domingo, 10 de abril de 2011

botafogo 0 x 2 mengão (a chronicle)

o flamengo tinha deixado o botafogo lhe escapar na taça goanabara-2011.
agora a cachorrada não teve como fugir, o mengão deu-lhe a coça devida.
pagamos nossa dívida nesta noite de domingo. no encerramento da sétima e penúltima rodada desta taça rio-2011. uma vitória importantíssima porque o flamengo já se habilita às semifinais - e porque ela chega depois de uma semaninha de internato da moçada em atibaia.
o clube de regatas do flamengo, compenetrado e imbuído, formou no sempre chocho engenhones com felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; maldonado e williams de volantes, renato pelé e thiago neves pelo meio; ronaldinho gaúcho mais à frente, com deivid.
bueno... não pude ver (ainda) a peleja completa. escrevo esta chronicle por conta do que vi no compacto do sportv. a se ter em confiança a análise de lédio carmona no "canal campeão", professor luxerley teria voltado de atiabaia com sua turma num 4-3-3. o tripé ofensivo formado por neves (direita), deivid (centro) e gaúcho (esquerda). a conferir, nos próximos compromissos, se é mesmo por aí. (e vale ver também o que será de deivid depois de uma exibição que me pareceu apagada, sendo trocado por diego maurício no início da segunda etapa.)
a notar que o gol saiu por uma boa jogada na canhota. ali alvim já tinha acertado um belo & incomum cruzamento na lata de gaúcho. no lance do gol, alvim bate lateral para pelé em profundidade. o camarada entorta geral no rumo da linha de fundo e centra para neves, livre, livrinho.
a segunda etapa, pelo que entendi, teve o botafogo mais animadinho. e o mengo como a esperar o momento de meter-lhe um contraataque pelo ventre e encerrar a questão. foi o que aconteceu com moura e neves a se encontrarem em descortino & ligeirice. em partidas anteriores, tivemos semelhantes oportunidades de assim liquidar um adversário - e não o conseguimos. um sinal de evolução? quero crer que sim. as partidas decisivas da taça rio confirmarão a impressão. ou não.
muito vai se falar sobre uma participação apagada do gaúcho. entendo que se diga isso. mas, pelo menos desta vez, quero ver um pouco além... e apontar uma maior independência de nosso time em relação ao gauchinho. ele não participou de nenhum dos dois gols. e, pelo que pude apurar no vetê, soubemos manejar bem a pelota sem passar por ele. era isso que eu pedia por aqui. bom.
como vi o jogo num compactão, fui privado daqueles bolsões de tédio que conferem a uma partida de futebol seu real ritmo: cobranças de tiros de meta, faltas e ceras, volantes e beques tricotando na saída de bola, jogadas natimortas, etc.
mesmo assim, me chamou a atenção a flagrante indigência de nosso querido fogão. dia desses, os caras chutaram papai joel para fora da kombi. exigiam um time ofensivo. legal. agora veja o meio-campo deles esta noite: marcelo mattos, bruno thiago, arévalo rios e garoto everton. haha. el loco abreu deve se ver loco - de facto - com tantos mediokres. assim ficou mole pra nossa defesa. com todo respeito ao fantasma de garrincha... time por time, esse botafogo não pode nunca ser páreo para o flamengo. se quisermos chegar a algum lugar para além da goanabara, claro.