domingo, 31 de outubro de 2010

jade, a equilibrista














jade barbosa já teve de vender camiseta para comprar seus remédios.
a entrevista da garota, medalha de bronze no mundial de ginástica, para
a edição de hoje do jornal folha de são paulo também pode ser lida no uol.
e vale muito ser lida, nem que seja para se ter uma pequena ideia do abismo entre os
bacanas do futebol milionário e a larga maioria de nossos (melhores) atletas olimpikos.
afinal, rio-2016 é logo aí...

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/823026-madura-jade-diz-que-voltou-para-a-ginastica-por-falta-de-alternativa.shtml

sábado, 30 de outubro de 2010

saludos a dieguito


hoy o grande diego armando maradona faz 50 anos.
(na photo, diego é o da esquerda)

quatro homens e um destino

a imediata saída de toró já foi o primeiro sinal para a barca luxemburga que deve deixar a gávea ao fim da temporada.
toró nem vai ficar este restinho de brazileiro-2010 para esperá-la zarpar. ele já foi na frente.
ontem esvaziou os armários, despediu-se da rapaziada e não treina mais no clube de regatas do flamengo.
eu, de minha parte, tenho uma relação de passageiros para a barca.
quatro deles têm contractos a expirar em dezembro. e repare se não seria bem oportuno deixá-los (fazê-los) partir. eles não são os únicos passageiros que eu gostaria de ver embarcar. mas, como já estão em fim de contracto, como já podem sair a custo zero, acho que eles serão os primeiros a garantir seus bilhetes.
eles são... leo medeiros, fernando goyas, michael e leandro amaral.

sobre o leo medeiros, a te dizer, não entendo nem como pode ainda estar no clube. foi emprestado no início do ano (para o bahia?) e voltou com o fim do empréstimo. e então simplesmente ninguém mais quis aquele peia. ele simplesmente foi ficando por lá. meia de futebol rudimentar, medeiros foi visto pela última vez envergando a camisa 10 do time de aspirantes no brazileiro sub-23. piada de extremo mau gosto. medeiros, vale lembrar, é a última e solitária herança nos deixada por ney frango naquela cabulosa ipatinguização do flamengo que rolou há uns anos. esse já vai tarde.

o tal do fernando goyas é mais conhecido por ser irmão do carlos alberto. ele foi o famoso caso de compra de gato por lebre. a patuscada da gávea trouxe esse rapaz pensando que ele jogasse de volante. like toró. porque fernando foi entendido como volante no jogo do flamengo contra o goyas, no finalzinho do brazileiro-2009, um empate que quase nos custou o caneko. os caboclos não perceberam que os goianos jogavam com três beques, então apostaram que o frágil fernando pudesse ser primeiro homem de meio-de-campo em 4-4-2. não pode. descobrimos que fernando goyas é uma espécie de kleberson. e nós, que já temos o kleberson original no time, por que diabos precisaríamos ainda de um segundo kleberson, p*rra?

o caso michael foi uma grossa s*canagem da botafogada. eles estão de parabéns. nos pegaram direitinho. michael estava lá no botafogo, encostadão, quando algum gênio da administração delair dumbrosk achou que seria divertido passar a perna nos rivais e trazer michael, garoto revelação de general severiano, para o mengo. like toró. o tiro saiu pela culatra. michael chegou em janeiro e de imediato se mostrou uma mala sem alça. michael é um canhoto razoavelmente habilidoso que se vê como um grande armador e por isso desdenha da possibilidade de jogar como lateral - sendo que ele foi chamado justamente para ser sombra do apático juan maldonado. de modo que michael passou um ano inteirinho na sombra da gávea. sombra e água fresca. quando andrade arriscou usá-lo como meia, justamente na libertas-2010, foi um desastre. a ponto de raramente voltar ao time depois daquilo. michael foi visto pela última vez a reclamar na imprensa de que "teriam" sabotado sua pessoa para com silas, o evangelizador, ao "dizerem" para o então treinador que ele, michael, "não queria" ser escalado como lateral... ora, que vá pastar.

e leandro amaral é o nome perfeito para fechar esta primeira chamada. o jovem atacante de trinta e quatro anos foi um tiro no pé que o zico calhou de dar. veja a bobagem que nosso galinho pôde fazer... com o time numa pior, sem marcar gols e caindo na tabela, zico foi até o departamento fisiko da gávea e deu de cara com o leandro amaral. o amaral estava há meses por lá se tratando do joelhinho podre. depois um doutor do departamento médico apareceu com um exame a garantir: amaral está zero bala. no calor da hora, na aflição do querer mostrar serviço, o zico foi lá e fez m*rda. era logiko que não daria cierto. amaral jogou dois jogos. arrastou-se em campo. depois zico teve de inventar uma grana sei lá de onde e contractar, na última hora, deivid & diogo. pronto. aí que amaral não teria espaço mesmo. foi visto pela última vez a reclamar de ter de jogar com a molekada sub-23 no time de aspirantes - e em seguida apresentou seu ultimato: ou volta pro elenco principal ou vai embora. taí. agora leandro amaral vai conseguir o que quer.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

um abrazo pro toró

toró está libre para procurar emprego.
o clube de regatas de regatas do flamengo anunciou agora há pouco que não chegou a um acordo financeiro para a renovação com o jogador para a temporada 2011.
(por "clube de regatas do flamengo", na frase acima, entenda-se a funesta figura de luiz augusto velloso, que agora é o cara que manda no futebol do clube. bah.)
toró é um sujeito esforçado. gente fina, corre pra c*ralho.
mas também, vamos dar a real, de volante aguerrido o mengo já anda cheio. não só tem um monte de gente assim por lá, como tem outro tanto emprestado por aí.
o botafogo de futebol e regatas que se cuide...
papai joel periga levar seu querido torozinho para general severiano. ainda mais se o foguito se classificar para a libertas-2011. já pensou? o bravo toró é especialista na competição. não pode ver um gandula uruguayo que já fica todo enfezadinho.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/10/flamengo-desiste-de-renovacao-e-toro-esta-fora-do-clube.html

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

são judas tadeu


28 de outubro é dia de são judas tadeu.
é conhecido como o dia do flamenguista.
eu sou flamengo, mesmo sendo ateu.
e deixo cá um abrazo pra toda a nação.

o factor marquinhos & a ponta-esquerda

luxerley não conheceu marquinhos de agora, não.
foi luxerley, quando chegou ao parque antarctica, que teve a ideia de levar para o palmeiras o moleque que tinha detonado pelo vitória da bahia no brazileiro-2008.
marquinhos, no entanto, não emplacou no parmêra. nem lux. logo o professor caiu fora. e marquinhos se viu num ostracismo.
agora os camaradas se reencontram no flamengo.
nos dois útimos compromissos, marquinhos entrou já nos intervalos. coincidindo com uma subida de produção do rubro-negro. marquinhos foi fundamental para os gols que empataram as pelejas: metendo bola pra renato contra o vaisco, batendo córner pra renato ante corinthians. marquinhos se movimenta ligeiro e tem ajudado a criar pela esquerda uma movimentação que se vê pela direita (com moura, williams, maurício). uma movimentação que sempre se viu pela direita, mas nunca na canhota (com juan, kleberson, etc). com marquinhos solto à frente, mais renato chegando por ali, alguma cousa também começa a acontecer no latifúndio improdutivo da ponta-esquerda.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

mengão 1 x 1 corinthians paulista (a chronicle)

o corinthians paulista tem o ronaldito. o gordinho é do mal. o gordinho recebeu uma única pelota em condições claras de gol. uma única pelota em noventa minutos. foi o bastante. ronaldito fez o gol.
o flamengo empilhou atacantes. teve mais posse de bola o jogo inteirinho. tipo setenta por cento de posse de bola. tentou pela esquerda, pela direita, pelo meio. bola aérea, chute de longe, linhas de passe e o escambau. tentou até os quarenta e nove do segundo tempo. só conseguiu fazer um gol chorado.
e assim empatamos mais esta. quando o flamengo recebeu o corinthians paulista, no engenhones, pela trigésima-segunda rodada do brazileiro-2010. (faltam meia-dúzia.)
o luxerley, que sempre tenta brilhar mais do que os jogadores em campo, bem tentou aprontar das suas. ele passou os últimos dias fazendo manha. escondendo o time. de facto surpreendeu geral ao fazer o mengo aparecer com um esqueminha 4-3-3 pela primeira vez na temporada. uma formação que tentou privilegiar nosso ataque 3D.
o clube de regatas do flamengo, portanto, formou com marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, juan maldonado pela esquerda, maldonado e williams e renato pelé no meio, deivid e diogo e diego maurício no ataque.
grande ideia do lux - quinhentos paus por mês - para tentar emprestar alguma dinamika para o time. levado a decidir entre correa e kleberson para o meio-campo, preferiu meter o diogo no ataque. mas estrear esse esquema contra o corinthians paulista, um dos candidatos ao caneko, foi um lance meio kamikaze para o flamengo.
a ideia era vencer. por isso valeu. e mesmo que esse 4-3-3 não tenha funzionado de imediato, acho que o caminho é exactamente por aí. vale a pena insistir nisso, até azeitar a bagaça. não só para a recta final do brazileiro-2010 mas também para a próxima temporada. sobretudo para a próxima temporada.
mas sobre esta noite... o corinthians paulista já seria dono do melhor meio-campo se tivéssemos jogando de quatro contra quatro no setor. então o corinthians se viu realmente sobrar por ali, uma vez que tínhamos um meia a menos. o time deles congestionava sua intermediária com o trio pegador ralf, elias, jucilei. e se arriscava apenas em contra-ataques. o mais alucinante deles veio numa enfiada linda do gordito para o ralf entrar de surpresinha na nossa área e chutar em cima do lombastiko.
se o corinthians dava essas espoletadas, o mengo mantinha a bola por mais tempo e se mexia na frente procurando espazos na retranka de tite. só que ao flamengo um trozo qualquer lhe emperrava na hora agá. falta um artilheiro. deivid já foi esse cara. já foi. o corinthians paulista tem um artilheiro que pesa cem quilos. agora experimente deixar uma bola marota pingando na frente dele. em plena grande área. (abrazo pro maldonado que, dormindo fora da jogada, deu condição para ronalducho.)
o flamengo ruminava, ruminava, ruminava. mas não engolia. não dava o chute. não chegava à frente com tesão. luxerley, por isso, voltou para o segundo tempo com marquinhos no lugar do pouco útil deivid. marquinhos, aquele do vitória da bahia, mostrou que poderá nunca chegar a ser o jogador que ameaçou ser no brazileiro-2008. mas ele tem lá sua estrelinha. logo aos dois minutos, bateu um eskanteio pela esquerda, a pelota desviou no cocuruto de pelé e chegou a boa altura para diogo, na pequena área, arremetar.
partida empatada, o flamengo esboçou - agora sim - um 4-3-3 decente. marquinhos caindo pela canhota, diego maurício solto pela direita, diogo no meio. diogo não é, nunca foi, centroavante. mais adiante, lux meteu o val baiano ali no meio. mas, cá entre nós, esperar que baiano agora desande a fazer gols é meio forçar a barra um pouquito além da conta.
a real é que o corinthians precisou vir pra cima, como não tinha vindo antes, nem no primeiro tempo. mas logo a dupla ronaldito & iarley arriou. e tite não tem banco para o ataque. então o flamengo ficou ainda mais à vontade para dominar a cancha e tentar ataque sobre ataque sobre ataque. e vale dizer: tentou de verdade, suou, correu, bateu cabeza e o escambau. mas não rolou. quem sabe um ronaldito com cem quilos nos quebrasse essa. no ano passado, um imperatore com noventa e oito nos quebrou...
na lupa fria da objectividade, quem quase ganhou a peleja foi o corinthians paulista. mesmo acuado. teve uma cobrança de falta do rapaz bruno césar que estourou no travessão de lomba com um gélido estampido metaliko. foi um baita pecado para o futebol aquela bola não entrar. mas nos valeu um pontinho magrela.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

cansadinho

assim adriano não quer mais brinkar de ser imperatore.
nosso imperas anda desgostoso com a vida. de novo. já não acha mais tão legal essa ideia de ter voltado a jogar na itália. e agora avisa - a quem interessar possa - que ele anda muito a fim de abrir o gás. the breaking news do noticiário romano...
adriano quer sair fora da roma já em janeiro.
isso que ele chegou lá dia desses, em julho.
adriano jogou apenas três vezes como titular da roma. o imperador está a puxar banco para atacantes do naipe do italiano borriello e do montenegrino vucinici (aquele que tira o calção para melhor comemorar seus gols). dia desses, numa partida contra a inter de milano, o treinador da roma, claudio ranieri, até quis colocar adriano em campo, no finalzinho do jogo. mas o rechonchudo imperador fez cera e não entrou.
quem entrou bem mesmo foi a roma - em crisis - na zona de rebaixamento do calcio.
http://espnbrasil.terra.com.br/futebolinternacional/noticia/156278_INSATISFEITO+ADRIANO+PODE+SAIR+DA+ROMA+JA+EM+JANEIRO+DIZ+JORNAL

mengão vai para o título





depois do infame empate com o vaisco,
caiu para 0.1% a chance de o flamengo
conseguir chegar até a libertas-2011...
então agora só nos resta ganhar
o concurso musa do brasileirão.
esta é a estudante nathalia de oliveira, 20 anos.
ela é karioca e tem bola para jogar no meio-campo do mengão.

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/musa-do-brasileirao-2010/flamengo/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

heartbreaker

adivinhe quem vai jogar na quarta-feira?
pequeno ronaldito vem aí. promete agitar o engenhones defendendo o corinthians paulista contra seu ex-clube de coração.
ronalducho vai para seu terceiro jogo seguido. provando o que já tinha dito: não sente mais amor algum pelo mengão. que ingrato!
só porque o mengão trash do rogério lourenço sapecou o corinhians gambáctico da libertas-2010 em pleno ano de centenário.
(aliás, o único momento digno do mengo nesta temporadinha azeda.)
o wellington, nosso beque teen, já está preocupado...
Não importa se está com quilos a mais ou não. O Ronaldo dentro de campo sempre acaba dando trabalho. É preciso ter cuidado com ele. Temos de estar ligados o tempo todo. Em qualquer espaço ele pode aprontar e fazer o gol. Se ele não viesse, seria melhor para nós.
seria melhor, sim. pois se a zaga teenager do flamengo se complicou com um chute torto do zé do boteco e não conseguiu nem segurar o craque vaiscaíno cesinha...

alguém vai sobrar

o maldonado estava na seleção chilena. o williams esteve suspenso. depois o correa esteve suspenso. agora já passou. o flamengo enfrenta o corinthians paulista, nesta quarta-feira, em engenho de dentro. e o luxerley, depois de três ou quatro rodadas, enfim vai ter todo mundo em condições de entrar em campo.
e é agora que eu quero ver a de qual é com o luxerley!
quem vai formar o meio-campo do rubro-negro?
maldonado era genro do lux. ele já largou a filha do cara, mas nada de o ex-sogro largar dele. este ano mesmo, lux tentou contractar o maldonado para seu atlético mineiro. e maldonado está bem. me parece garantido. que bom. o renato pelé deve seguir como o único armador do time. ainda mais depois do gol espírita de ontem.
sobramos com kleberson, williams e correa para duas vagas no meio-campo. te digo que, para mim, williams é o pulmão do time. compensa com raça-amor-paixão as evidentes limitações. o correa, por sua vez, é sempre tranquilo quando joga. não causa fortes emossões, nem pro bem, nem pro mal. e o kleberson... o que te parece?

volta, obina!!!


eu quer ver de novo o obiníssima no mais querido

domingo, 24 de outubro de 2010

vaisco 1 x 1 mengão (a chronicle)

o vaisco da gama, sendo o vaisco da gama, foi visto ao final do superclássico deste domingo em um de seus momentos mais característicos. descendo o sarrafo, criando confusão, fazendo cera. um tal de dedé sendo expulso depois de quase quebrar no meio a canela do williams. o treinador paulo césar gusmão recebendo vermelho, se recusando a deixar o campo, saindo escoltado pela polícia. o goleiro fernando prass se jogando ao chão, repetidamente, como se ferido de morte, varado por uma dor sobre-humana.
enfim. o vaisco a se agarrar com força num empatezinho mixuruca. um empate conquistado depois de encontrar um gol por acaso, e depois de perder a cabeza por si só. a ponto de quase deixar o flamengo virar a bagaceira. acontece. e aconteceu esta noite, no engenhones, pela trigésima-primeira rodada do brazileiro-2010.
o clube de regatas do flamengo alinhando com marcelo lomba no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado de volante, williams e kleberson no meio, renato armando, deivid e diego maurício à frente.
o gol do vaisco da gama, sendo um dos lances mais lirikos & ridikulos da temporada, merece ser descrito aqui com minúcia. vamos lá...
tudo começou quando o zé do boteco deu um corridão pela ponta-direita e passou como quis pelo david, que tentou chegar-lhe na cola. mas o botequeiro cruzou meio torto, rasteiro, jogando a bola meio de qualquer jeito para dentro da pequena área flamenga. ali onde o wellington estava na sobra. ele se antecipou a marcelo lomba para cortar. wellington faz um tipo zagueiro-zagueiro: ele fechou os olhos e encheu o pé. pegou errado e saiu um parafuso na direcção que o nariz aponta. e lá havia juan maldonado. a bola estourou na coxa do juan, que estava ali plantado, apenas a observar a pantomima de seus colegas. o chutão de wellington perdeu força ao atingir o flácido juan, e a pelota então traçou uma parábola abaulada, amortecida, subindo lentamente, encobrindo wellington, encobrindo lomba, e descaindo até bater exactinho no travessão. marota. ouviu-se um estampido metálico. e a bola repicou para o ventre da pequena área. bem onde cesinha, o zagueiro do vaisco, estava paradão a se fazer de centroavante, esperando para ver o que poderia lhe acontecer naquela situação. e cesinha não pôde esboçar outro gesto que não o de emendar um voleio - enfim arrematando o objeto esférico para dentro do arco vazio.
shit happens, te diria o poeta. verdad.
acho que o luxerley - quinhentos paus por mês - deveria ter antecipado que escalar no superclássico uma zaga de teenagers poderia dar nesse tipo de trozo... perceba: o flamengo errando seguidas saídas de bola. quando o williams ou o juan erram a saída de bola, dá um trabalho danado, mas a rapaziada da retaguarda meio que espera que isso aconteça - por que acontece directo - e já está mais ou menos preparada para salvar a bagaça. agora... quando quem perde a bola é o maldonado, como neste lance, fica faltando ensaiar como fazer.
a real é que o flamengo não estava mostrando muita firmeza, não.
como acontece sempre, entra e sai treinador, acontece sempre, o time era muito mais eficiente quando subia pela direita, com moura, e era muito mais interessante quando daí a pelota caia nos pés de diego maurício. enquanto do lado de lá, na canhota, tanto faz que dupla aparecesse por lá, juan e kleberson, ou juan e pelé, nada - absolutamente nadja - acontecia.
um time mancoeba a ponto de luxerley mandar o petkovic para o segundo tempo no lugar do useless kleberson.
e então... a partir dessa simples e tão natural escolha - petkovic melhor que kleberson - o mengo começou a palmilhar novo caminho no prélio. aproveitou-se, já de saída para a segunda etapa, de um comodismo do vaisco, bem no estilão gusmão, que achou por bem se acomodar naquela magreza de resultado. percebendo isso, e percebendo que seu time precisava de mais ímpeto para se aproveitar da tranquilidade e modorra alheias, lux agitou bem demais... tirou o plasta do juan para inventar marquinhos, aquele do vitória da bahia, numas de ponta-esquerda. e trocou deivid por diogo. na bola, deivid é mais jogador que o diogo. mas nas divididas, na bola espirrada, na luta da zona do agrião, diogo está alguns pontos à sua frente. com marquinhos na canhota, renato pelé mais enfiado na frente, pets tateando pelo meio e diogo juntando-se ao explosivo diego, o mengão envergou o vaisquilhos bonito.
a ponto de dedé explodir num carrinho criminoso que quase mandou williams para a cirurgia. com um p*rradeiro a menos, o vaisco perdeu-se na pressão flamenga. questão de tempo até marquinhos alucinar uma bola alçada para pelé, numas de centroavante, meter de cocuruto. e só não viramos o jogo por que nosso estimado adversário se lançou aos expedientes mais baixos para garantir o empate. (e porque o juiz guttemberg de paula é um notório bananão.)
só te digo que acho engraçado como um time mexido na louca por luxerley pôde transpirar mais alma e mais luta do que aquele time que treina junto há semanas... kleberson e juan maldonado, os senhores já podem ir ajeitando suas respectivas batatas na assadeira.

ao mestre, com carinho

a real é que o supercrássiko flamengo x vaisco da gama vai rolar meio brochado.
a começar por ser no engenhão, o estádio mais artificial e sem charme do brazil.
e também, claro, porque o vaisco não tem muitas ambições neste brazileiro-2010, time que é tão afeito a empatar + empatar + empatar. e mesmo o nosso always trepidante flamengo, depois da entrada do luxerley, ficou morno de tal maneira que ninguém mais fala de crise, de patricia amarelona, de capitão leo, etc.
de modo que o jogo de logo mais virou um reencontro entre os dois professores:
mestre luxerley e seu mais notável discípulo, paulo césar gusmão. os dois trabalharam juntos por sete anos, incluindo o cruzeiro über-campeão de 2003.
o gusmão era auxiliar de lux. hoje o jovem jedi desafia o véio mestre.
Fico muito feliz de poder reencontrá-lo. É um grande amigo, que teve muita influência na minha formação como profissional. Cada um tem a sua metodologia, mas o estímulo para a função, com certeza, veio dele.
o luxerley, sempre simpático & humilde, acolheu as palabras de gusmão.
Ele tem um trabalho que pertence a ele, mas é lógico que alguma coisa também acabou aprendendo comigo. - fofo!

sábado, 23 de outubro de 2010

jade é o mengão em roterdão

a pequena jade barbosa alucina internacional.
jade e danielle hipólito, sua colega no clube de regatas do flamengo,
foram as únicas brazileiras a se classificarem para as finais individuais
do mundial de ginástica da holanda-2010 - tanto por aparelho quanto no geral.
e jade levou hoje, em rotterdam, a medalha de bronze no salto sobre o cavalo.
jade é a terceira melhor do mundo.
atrás apenas de duas gringas tarimbadas nos cavalinhos:
a americana alicia sacramone e a russa aliya mustafina.
nada mal para jade que, com uma lesão crônica no pulso,
chegou a ser aconselhada pelos médicos a largar o desporto.
O mais difícil foi passar por cima da lesão e de todas as dificuldades que enfrentei,
mas deu tudo certo, o meu punho está 100%. Depois dessa não tem do que reclamar.
Estou muito feliz e realizada.

Essa medalha tem um pouquinho de cada pessoa.
Todos que me deram força nesses últimos meses...
jade mandou muito.
e aqui eu mando meu abrazo para o ilustre senhor márcio braga,
que bem tentou fechar o departamento de ginástica do flamengo.
mas a jade chegou lá, e não foi por sua causa, não, márcio braga.
parabéns, seu incompetente!

pelé & os bacanas

o pelé é o da esquerda...

...agora o pelé é o da direita

pelé chegando para somar

em pé: cantarelli, rondinelli, toninho, manguito, andrade e júnior
agachados: tita, zico, pelé, carpegiani e julio césar uri geller

viva o pelé!

estádio mário filho, amistoso flamengo x atlético mineiro
rio de janeiro, seis de abril de 1979

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

um clássico para o drogbinha

menino diego maurício está pronto para disputar seu primeiro supercrássico mengão x vaisquito entre os marmanjos.
o popular drogbinha da gávea deve formar dupla de ataque com deivid. nada mais justus. diogo chegou cheio de moral lá da grécia para formar o ataque D2 com deivid. mas, quando a bola rolou, quem deu a cara pra bater foi menino maurício.
No primeiro turno fui relacionado, mas não joguei. Agora estou esperançoso. É um jogo diferente, que mexe com os nervos, desde o início da semana você já pensa, tem a tensão máxima.
eu ainda acho que o flamengo, quando todo mundo estiver em forma, pode montar um ataque 3D com os três juntos - diego no meio - deivid por um lado - diogo pelo outro. mas isso só lá para janeiro/fevereiro.
por enquanto, luxerley vai botando fé no drogbinha e, dia desses, ele chegou a querer dar um miguel de que quem "bancou" maurício no mengo foi ele - lux - oras... não vamos nos esquecer disto: maurício já frequentava o time principal com andrade e foi lançado pelo rogério lourenço, que aposta nele desde a seleção brasileira de juniores, vice-campeã mundial em 2009... sai dessa, luxerley.

i know what you did last summer

e a nação rubro-negra, neste domingo, vai reencontrar zé roberto.
o popular zé do boteco, um dos mais improváveis heróis do hexa.
después de mui breve retorno à bundesliga, o sujeito reapareceu no vaisco.
vem jogando bem, correndo bastante e até fazendo aqueles gols espíritas dele.
chegado o vaisco da gama para este brazileiro-2010, agora nosso antigo botequeiro prega o famoso profissionalismo e, para seu segundo clássico do lado negro da força. no primeiro, foi manso. ele acredita que agora já está mais na manha.
Não tem segredo. São duas equipes vizinhas, da mesma cidade, que se conhecem muito bem. Assim como eles sabem quem marcar do nosso lado, nós também sabemos. O clássico vai ser decidido na entrega e no detalhe.
como já o disse o poeta, clássico é clássico - e vice-versa.
São esses jogos que eu gosto de jogar. Todos estão vendo. Tem muita rivalidade. É um jogo diferente, exige uma entrega maior. O torcedor te cobra muito.
será que a galera rubro-negra tratará bem o traíra no engenhones?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

pegada & velocidade

o luxerley parece encantado com o rapaz wellington.
(sei que o nome dele é algo como "welinton" mas me recuso a escrever assim, sinto.)
wellington, de facto, entrou bem, ali na zaga central, nas últimas duas rodadas. teve atuacção especialmente segura contra um inter que, frankamente, estava pouco se lixando pro jogo.
de toda forma, wellington convenceu o chefe e - pelo jeito - ele emplaca o supercrássico do domingones. no treino de hoje, luxerley promoveu o retorno de david ao onze titular. com a volta de david, que cumprira suspensão, e a aposta em wellington, sobrou bonito pro ronaldo angelim.
o jovem wells, 21 anos, agradece a preferência de lux.
Talvez, por eu ser mais novo, ele procure dar um pouco mais de atenção, ensinar, e eu procuro fazer o que ele pede: ter pegada e velocidade no mano a mano com os atacantes.
já vi esse filme. angelim vai curtir um banquito e depois o professor vai perceber que, de boa, se nossa retaguarda é fraquinha com angelim, ela fica ainda mais frágil sem ele ali a vigiar a avenida juan maldonado. tomara que, para tanto, a gente não precise perder o próximo compromisso. ganhar do vaisquinho, confesso, vai ser bem divertido.
para tanto, garoto wells terá que correr um bocadito atrás do eder luis e do zé do boteco.

chambinho

pode ir se despedindo da sorridente moça batava.
a guria das trancinhas será aposentada da camisa rubro-negra para a temporada 2011.
o clube de regatas do flamengo não comenta a respeito, oficialmente, mas parece que a própria batavo resolveu deixar quieto. afinal, deve ser mesmo chato patrocinar a camisa de um time campeão nacional justamente no ano em que o clube passa pelo maior perrengue e não sai da décima-cacetada posição. sem falar do caso bruno zousa.
para 2011, teremos o banco do valerioducto, cierta operadora de telephonia e uma outra marca a ser anunciada.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

this is hardcore


moura, angelim e juan: o núcleo-duro do mengão desde 2006
e aê, vaisquinho... vai encarar?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

refuse/resist

te contar... que sujeito largo esse mané, kleberson.
entra e sai de gente no meio-campo do flamengo, e kleberson está sempre por ali. perceba como é inkrivel....
quando maldonado estava fora de combate, klebs seguia jogando no time. depois o chileno foi chamado para a seleção e teve de viajar. klebs seguiu jogando. quando maldonado voltou, foi o williams que levou suspensão. klebs seguiu jogando. agora que o maldonado encaixou e o williams já pode voltar ao time, é a vez de o correa cumprir suspensão. portanto klebs seguirá jogando.
ele está confirmadíssimo contra o vaisco da gama.
e, se bobear, kleberson ainda fará um gol no supercrássico do domingão - no último sábado, ele mandou no travessones - e aí quero ver tirar esse peia do time...
só na outra semana, quando pegaremos o corinthians paulista, o luxerley deve ter todo mundo a disposição. enfim poderemos ver como ele pensa seu meio-campo. maldonado é fundamental. lux deve saber disso. lux sabe disso. então serão três caboclos para duas vagas: correa, williams & kleberson. a ver.

ainda dá!!

com uma quarta vaga para o campeonato brazileiro,
temos 0.4% de chances de chegar à libertas-2011:
nove pontinhos em oito rodadas
(fonte: www.chancedegol.com.br )

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

o camisa vinte e nove da gávea

ascensão e queda do império do amor. um pé no andrade. um pé no zico. o retorno de luiz augusto veloso. o longo interinato de rogério lourenço. a breve e desastrada passagem de silas, o evangelizador.
mais uma libertadores desperdiçada. mais um tetra estadual desperdiçado. mais um brazileiro jogado apenas para não cair.
uma temporada no inferno para o clube de regatas do flamengo.
nesse ponto, se me permitem os brothers, eu acho que devemos muito a este moço, o marcelo lomba.
quando bruno zousa saiu do colectivo para a cadeia, já estava pronta mais uma crise para ferrar a equipe. mas, dentro de campo, essa foi uma crise que não houve.
lomba fez sua parte. o que menos o fla precisava neste 2010, por cima de tudo que nos aconteceu, era de um peruzeiro no arco.
Foi a maior responsabilidade da minha vida. As pessoas não me conheciam direito e ficavam com o pé atrás. Acho que me aperfeiçoei bastante e continuo trabalhando.
vale ler a entrevista de lomba no uol. ela é curtinha mas traz boas respostas. o camarada é novo (23 anos), mas tem personalidade. é talentoso. é rubro-negro de formação.
eu aposto em marcelo lomba. podescrer.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/10/18/apos-periodo-de-experiencia-lomba-fala-sobre-bruno-e-diz-encarar-tudo.jhtm

lux é um luxo só

quem ouve o noticiário do clube de regatas do flamengo, periga achar que o time está indo para o título do brazileiro-2010. infelizmente não é bem assim. o flamengo apenas está mijando sangue para fazer o mínimo que se espera de um time de seu porte: manter-se na primeira divisão. mas a imprensa carioca é assim mesmo e o mengão sempre curte um auê...
vandemburgo luxerley, que até parece o motivo de tudo estar aqui, assume um discurso bonito.
o lux divide os louros de sua sensacional campanha - duas vitórias, um empate - com toda a turma do fla. até mesmo com aquela mulambada que entra em campo. "o treinador ajuda apenas a ganhar campeonatos. nos jogos, o percentual maior é dos jogadores", arrotou lux, embriagado com a vitória sobre o internacional.
quão generoso, esse lux. e seus discípulos devolvem os méritos para o professor em palabras gentis. "com a vinda do luxemburgo, o time está jogando de uma forma diferente, e os resultados estão aparecendo", percebe ronaldo angelim. "vamos continuar focados para seguirmos em um bom caminho", emenda renato pelé.
val baiano e deivid, veja você, começaram até mesmo a fazer gols. e luxerley sabe o porquê. "eu disse antes da partida que jogador precisa treinar. essa foi a situação do deivid. trabalhou velocidade, potência, e está se readaptando ao futebol brasileiro, pois passou muito tempo fora." lux agora promete que o mesmo vai acontecer com diogo. a ver.
e luxerley, discretíssimo, já fala no hepta nacional... em 2011, claro.
"fiquei cinco anos sem ganhar o brasileiro, mas vou conquistar pelo flamengo no ano que vem."
bueno. estou tranquilo agora.

domingo, 17 de outubro de 2010

romário & seus amiguinhos

categoria de base não serve pra levantar caneko. serve para revelar mais e melhores jogadores para o time profissional de um clube de futebol. cousa que estamos devendo. não obstante, vale o registro:
o clube de regatas do flamengo sagrou-se, no sábado, campeão karioca de juvenis (sub-17).
o título, invicto, veio com uma vitória por 2 x 0 sobre os infantes do foguito, que já choram seus vices desde fraldinhas.
o flamengo de fernando vanucci (!?) teve como mvp o meia rafinha, que chegou à gávea vindo do cfz. ele foi indicado por um cierto arthur antunes coimbra. e transferiu-se por conta daquele contracto que foi taxado de "lesivo" para o mengo. (abrazo pro capitão leo.)
o time de juvenis também chamou a atenção por sua freak dupla de ataque formada por matheus, filho do bebeto chorão, e um guri de nome romário, numa homenagem de seu papai àquele outro romário.
o minimengão foi campeão com caio; digão, nicollas, escobar e efebe; pedrinho, lorran, muralha (este deve ser volante pegador!) e adryan (vitor hugo); thomaz (romarinho) e iguinho (matheus).

sábado, 16 de outubro de 2010

mengão 3 x 0 internacional (a chronicle)

o encontro entre o campeão nacional e o campeão da libertadores.
flamengo e internacional fizeram um jogazo de futebol!
ahn. não, nem tanto. mas valeu muito o placar do engenhones.
já que o colorado está pensando em dubai e aproveita para, como diria o poeta, brincar no brazileiro. o rubro-negro agradece a cortesia. e chegou a colocar os vermelhinhos na roda, final do primeiro tempo. uma pena que, já em meados do segundo tempo, o mengo tenha preferido ser diplomatiko e tirar o pé.
o clube de regatas do flamengo se fez representar, nesta trigésima rodada do brazileiro-2010, por marcelo lomba no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, rafael galhardo na direita, juan maldonado na esquerda, maldonado na cabeça-de-área, correa e kleberson no meio, renato na armação, deivid e diego maurício no ataque.
aconteceu algo surpreendente. o flamengo, time bom pra danar na hora de ficar ensebando a bola e dando toquinho de lado, se viu suplantado pelo internacional nessa especialidade. o inter alugou meio-campo, espalhando-se com o folkorico tinga e seus dreadlocks suarentos. mas, sem taison, que nos meteu um cruzado de direita no primeiro turno, o time do inter parecia um boxeur aposentado. no compasso remanchado dos internacionais d'alessandro e giulliano. simplesmente não levava perigo algum ao gol de marcelo lomba.
de modo que o flamengo ficou à vontade. nas duas vezes em que chutou a bola na direcção do gol de renan, fez dois gols. bem tranquilo. primeiro, um penalty mandrake. después, uma bikuda de renato. no lance da penalidade máxima, a notar a gentileza do juiz ao apitar empurrão (empurrinho) do indio no deivid. no lance da falta, a notar a marra de pelé ao chutar bonito demais lá do meio da rua. golazo.
na volta para a segunda etapa, me bateu um cierto hawaii feelings.
estava assim também em floripas: fechamos o primeiro tempo por 2 x 0, no sossego, e nos afundamos no segundo tempo, quando a maré virou em três, quatro minutos. desta feita, o malaco kleberson, anos e anos de praia, já tinha dito, voltando do intervalo, que o time não poderia mais dar mole desses.
talk is cheap. o duro é fazer. e pelé, alucinando, mandou um belo eskanteio, de canhota, bem na testa de deivid. mengão 3 x 0 no comecinho da segunda etapa. bom para a molekada se soltar em cima da zaga velha & cansada do colorado. galhardo pela direita, maurício por todo o canto. até klebs apareceu assim de repente: um passe comprido de deivid que o moço acertou no travessão (kleberson style). até o juan chegou na frente uma vez ou outra.
então virou recreacional. luxerley até mandou fierro pra jogo. em homenagem aos mineradores chilenos. foi a senha para a rapaziada tirar o pé. depois até o fernando goyas recebeu sua oportunidade. em homenagem a suas novas trancinhas.

o filho pródigo (não) volta ao lar

patricia amorim vive falando de seu desejo de repatriar julio cesar.
pois ela pode tirar seu cavalinho da chuva.
o filme de patricia amorim ficou queimado worldwide depois do episódio capitão leo vs zico. sua má fama ultrapassa fronteiras, e bateu lá na itália.
o arqueiro julio cesar, melhor atleta revelado na gávea esta década, deu uma longa e protokolar entrevista ao cada vez mais chapa branca canal sportv. falou sobre afrika-2010, sobre a c*gada que fez no jogo contra a nederlândia e tratou de pavimentar seu caminho de retorno ao time nacional.
o julio só foi mais veemente ao falar do flamengo. ao falar de uma improvável volta ao lar. falou grosso.
"continuo torcendo pelo flamengo, continuo sofrendo. mas não volto enquanto o clube continuar do jeito que está."
melhor patricia amorim bancar marcelo lomba mesmo.
http://colunas.sportv.globo.com/marcelobarreto/2010/10/15/julio-cesar-e-a-copa/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

sweet and low down

veja val baiano. era piada de mau gosto na gávea. um proscrito que, después de três gols em dois jogos, tornou-se terrível desfalque para o time que amanhã pega o internacional.
cousas que acontecem nesse universo paralelo, nesse mundinho de faz-de-conta chamado clube de regatas do flamengo.
sweet and low down, docinho e baixaria, te diria o poeta.
agora veja leandro amaral.
depois de se arrastar em campo em duas ou três patetikas jornadas, amaral foi colocado à parte do elenco. para aprimorar a forma fisika. acontece que "leandro amaral" e "aprimorar a forma fisika" são dois conceitos siameses, que sempre vêm juntos, um puxa o outro.
quando seu único fiador no clube, o zico, saiu fora, amaral deve ter visto a batata assar. dia desses, por puro espírito colectivo, anunciou que atuaria no time de aspirantes, embora ele bem se achasse no direito de "ficar em casa com a família" num dia de domingo. como grande profissional que é, ele se sujeitaria ao ridikulo de correr atrás de pelota com cabras dez, doze, quinze anos mais novos que ele.
mas nem assim leandro amaral voltou às boas no flamengo. nem com baiano fora de combate, nem com diogo lesionado, sobrou espacinho pro leandro amaral no banco, ali ao lado do luxerley.
então amaral estrilou, que ele não é otário para ficar treinando por aí sem nem ter onde sentar a b*nda durante os jogos do flamengo.
É lógico que essa situação incomoda um pouco. Dois atacantes estão fora do jogo e eu vivia a expectativa de retornar pelo menos ao banco de reservas. Infelizmente, estou fora mais uma vez e isso me deixa triste. Não sei o motivo de não ser escolhido. Respeito a qualidade de todos, mas a situação de não ser relacionado é uma novidade para mim. Nunca passei por isso na carreira durante tanto tempo. Sempre fui titular e ficava no banco de reservas (sic). Vou continuar trabalhando, mas acho que nessas condições será difícil continuar no Flamengo, até mesmo pela análise da diretoria já que atuei em apenas três partidas.
boa, compadre. disse tudo. a porta da rua é a serventia da casa. abrazo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

supertrunfo

depois do basquetebol, agora o clube de regatas do flamengo
lança os cards do time de futebol. sensacional.
dá para bater bafo com a cara do torozinho.
dá para jogar supertrunfo com o cristian borja.
funziona assim: cada jogador receberá 1,5 mil cards de si mesmo. que é para distribuir aos fãs do esporte na hora daquele contacto bakana com a rapaziada.
eu quero os cards do lomba, do angelim, do williams e do jorbison. e tu? quais?
mas fiquei curioso...
alguém, além do d*nga, vai querer um card do kleberson?
e o leandro amaral? ele também tem direito a card? e o michael?
o card do juan maldonado já vem barbudinho e com cara de mau?
será que tem card do luxerley de terno e gravata? tem do capitão leo?

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/10/flamengo-lanca-cards-dos-jogadores.html

além da linha vermelha

difícil fazer previsões e projecções neste brazileiro-2010. os times oscilam demais, todo mundo tá parelho, o futebol é uma caixinha de surpresas, etc.
mesmo assim, por obcecado que sou, não me furto a lanzar por extenso três considerações a respeito dos nove compromissos restantes para o clube de regatas do flamengo (ver post abaixo) neste maldito nacional.
assim vamos a elas...
1. me parece recomendável que o flamengo atinja aquela pontuação magika (45) até a antepenúltima rodada, quando recebe o guarany no engenhones. por que, justamente pelas duas últimas rodadas, enfrentaremos duas equipes que estão a subir de rendimento e que hoje, catorze de outubro de 2010, aparentam ter fôlego e bola para chegar às derradeiras partidas disputando ativamente o caneko: pegaremos o cruzeiro no rio (penúltima) e o santos na vila belmiro (última rodada). de repente, o mengo será o fiel da balanza - o que até pode ser divertido, desde que nosso pescozinho já esteja fora da guilhotina.
2. entre os nove adversários que nos restam, salve eventuais sobressaltos de classificação, apenas um deles está, como a gente, na fuga do rebaixamento: o atlético mineiro. pode ser que, até a trigésima-quinta rodada, eles tenham saltado fora da zona de descenso - me parece matematika e futebolistikamente possível, e até mesmo provável. mas, em todo caso, aquém ou além da linha vermelha, dificilmente o ex-time do luxerley não estará disputando avidamente os pontinhos. like us.
3. precisamos fazer 11 pontos nessas últimas nove rodadas. 45 - 34 = 11. sei que é besteira. sei que tudo muda o tempo todo no mundo, como diz o poeta. mas sendo este um certame de turno e returno, impossível a gente não ter a curiosidade de voltar à primeira fase para ver o que então conseguimos nesse mesmo trecho da tabela. veja isto: somamos apenas seis pontos. seis! uma vitória (roubada) sobre o ceará no marakas; empates bem suados com vaisco, atlético mineiro, santos... e cinco derrotas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

quarenta e cinco

campeonato brazileiro de futebol 2010, parte IV.
agora chegamos ao último capítulo do mais longo e desgastante nacional de todos os tempos. este ano tivemos aquelas rodadas pré-world cup, después tivemos a janelinha européia e em seguida veio a maratona da morte, encerrada no domingo. então podemos chegar à famigerada recta final do certame.
serão nove rodadas em sete semanas.
como o clube de regatas do flamengo foi alijado da sulamerikana-2010, vai ter mais tempo para treinar, e como o clube de regatas do flamengo paga 520 mil reais mensais a seu treinador, é esperado que o time - enfim - cresça de rendimento.

vamos aos números:
a campanha do mengão, até este momento, é infame: 34 pontos ganhos em 87.
o número mágico é 45... faltam 11 pragente. precisamos fazer 11 dos 27 restantes.

vamos aos compromissos:
este sábado: internacional, no engenhão
dom, 24/10: vaisco, no engenhão
qua, 27/10: corinthians paulista, no engenhão
qua, 03/11: ceará, no castelão
dom, 07/11: atlético paranaense, no engenhão
dom, 14/11: atlético mineiro, a definir
dom, 21/11: guarany, no engenhão
dom, 28/11: cruzeiro, no engenhão
dom, 05/12: santos, na vila belmiro

um prêmio à dedicação

finalmente alguém na gávea vai tomar uma providência em relação a juan maldonado:
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/10/13/fla-retoma-negociacoes-para-renovar-contratos-toro-e-juan-sao-prioridades.jhtm

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

craque, o flamengo faz em casa (e passa para a traffic)

leseira de feriadones, vontade de fazer p*cas.
por puro tédio, fui dar uma banda pelo
youtube atrás de alguns videotapes de
diego maurício, o drogbinha da gávea.
não sei se o prezado leitor já teve oportunidade de fazê-lo,
mas sugiro que entre lá no youtube e digite las palabras:
diego maurício flamengo
e vai encontrar como primeira ocorrência o seguinte video:
http://www.youtube.com/watch?v=DytQRA6H7W0
trata-se de uma compilação (meia boca)
com os melhores momentos do menino maurício.
uma compilação feita por... sabes tu quem?
por uma cierta traffic football management.
a traffic. é isso aí.
(just remember fabricio.)

cabecinha

lembra do rôni? disputa a segundona-2010 pelo vila nova de goyas.
e meteu ontem dois gols no figueirense de vinicius pacheco.

they shoot horses, don't they?

o pior já passou. pode crer.
foi duro, parecia mesmo impossível, mas enfim o clube de regatas do flamengo - e as demais agremiações participantes - chegou ao fim da insana gincana do brazileiro-2010.
foram 14 rodadas ao longo de sete semanas - começando na segunda quinzena de agosto, varando setembro inteiro, chegando até ontem, o domingo dez de outubro.
nesse período, olhe pros lados, muita cousa aconteceu por aqui. corinthians paulista arrega no finalzinho do maratona. fluminense vem se arrastando há um tempinho. botafogo apagou. cruzeiro e grêmio deram estirão. atlético paranaense tornou-se sensação. grêmio ex-barueri tornou-se virtual primeiro rebaixado. hawaii caindo como chumbo tabela abaixo. atlético mineiro ainda a esperar por um miracle. os times goianos tentando se safar dessa.
e o flamengo continua ali na superfície, boiando ao sabor das ondas, com milhares de empates, eventuais vitórias e derrotas também, pouco subindo ou descendo na classificação, passamos todo esse período turbulento entre o décimo-terceiro e o décimo-sexto lugares. em momento algum conseguimos, por exemplo, duas vitórias seguidas que nos lançassem para a primeira metade da classificação. por outro lado, em momento algum pisamos na linha da zona de rebaixamento. o que não impediu o flamengo de sangrar um bocadito.
em catorze rodadas foram duas vitórias, oito empates, quatro derrotas, 14 em 42 pontos. aproveitamento de exacto um terço: 0,33333... digno de descenso. vencemos ex-barueri e atlético goianiense. perdemos de guarany, cruzeiro, são paulo e palmeiras. empatamos com atlético mineiro, santos, vitória da bahia, fluminense, grêmio, goyas, botafogo e hawaii.
bueno... campeonato brazileiro de futebol 2010, parte IV:
o derradeiro ato deste noctavel espectaculo se desenrola nas próximas sete, oito semanas. teremos nove rodadas pela frente. como atual campeão nacional, o flamengo está de saída alijado da infame copa sulamerikana, que agora passa a valer vaga à libertas. se perdemos a boquinha na canetada, repare que teremos semanas inteiras para treinar & trabalhar. espero que luxerley pegue leve no poker, pra gente poder ocupar bem esse precioso tempinho entre as rodadas. e aí, sim, o pior já terá mesmo passado.

domingo, 10 de outubro de 2010

avaí 2 x 2 mengão (a chronicle)

te dizer que emossão não nos falta neste mengão do brazileiro-2010.
em dois minutos, dois gols de val baiano, em jogadas de renato pelé.
em cinco minutos, dois gols do hawaii e um vermelho pro leo moura.
de modo que, no final, deixamos a ressakada com um empatezinho, mais um, agora diante do fraquíssimo hawaii, que é justamente uma das poucas equipes que permanecem atrás do flamengo na tábua de classificação. um empatezinho que faz todo sentido na campanha do time que foi vítima de viradas-relâmpago contra oponentes do porte de goyas e guarany.
vigésima-nona rodada do brazileiro-2010: o clube de regatas do flamengo se fez representar em florianópolis com marcelo lomba no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, williams na cabeça-de-área, correa e kleberson no meio, renato pelé armando, diego maurício e val baiano na frente.
por quarenta e cinco minutos, parecia que o flamengo entrara numa realidade paralela, uma quarta dimensão, criada pelo inexplicável poder alquímico de luxerley vandemburgo. lux encostara um dedinho na fronte do morimbundo e disse: levanta-te e anda.
ou melhor: levanta-te e corra. renato pelé caindo pela ponta esquerda e cruzando para a área, a zaga havaiana a rebater, kleberson chegando com moral para colher o rebote e mandar novamente a pelota no rumo de pelé, take two, que novamente cruzou para a área, exactinho onde val baiano tocou pro barbante. e se tu achou bem esquisitão - eu achei - essa veemência do ataque rubro-negro, no minuto seguinte mais uma vez pelé deslanchou pela canhota e tocou, reloaded, para val baiano mandar a criança pra rede. replay em tempo real.
flashow. val baiano bem que poderia ter feito um terceiro gol, na risca da pequena área, com o arqueiro batido... ainda no primeiro tempo... hat trick de val baiano - convenhamos - nem na mais delirante fantasia. e diante dos náufragos havaianos, nem precisava.
duas bolas, dois gols. o mais lindo, o mais maluco, é que para tanto, renato caía pela esquerda. cousa que a gente aqui sempre pediu pra ele fazer, pra alguém fazer, num time que manquitolava em campo, num time viciado em sempre atacar pela direita, num time débil pelo lado esquerdo.
era bom demais pra ser verdade. eu devia saber disso. fui tomar uma ducha no intervalo.
sossegado. mas era bom demais pra ser verdade. e eles deviam saber disso ainda mais que eu.
voltamos cheirosinhos pro segundo tempo, com o banho tomado e na tranquilidade dos justos. fomos todos surpreendidos, sabonete na mão, pelo hawaii que voltou indócil, propondo jogo franco, partindo pra cima, atacando e deixando-se atacar. sim, deixou-se atacar, o hawaii, mas estávamos, o flamengo, tão descompromissados diante da beleza do mundo - que juan maldonado inventou de driblar no meio-campo, perdeu a bola, permitiu contra-ataque, wellington rebateu para escanteio, a bola cruzou a área e...
levamos um gol, levamos dois gols, levamos um vermelho entre um gol e outro, para leonardo moura, como presentinho nos 300 jogos cumpridos pelo flamengo.
o time desmontou. entregou-se de todo comprimento.
o desmascaro. aquele formidável mundo de luxerley, onde val baiano mete gol, renato pelé cai pela esquerda, kleberson ganha divididas e o time do flamengo maneja a pelota com maestria e determinação, aquele formidável mundo revelou-se uma farsa. de repente, lá estava o velho e triste e acabrunhado flamengo de silas, de rogério lourenço. um time aflito, à mercê da sanha alheia. de repente, éramos todos onze juans maldonados. dez juans maldonados.

sábado, 9 de outubro de 2010

kleberson, o imortal

uma perguntinha ao atento leitor: o que diabos joel santana, caio junior,
cuca, andrade, rogério lourenço, silas e luxerley podem ter em comum?
respuesta: o facto de nenhum deles ter resistido à tentação de escalar kleberson no flamengo.
treinadores tão variados, de origens tão diversas, de diferentes gerações, religiões, filosofias e alfaiates... todos sucumbiram ao charme, ao talento de kleberson. cada um vê o jogo de futebol e o clube de regatas do flamengo de um jeito. mas todos se tornam um reles d*nga diante de klebs.
para o jogo de amanhã, a louka aventura do mengão no hawaii, o dândi luxerley barrou pets + os bambas diogo & deivid. renato pelé volta no meio e o ataque D2 dará vez aos nada marketados diego maurício & val baiano. mas klebs continua lá. firme e forte. imexível e imprestável.
assim, o flamengo amanhã deve enfrentar a ressakada com lomba; moura, wellington, david e juan; williams, correa, kleberson e pelé; maurício e baiano.

pra cima deles, diego maurício!

and these children that you spit on,
as they try to change their worlds,
are immune to your consultations,
they're quite aware of what they're going through
(david bowie)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

a revolta dos dândis

a imprensa desportiva está perdendo tempo a falar do encontro de domingo entre fluminense/unimed e cruzeiro/bmg. ha. bunch of amateurs.
os tolinhos nem imaginam que o grande jogo da rodada - no mesmo dia, no mesmo horário - será bem outro: hawaii versus clube de regatas do flamengo, na ressakada.
os havaianos estão assaz ressakeados, depois de levarem de quatro do parmêra. se o flamengo souber se aproveitar da maré ruim dos adversários, pode dar um caldo na rapaziada, pegar embalo para surfar bonito na classificação e até encontrar para si um lugarzinho onde a água não mais lhe bata às ventas.
para tanto, os rubro-negros apostamos no dândi luxerley.
o janota lux, alinhadíssimo em terno e gravata, saiu dando pulinhos de satisfação com o golazo-azo-azo de diego maurício no raulino de oliveira. lux é mais emossão!
antes de o luxerley voltar à gávea já falávamos de como estas duas semanas seriam decisivas: empatamos com o goyas em goiânia, empatamos com o foguinho no capinzal do engenhão, vencemos o atlético goianiense em volta redonda. e vencer o hawaii será fundamental para fecharmos bem esta terrível gincana setembro/outubro.
(depois de domingo, teremos nove jogos em sete, oito semanas. bem mais humano.)
enfim acabará esta gincana miserável do brazileiro-2010 que, a silas, custou-lhe o emprego. e a todos nós, custou a companhia do querido galinho - e ainda um tanto de nossa paz, de nosso sossego e de nosso orgulho pelo clube de regatas do flamengo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

mengão 2 x 0 atlético goianiense (a chronicle)

cousas estranhas acontecem. tipo val baiano marcar gol.
quando val baiano marca um gol, camarada, é sinal de que o mundo é um lugar belo que se abre em grandioso espectaculo de felicidade, harmonia, satisfação. veja isto: o flamengo venceu o atlético goianiense, o cruzeiro venceu o goyas, o palmeiras venceu o hawaii. é a verdadeira corrente do bem. uh.
e a noite começou da forma mais toska e melancholica. o mengo recebendo o atlético goianiense num raulino de oliveira debaixo de chuva. o clássico patrocinado pelo banco bmg, aquele do valerioducto, estava marcado para a vigésima-oitava rodada do brazileiro-2010. valendo vaga à segundona-2011.
e valendo a estreia de luxerley no comando tecniko do mengo.
o clube de regatas do flamengo formou com marcelo lomba no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direta, juan maldonado na esquerda, williams na cabeça de área, correa e kleberson no meio, petkovic de armador, diogo e deivid no ataque. (maldonado no time do chile; angelim e jean e renato suspensos.)
o useless diogo se machucou com menos de vinte minutos, então nosso ataque ficou com deivid e diego maurício.
bueno. a ideia de luxerley era segurar o williams ali na volância e deixar kleberson e correa subindo pelos lados. correa demorou um bocadinho para entender o que era pra ser feito. chegou a deixar lux p*tão à beira do campo, segundo a reportagem da tevê. quando correa se liberou pra ponta de vez, ali rolaram as melhores (poucas) jogadas do mengo.
até porque juan, na esquerda, não acertava nadja. e o kleberson, ahn, o kleberson é o kleberson. o pets até enfiou duas ou três pelotas em meio à retranka goyana. mas o time todo estava meio velozinho demais - factor treinador novo - então pets não conseguiu acompanhar o batidão. de modo que foi mesmo o correa quem acabou conseguindo a (artigo definido singular) chance de gol da primeira etapa: chute que passou perto da trave.
o diego até que deu um esquenta no ataque. já deivid estava completamente perdido. continuaria assim até lux, para o meu momentâneo desespero, tirar o moço de campo para ceder vez a val baiano. o herói val baiano.
porque vandemburgo é mesmo um treinador fora de série. tem um rabo do tamanho de um bonde. e merece pracas meio milhão por mês. ha. pois ele demorou apenas quarenta e cinco minutos para desvendar o enigma kleberson. e tirá-lo do time. (abrazo pro silas.)
o flamengo voltou para a etapa complementar com marquinhos - lembra dele?... mas ainda demorou um pouquito para a magia lux começar a acontecer. foi preciso que baiano entrasse no lugar de deivid. e então... com o improvável trio diego maurício + val baiano + marquinhos, o mengo reencontrou a doce victoria.
marquinhos cruzou uma pelota bonito para baiano de cabeza meter o gol. isso num ponto da partida em que o time goyano se reduzira a um bando de pereba distribuindo p*rrada. e o mengo já perdera aquele fiapo de gás com que voltara a campo. quando menos se esperava, quando o jogo estava feio e lento e cansado, o val baiano meteu gol.
e quando o atlético tentou responder, diego maurício acabou com a bagaceira.
mereceu muito seu gol, menino maurício, que pega a bola e vai pra cima a cada vez. há uma grande lição aqui para os senhores deivid e renato pelé e diogo aprenderem: acreditar em cada jogada, meter a cara e fazer acontecer. por um motivo similar a esse, o petkovildo também merece ser homenageado neste fim de resenha. ele não é nem sombra do pets-2009, porque o passar dos anos é um troço danado de triste, e não tem gol de val baiano que nos faça esquecer disso. mas hoje o pets se superou e lutou noventa minutos.
que tudo isso não seja apenas um traque de suerte. que a partir dessa inesperada vitória, o flamengo encontre posição mais digna.

time de aspirantes do mengão é borja + dez

cristian borja livre, leve, solto.
caindo pela esquerda, puxando contra-ataques.
enfiado na grande área, se fazendo de pivô.
cristian borja metendo gol - e o eskambau.
fico satisfeito quando vejo um sujeito a encontrar sua real vocação. e borja parece nascido para jogar no flamengo - ou melhor, no time de aspirantes do flamengo.
borja foi o destaque do crássico desta noite com o vaisco da gama, pelo brazileiro sub-23, no raulino de oliveira. (transmissão ao vivo pelo sportv, o canal campeão.)
a preliminar da sensacional partida entre o mengão e o atlético goianiense.
borja foi o melhorzinho nesse time limitado (mediokre) de renato trindade. o atacante william amendoim, alucinando na ponta direita, e o astuto meia victor saba também se portaram direitinho. o pior em campo foi o uendel, lateral que silas, o evangelizador, teve a cortesia de nos deixar de herança. uendel ficou lá, inútil, durante practicamente o jogo inteiro. só no finalzinho ocorreu a trindade meter o jorbison.
(em tempo: o placar foi 2 x 2, com o mengão sempre a sair na frente para deixar o vaisco empatar, e com vaisco después a ganhar nos penalties, pois o brazileiro sub-23 tem essa de desempates assim.)

competência & profissionalismo

não costumo fazer isto, mas acho que
o tema da vez cabe aqui no blog também.

até porque o texto consolida o assunto de posts vários.
portanto, agora segue a coluna de hoje do jornal correio braziliense:


# Cada vez mais raro o futebol profissional produzir sujeitos identificados com um clube. Ainda mais no Brasil, onde nos acostumamos a times que duram seis meses.
# Pois é justinho nesse momento que o Flamengo se põe a incinerar um ídolo após o outro. E nem me refiro a Adriano Imperador e Vágner Love porque, na real, o primeiro mal chegou a esquentar lugar antes de voltar à Itália e o segundo já chegou à Gávea com data para ir embora. Também não me refiro a Bruno Souza - que esse, bem, tu sabes.
# O Clube de Regatas do Flamengo, em sua louca temporada 2010, conseguiu queimar dois legítimos ídolos: primeiro Andrade, depois Zico.
# O caso de Andrade é bem conhecido. Vale lembrar que ele, campeão nacional de 2009, caiu em abril e desde então outros dois técnicos também rodaram por ali, mas o time não sai do lugar. Cabe perguntar à presidente Patrícia Amorim se ela ainda acha que era o pulso fraco de Andrade que estava a emperrar o time.
# Quanto a Zico, é de espantar que o ídolo maior do Flamengo não tenha se aguentado mais de quatro meses no cargo de gerente de futebol.
# As circunstâncias que levaram a seu pedido de demissão ainda não estão totalmente claras. Provavelmente nunca estarão, essa é a natureza das cousas rubro-negras. De toda forma, a se acompanhar o noticiário, nota-se que Zico foi seguidamente torpedeado por Leonardo Ribeiro, um certo Capitão Leo, presidente do Conselho Fiscal. Ele acusou de lesivo um contrato entre o Flamengo e o CFZ, ex-clube de Zico. E espalhou que filhos de Zico teriam intermediado contratos com jogadores.
# Zico se defende na imprensa. Tem uma pilha de documentos para se contrapor à pilha apresentada por Leo. Promete processá-lo.
# Leonardo Ribeiro é figura conhecida. Foi líder de torcida organizada e tem voz ativa nas querelas do clube desde os anos 1990. Entre os serviços prestados ao Fla, está a aprovação das contas de Edmundo dos Santos Silva (1999-2001), presidente que não completou o mandato por ter sido deposto.
# Capitão Leo se orgulha de ter derrubado treinadores. Também ajudou a sabotar Júnior, outro ídolo, como gerente de futebol na temporada 2004, gestão Márcio Braga.
# Zico sabia que encontraria camaradas desse porte na Gávea. Mas, pelo jeito, não contava com a reticência de Patrícia Amorim na hora de defendê-lo. Preocupada em ficar de bem com as múltiplas correntes do clube, ela praticamente rifou Zico - talvez sem esperar que ele, como resposta, simplesmente pegasse o boné.
# Na última segunda-feira, a presidente marcou coletiva de imprensa. Chegou duas horas atrasada, chorou e disse esperar que Zico, um dia, volte.
# Quem já voltou foi Luis Augusto Veloso. Presidente do Flamengo logo após a conquista do Brasileiro-1992, Veloso passou nos cobres a última grande geração criada por lá: Marcelinho, Djalminha, Marquinhos, Paulo Nunes, Júnior Baiano. Mesmo assim, após dois anos de mandato, entregou o clube com deficit financeiro. Ou seja: vendeu todo mundo e ainda ficou devendo na praça.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

vem bater no meu tambor

vandemburgo luxerley deixou o atlético mineiro
na zona de rebaixamento do brazileiro-2010.
foi fired depois de levar de cinco do fruminense.
ele fez mea culpa e disse que iria dar um tempo, se reciclar.
pois reciclou-se em menos de duas semanas.
logo foi apresentado como novo treinador do flamengo.

em sua terceira passagem pelo clube de regatas do flamengo,
luxerley terá rendimentos mensais da ordem de 520 mil reais.
(segundo a coluna painel fc, da folha de são paulo de hoje)

clube rico é outra cousa, não?