esse senhor - mas, nas arquibancadas, a nação até tem pegado leve. nada de muros pichados, moedas atiradas a campo, ônibus cercado etc.
e para fechar esta bagaça, te digo que cousita ou duas aprendemos ao longo desses últimos anos de brazileiros a pontos corridos. aprendemos que as primeiras rodadas valem os mesmos pontos que as últimas rodadas. e que, se o time não se afundar muito, dá para ganhar fôlego ao longo da competição. remember 2007 com professor joel. remember 2009 com andrade. só não dá pra ficar remanchando a cada rodada, achando que empate é um bom resultado. remember 2008 com caio júnior. remember 2010 com lourenço/silas/luxerley.
este mengão invictão, que conseguiu segurar seu cabazinho por quatro meses, empatou demais no período. esse é um mau sinal. mais vale uma vitória na mão que três empates voando. mas não é nada que um pouco de ousadia não conserte.
agora vamos lá. que a sorte está lançada, como já disse o outro imperador.