quinta-feira, 30 de setembro de 2010

amo muito tudo isso

e silas fracassou bonito em sua tentativa de evangelizar a rapaziada do clube de regatas do flamengo. informes que chegam da gávea dão conta de que nosso treinador não tem mais ambiente algum na paróquia.
sujeito que gosta de meter a mão no time logo no primeiro tempo já desagrada, de saída, a boleirada. pergunte ao correa, pergunte ao mala juan maldonado.
em goiânia, silas acabou com o clima que ainda lhe restava.
tirou diogo do time numa partida em que precisava vencer.
e, empatando no último minuto, disse que não eram para ele as vaias no serra dourada - afinal, não foi ele que fez gol contra.
depois, ao ver sua frase brilhar no noticiário, silas não teve o culhão de segurar a bronka - e foi dizer pro jean que nunka tinha dito aquilo.
silas disse, ainda, que ninguém pode reclamar do time dele, afinal não tem tido tempo para treinar: fast food é só no mcdonald´s.
bueno. pelo menos silas parece saber onde pedir emprego.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

this is major tom to ground control: 'i'm stepping through the door...'

Hoje o que se viu foi um Flamengo vibrante, inflamado, querendo o jogo.
A gente foi premiado com esse gol no fim e com ele a gente conseguiu
subir um pouco mais na tabela.
(silas, o lunatiko)

goyas 1 x 1 mengão (a chronicle)

não vamos mais sakanear que o silas só sabe repetir o mesmo esquema tactico furado, cierto? porque, esta noite, nosso evangelizador ousou ao botar o flamengo para pastar debaixo de chuva, no serra dourada, num novo e audacioso esquema que foi lido pelo ledio carmona (sportv) como 4-5-1 - mas que, na real, começou como 3-6-1, virou 2-5-3 e terminou numa espécie de 1-1-8.
o clube de regatas do flamengo, assim, alinhou-se diante do goyas, vigésima-sexta rodada do brazileiro-2010, com marcelo lomba às traves, jean e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, um bando de gente no meio (maldonado correa kleberson williams renato) e deivid à frente.
o goyas, do guerreiro jorginho, era bem mais modesto em suas ambições: três beques, três volantes e dois mercenários no ataque (rafael moura vulgo he-man e felipe ex-náutico).
perceba que nosso silas, irmão de fé de jorginho, não teve lá muito tiempo para treinar essa nova formação. como perdemos pro palmeiras no sábado, viajamos na segunda-feira e jogamos contra o goyas na terça, a rapaziada deve ter treinado no domingo de tarde, após o churrasco.
deu pra ver o resultado. david, errando todos os passes, e juan, histeric*zinho a empurrar o juiz e os adversários, não conseguiram disfarçar que o time inteiro estava mal postado. a zaga desentrosada, maldonado jogava como terceiro zagueiro, chegando atrasado nas bolas, pelé tentava se encostar em deivid, outro sempre atrasado nos lances. a ideia, creio, era moura e juan como armandinhos e ocupar o espaço restante, entre defesa e ataque, com todo o resto do pessoal. ora williams caía pela direita, ora correa, de vez em quando, bem de vez em quando, era kleberson.
o time tocava a bola, tocava a bola, tocava a bola. como se o gramado encharcado do serra dourada fosse propício para tanto totozinho. o goyas se resignando num contra-ataque ou dois. o flamengo dominava gostosinho. só não chutava a gol. mesmo com a pelota molhada, o gramado molhado, mesmo com o gordito harlei no gol goyano. só pelé chutava de longe.
o segundo tempo foi bem mais divertido. dois minutos vertiginosos de flamengo lançado ao ataque, moura de ponta direita, juan de ponta esquerda, os dois cruzando sucessivas bolas na área. só pressão. mas então o goyas acertou um contra-ataque. um camarada lá meteu da direita para o meio da área flamenga. e o zagueirão jean, sozinho no lance, soberano, corpo solto no espaço, esticou a perna para se antecipar a lomba. um belo gol contra de puro oportunismo. está de parabéns, jean.
o time do flamengo, adivinhe, se derrubou em campo. passou vinte minutos a mercê da ruindade alheia. nem mesmo o juizão, a expulsar he-man, acordou a rapaziada. silas também dormia a sono solto. demorou para devolver diogo ao time. depois meteu petkovic no lugar do pelé, conforme consta no regulamento do clube de regatas do flamengo. quando val baiano entrou, entendi que já tinha virado paiaçada.
petkovic era visto como volante, com david e deivid jogando de centroavantes. todo mundo metendo bola aérea na área. como se alguém por ali soubesse cabecear aquela p*rra.
mudei de canal e fui ver a reprise de californication. hank moody encrenkado a valer com a mulherada.
de modo que perdi o gol de empate, chutazo de deivid, aos quarenta e pedrinha. perdi o gol, mas essa história eu já sei de cor: um gol de pura raça, puro drama, total determinação, um gol com cara de flamengo etc.

para lennon & camacho

o clube de regatas do flamengo continua com sua politika de substituir pratas-da-casa de qualidade duvidosa por mercenários de ocasião.
acompanhe comigo o longo desmontar dos antigos juniores do rubro-negro:
arqueiro getúlio vargas para o vitória de setúbal,
bruno mezenga para o legia varsovia,
paulo sérgio para o estoril de portogallo,
vinicius pacheco de volta para o figueirense...
que me recorde, assim de chofre, foram esses nos últimos meses.
mas deve ter mais gente - tem flamenguista espalhado em tudo que é canto.
(ainda tem o everton silva, que não é cria da gávea, mas do olaria, e nem faz falta, muito pelo contrário, mas que também tomou seu rumo e foi parar na ponte preta de campinas...)
ou seja, a rapaziada do flamengo segue para a segundona do brazileiro ou para a quinta divisão do futebol europeu.
hoje foram anunciadas mais três defecções...
o volante lennon e o meia camacho seguem para o goyas.
eles serão vizinhos do volante rômulo, mui estimado pelo rogério lourenço, que foi para o atlético goianiense.
ou seja... o novo plano do flamengo, pelo que parece, agora é reforzar os nossos adversários directos, reforzar justamente os times que disputam com a gente a permanência na primeira divisão do futebol brazileiro.
agora você que entenda como quiser...
ou os flamenguistas somos mesmo mui generosos com os brothers in need
ou silas e zico são muito dos sakanas, e estão apostando pesado que essa molekada vai afundar de vez nossos mais duros rivais deste brazileiro-2010.

a torcida mais bonita do brazil


chega de baixo astral: mariana ximenes sabe tudo de futebol
"ir ao maracanã é um espetáculo ritualístico que me enfeitiça"
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/09/meu-jogo-inesquecivel-o-fla-que-enfeitica-mariana-ximenes.html

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

vamos montar o time com o professor silas?

guardo a impressão de que silas, o evangelizador, começa a montar seu flamengo de frente pra trás. entende como?
todo mundo sabe, até silas já percebeu, que ele seria empalado caso insistisse com val baiano ou cristian borja. portanto, nosso ataque é deivid + diogo. e f*da-se que eles não estejam jogando pedrinha. que isso é problema deles, não do treinador.
logo passamos ao meio-campo. e vamos com um único armador, já que petkovic e renato não podem jogar juntos. entra o que tiver com um pouquito mais de gás. o experiente kleberson é escolha fácil. tipo do camarada que todo técnico curte: jogador tactico, sabe jogar sem a bola, etc. (dia desses até fez gol, fica difícil mesmo sair do time.)
daí, pense comigo: deivid, diogo, pelé/pets e kleberson, alguém tem que correr nessa p*rra, né? toró + williams entram juntinhos.
nas laterais, nem é preciso gastar as ideias. moura tá ali há séculos e é o capitão. já sai escalado. juan não joga mais nada há séculos, mas tem nome e é um mala criador de caso. então vai ele mesmo.
e a zaga tem sido assim: jean, david e angelim. escolha dois deles. tanto faz quem é destro ou canhoto. para silas, beque é tudo igual.
mais o lomba no gol. a gente nem sabe o nome do reserva dele...

prepare seu coração

os quatro próximos compromissos do clube de regatas do flamengo pelo brazileiro-2010 guardam fortes emossões:
um confronto de seis pontos, um crássico e mais dois duelos à beira do abismo...

amanhã: goyas no serra dourada
sábado: foguito no engenhones

quinta-feira dia 07: atlético goianiense no engenhones

domingo dia 10: hawaii na ressakada


e quem é o louco, afinal?

como pôde o marcelo bielsa, lá no chile, ser mais ligeiro que seu colega silas, o evangelizador, que dá expediente diário na gávea?
claudio maldonado está de contracto renovado, joelho recuperado, treinando normalmente há mais de mês. enquanto isso, silas seguia escalando seu meio-campo com toró + williams.
pois agora el loco bielsa resolveu chamar maldonado para amistosos da seleção chilena. só então caiu a ficha pro silas. e maldonado deve sair jogando amanhã, na peleja de seis pontos contra o goyas.
torozinho está dodói, maldonado terá sua chance. só assim.
Eu sei que quando quero alguma coisa, eu consigo. Aos poucos vou ganhando confiança, vou me sentindo melhor e espero poder participar mais como titular até o final do campeonato.
maldonado sequer fora relacionado para o jogo contra o palmeiras. nem banco pegou. fora da lista no sábado, titular do time na terça-feira. esse é o mundo de silas. bem-vindo.

silas na tranquilidade

me parece bastante claro que silas, o evangelizador, ainda não tem noção do tamanho que é o clube de regatas do flamengo.
primeiro, comemorou o empate do fla-flu como se tivesse sido bom resultado deixar empatar uma partida que tínhamos virado. ali mostrou, de saída, não ter a dimensão do fla-flu, e de como uma vitória num clássico desses significa muito e muda os ares da gávea por um bom tempo.
em seguida, por conta de uma sequência de quatro jogos sem derrota (um empate chorado com o vitória na bahia, a heroika victoria sobre o poderoso grêmio prudente, o tal fla-flu e um empate sofrido com o grêmio de porto alegre), silas bateu no peito garantindo que "a tristeza já passou".
mas me parece evidente que silas, o evangelizador, está perdendo o controle sobre a rapaziada.
por qual outra razão, zico visitaria o vestiário do time no intervalo do jogo contra o palmeiras?
por qual outra razão, zico aceitaria promover o encontro de hoje, na gávea, entre comissão técnica, jogadores e "representantes da torcida"? no encontro, silas disse não haver por que se desesperar.
Pressão em time grande vai existir sempre. A gente é profissional e não pode entrar em desespero. Já vivi esse momento várias vezes, quem tiver mais tranquilidade vai suportar a situação.
quer dizer, então, que silas já viveu situação semelhante? bacana. mas quando? como? onde?
como treinador, não deve ter sido. pois estava no hawaii, que - com todo o respeito - não chega nem perto do tamanho do flamengo. e quando esteve no grêmio, agora há pouco, silas não soube segurar a bronka nem mesmo tendo vencido o gauchão-2010.
- vale ler mauro cezar pereira sobre o flamengo de silas:
http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/150737_NO+FLAMENGO+QUE+DESPENCA+SILAS+DESTROI+O+QUE+ROGERIO+DEIXOU+DE+BOM

passou da hora

silas, o evangelizador, pegou o que estava bem ruim e conseguiu deixá-lo pior.
o campeonato brazileiro-2010 já vai entrado em dois terços (25 de 38 rodadas) e o clube de regatas do flamengo ainda não apresentou um time de futebol.
os atacantes que tinham de estrear, já estrearam. os meias que tinham de armar, já tentaram armar. quem estava machucado, quem esteve suspenso e quem mais pudesse voltar para equipe, bem, já voltou.
e o flamengo só faz cair na tabela. caindo feito jaca madura.
apenas sete pontos ganhos em 24 disputados (oito jogos). desempenho de time rebaixado. uma única vitória: com ares épicos, sobre o grêmio prudente.
já está em décimo-sexto lugar. a apenas dois pontinhos da zona de rebaixamento. nada que mais uma semana de jogos quarta-domingo não resolva.
silas disse que aconteceu tal calamidade porque "a rodada foi ruim" pro flamengo. verdade. a rodada foi péssima. a começar pelo resultado do próprio flamengo: apanhando do palmeiras em casa. o hawaii ganhou do ceará em floripa e já nos passou na tabela. o atlético goianiense bateu no saco de pancadas grêmio prudente e agora está nos nossos calcanhares. acontece que...
todos esses resultados, convenhamos, eram perfeitamente possíveis, imagináveis e previsíveis diante da queda de produção do ceará, diante da melhoria do atlético goianiense - e principalmente diante do pífio desempenho do fla com silas.
o único acontecimento que fugiu das projecções foi o goyas meter três no são paulo dentro do morumbas. e amanhã, terça-feira, o goyas recebe o flamengo no serra dourada. quando o goyas não ganhava de ninguém, no primeiro turno, e a gente ainda tinha a melhor defesa do certame, com a retranka do rogério lourenço, conseguimos perder pro goyas no marakas, de virada, nos últimos quatro minutos.
será que silas está preparado para outra "rodada ruim"?

sábado, 25 de setembro de 2010

mengão 1 x 3 palmeiras (a chronicle)

o atlético goianiense ganhando seus jogos. o goyas enfiando goleada no morumby. o atlético mineiro fechando com dorival junior. o luxerley vandemburgo dando sopa em casa.
enfim, péssimo momento para o flamengo perder. péssimo.
o clube de regatas do flamengo apresentou-se em seu novo lar, o engenhão, para a vigésima-quinta rodada do brazileiro-2010. enfrentando o palmeiras, repeteko de um jogo que foi bem mais cool no returno da última temporada.
marcelo lomba no gol, jean e david na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, torozinho de volante, williams e kleberson no meio, renato armando, diogo e deivid na frente.
durou pouco esse line up. durou meia hora.
o tempo de luiz felipe scolari mostrar que, mesmo vindo lá do boyacá chicó do uzbequistão, já conhece esse flamengo de cor. meteu um camarada em cima do moura, mandou o valdivia cair pela avenida juan maldonado - e pronto. o flamengo ficou sem saída de bola, e a mercê do palmeiras. foi na avenida maldonado que valdivia meteu macio para tinga (outro tinga) levar david na velocidade. david achou boa ideia ficar puxando a camisa dele, para ver se o moço parava no tranco. e ele não parou antes de entrar na grande área. penalidade máxima no velho estilo jaílton. sensacional. o segundo gol saiu logo depois: contra-ataque de três toques numa defesa arrombada.
então silas, o evangelizador, quis dar um toque: pegou juan maldonado para cristo.
juan saiu sob vaias. entrou o victor sabá. que ideia. por acaso o silas vinha treinando o garoto na equipe?...
voltando para o segundo tempo, silas confessou aos repórteres que rolou esporro no vestiário. zico desceu pra lá e o escambau. silas disse que o time esteve desatento. mas ele não conseguiu fazer nadja melhor do que meter correa no lugar do toró.
ou seja, o meio-campo do flamengo continuou estéril. eles mal conseguiram acertar a marcação num palmeiras que estava com a parada resolvida, e se comportava como tal. o fla só esquentou depois dos vinte minutos. e os factos se deram nesta ordem: renato saiu, petkovic entrou, diogo acordou, moura pagou f*da-se para a defesa e partiu para o ataque.
o flamengo quis resolver uma partida de noventa minutos em vinte e poucos. nas pernas e na empolgação. sair atrás e mijar sangue para empatar pode dar certo contra o prudente, contra o vitória da bahia, até mesmo contra o grêmio, com um pouco de suerte. mas, na maior parte das vezes, essa tactica não dá em nadja. no máximo, dá num gol de penalty do pets - e noutro gol do adversário em contra-ataque.
o flamengo pega o goyas em goiânia. terça-feira. pense nisso.

the homeless

hoje o clube de regatas do flamengo recebe o palmeiras na casa dos outros.
o time do felipão costuma se sair melhor longe de sua cidade.
já para o flamengo, jogar no rio de janeiro tem sido de pouca valia.
o palmeiras foi um dos poucos times que perderam para o fla no brazileiro-2010.
apenas botafogo, ceará, grêmio prudente (2x) e atlético goianiense tiveram semelhante honra. (não à toa, dois desses times frequentam o rebaixamento.)
outra vitória sobre o palmeiras, hoje, não seria ruim.
eles terão o fabrício na zaga. nós teremos o david. no duelo dos vira-casacas está dando empate. foi um vira-casaca quem decidiu no primeiro turno: vagner love.
silas, o evangelizador, mais uma vez faz mistério sobre a escalação. deve deixar ronaldo angelim no banco, depois do papelão em porto alegre. e juan maldonado deve voltar à lateral. sempre juan. rodrigo alvim foi incapaz de aproveitar suas chances. uendel, a nova esperanza canhota, ainda não chegou. então...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

toma, que o filho é teu

agora que o ney frango conseguiu um empreguinho na CBF,
acho que cabe perguntar: não quer pegar de volta o leo medeiros, não?

jonas e a baleia

mas que bela maneira de começar meu dia!
acabo de curtir o vetê do recente grêmio x mengão, na íntegra. já tinha visto os lances dos goles e uns dois ou três "melhores momentos" nos telejornais. mas só agora pude apreciar a bagaceira por inteiro, e bem te digo: que rabo, o do flamengo!
não só empatamos a peleja no finalzinho, passe espírita de moura & canelinha magika de pets, como escapamos de uma sonora lavada.
o artilheiro jonas, aquele inútil do andré lima e a gremiada inteira tiveram chances mils de gols dos quinze aos trinta e cinco minutos da segunda etapa. (o primeiro tempo também esteve na mão deles, depois do 1 x 0, mas tiraram o pé e deixaram o fla empatar.) renato gaúcho quase teve um treco na beira do campo, ao ver seu time perder tantas e tão extremas oportunidades.
o lomba pegou dois tiros à queima-roupa na pequena área, david tirou uma pelota em cima da risca, e eles próprios perderam outras tantas por pura ruindade.
o que mais me chocou foi a fragilidade extrema de nossa antes sólida defesa, vazada por ambas as pontas, confusa no miolo da área, não só nas bolas altas. angelim foi miserável. depois, sem ele e sem alvim, as cousas continuaram terríveis. e eu pensava que estávamos melhorando...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ué, uendel?

sempre que o clube de regatas do flamengo faz um giro pelo rio grande do sul, algo acontece. certa feita, depois de jogo em caxias, romário nem voltou com a turma. desta vez, o flamengo retornou ao rio com um novo camarada na bagagem: uendel.
porque depois de um "deivid", só mesmo um "uendel" no mengão poliglota.
mas... uendel quem?
boa pergunta. dei uma sapeada no noticiário desportivo. vi que uendel estava no grêmio. procurei mais um pouco, vi que chegou ao olimpiko em maio. o rapaz assinou contracto de três anos por lá. quatro meses depois, olha ele aí aparecendo na gávea.
uendel é lateral esquerdo. diante do que estão jogando juan maldonado e rodrigo alvim, em breve ele terá sua chance. uendel tem 21 anos de idade. jogou pelo flu e pelo criciúma, antes de ser titular do hawaii de silas em 2009. chega ao mengo de silas por empréstimo de um ano. veremos onde estará daqui a quatro meses...
Estou muito feliz. O Flamengo é um grande clube, vai ser uma ótima chance para mim e estou muito motivado para corresponder dentro de campo.

um urubu no pântano do jacaré

andrade que se cuide com essas novas companhias...
mas até o luiz estevão de oliveira sabe escolher
treinador melhor que o flamengo, hein?

perigo


dizem que quem fala demais dá bomdia a kavalo.
não me pergunte o por quê, mas silas, o evangelizador,
saiu testemunhando por aí que nosso williams pode ser hoje
convocado pelo mano menezes à seleção brazileira de futebol.
espero que não seja. não por ele, claro. mas por mim.
que aí vem um valladolid qualquer e nos leva o caboclo embora.

(updating: williams fora da lista de mano - e silas que fale menos da próxima vez...)

grêmio 2 x 2 mengão (the unchronicle)

passei uns dias fora, cheguei em casa e não tinha nadja funzionando. nem internet, nem telephone, nem tevê a cabo. obrigado, net/sp, pela excelência de seus servizos. fico feliz em te pagar trezentos e setenta reais todos os meses.
de modo que não pude ver o jogo de ontem. de modo que só consigo escrever este post porque estou hackeando o sinal internetiko de meu vizinho, o marcondes. de modo que só vi os gols da partida naquele esquema capenga dos "melhores momentos" da rede globo. estou ligado que o flamengo sempre esteve atrás do marcador, mas, pelo que li, foi na raça a empatar por duas vezes. kleberson fez mais um gol, virou artilheiro, o rapaz. e petkovildo fez um lindo gol. uh. estava com saudades, pets.
como eu sou, antes de tudo, um profissional, te digo isto mesmo sem ter visto o jogo: pelo facto de ter sido em porto alegre, pelo facto de o grêmio ter se encontrado no returno do brazileiro-2010, pelo facto de eles sempre terem feito um gol na frente de nós, desde o principiozinho da peleja, desta vez - e é só desta vez - o empate não parece ter sido de todo ruim. mas não se acostume com isso, silas, não se acostume com empates: no fla-flu, diante de nossa torcida, com um flu desfalcado, e tendo feito o mais difícil que foi virar o placar no primeiro tempo e desempatar novamente no segundo, aquele resultado foi bem ruim.
ao contrário dos prognósticos, angelim saiu jogando no olimpiko. e assim o clube de regatas do flamengo se apresentou na vigésima-quarta rodada do brazileiro-2010: marcelo lomba no gol, leonardo moura na direita, rodrigo alvim (depois pets) na esquerda, david e angelim (depois jean) na zaga, toró de volante, correa e kleberson (depois maldonado) no meio, renato armando, diogo e deivid na frente.
tomo aqui a liberdade de fazer umas perguntinhas pros amigos que viram o jogo...
alvim jogou muito mal? quando petkovic entrou no lugar dele, quem ficou na esquerda? e o moura mandou bem ou só acertou aquele passe espírita pro pets? renato, diogo e david estão se entendendo? achei a zaga vacilante nos gols gremistas, foi assim o tempo todo, tipo no fla-flu? angelim saiu por que estava muito ruim?... quem ganhou o moto-rádio e quem foi para a cremilda? agradezo aos brothers, abrazo.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

too old to f*ck

silas, o evangelizador, andou pegando as certidões de nascimento da rapaziada e se deu conta do que a gente já sabia: o clube de regatas do flamengo tem o time mais provecto do brazileiro-2010. média de 29 anos entre os titulares.
por isso, acredita nosso treinador, os camaradas perdem o gás lá pelas tantas - tipo no fla-flu, tipo quase todos os jogos deste certame.
então, hoje, contra o grêmio, silas vai esquentar aquilo que chama de rodízio na nossa zaga. david (23) já tinha jogado no lugar de jean (30) no domingones, e agora vai pro lugar de ronaldo angelim (34), deixando que ele descanse na rodada.
ou seja, silas repete na zaga o revezamento entre os balzakos renato (32) e petkovic (38) no meio.
curioso silas ter tido a ideia de fazer isso justamente agora que nossa defesa está sem juan maldonado (de novo joga rodrigo alvim) e sem o suspenso williams (joga correa). justamente agora que andamos levando gols demais (dois do são paulo, dois do vitória, três do flu, até o barueri fez um) e seria bem interessante tentar recuperar o entrosamento. enfim.

reencontrando renato gaúcho

o chato de se tornar um senhor mais crescido é que tu facilmente perdes aquele sentimentozinho que te fazia acalentar ídolos e tal.
gosto muito, hoje em dia, de ganso e neymar. curti o petkovic e o imperatore no flamengo-2009. nutri profunda simpatia por vagner love no último verão. ainda me pego torcendo por moleques atrevidos de origem variada como o alemão thomas müller, o argentino lionel messi, o vaiscaíno felipe coutinho e mesmo o nosso jorbison.
mas ter um jogador de futebol como ídolo vai longe.
talvez meu último ídolo de infante tenha sido o renato gaúcho, campeão brazileiro de 1987, mesmo sem ter passado em nenhum momento pelo esporte recife.
aquele flamengo-1987 foi um momento de tão intensa magia, e na época eu simplesmente nem o percebia, que reunia duas gerações historikas do mengo (zico e andrade, leonardo e bebeto) e ainda tinha entre ambas, a equilibrar experiência & juvenília, o desconcertante renato gaúcho.
hoje em dia, um caboclo como renato é impensado, impensável.
ele era ponta. daqueles que jogavam encostados à linha lateral. se ele não voltava para marcar, e não voltava mesmo, bem que mantinha pelo menos dois dos defensores adversários sempre em pânico.
driblador, irreverente, baladeiro, pegador de mulher.
sempre perdoei renato gaúcho por tudo que veio depois. perdoei ter ido ao botafogo. perdoei as passagens mais apagadas pela gávea. perdoei até o gol de barriga. sempre em nome do garoto de 11 anos que eu fui. que inventava ser renato ao chutar a bola chulezinho contra a cortina do quarto - eu praticava futebol indoor.
renato gaúcho hoje é treinador de futebol. o mengo está no rio grande agora para enfrentá-lo à frente do grêmio portoalegrense. e eu perdoo renato até de ser gremista antes de ser rubro-negro, o filhadap*ta.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

o factor montillo (ou a arte de ver a banda passar)

o argentino walter montillo, practicamente sozinho, eliminou o flamengo da libertas-2010. levando nas costas o universidad de chile, o camarada foi até a semifinal do certame.
e agora está a arrebentar no cruzeiro. chegando no time mineiro dia desses, ele já esculachou o flamengo mais uma vez, agora pelo brazileiro-2010, e después marcou um golazo insano em cima do botafogo, golazo que nem mesmo o eficiente héber roberto lopes conseguiu evitar.
montillo está jogando o diabo.
como os rubro-negros soubemos em primeira mão.
mas por que então não prosperou a negociação do flamengo com seu carrasco?
patricia amorim tenta explicar...
Eu fico muito sentida quando o jogador quer vir, mas o empresário pega a proposta aqui, leva para o outro lado e a usa para conseguir algo melhor. E muitas vezes não volta para apresentar.
patricia amorim disse isso em longa entrevista ao portal G1. (vale muito ler. há mais a ser comentado ali.)
sobre o montillo, então ela diz que o agente do jogador fez o flamengo de otário. mas o clube não poderia ter ido atrás, ter insistido, e eventualmente ter tentado cobrir uma oferta melhor? tinha mesmo que esperar que o tal agente voltasse a procurá-lo? segundo o renato maurício prado, a proposta do fla era trocá-lo pelo fierro. pelo fierro! não sei se o renato está com a informação correcta, ele anda dando barrigadas demais.
em todo o caso, fica pra mim o sentimento de dormir no ponto, de ver a banda passar. outra vez.
(bem que poderiam ter tentado um financiamento no bmg, hein?)
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2010/09/eu-gostaria-que-o-montillo-tivesse-vindo-fiquei-frustrada-diz-patricia.html

a escolinha do professor abreu

vamos aprender a bater falta com titio renato abreu?
É um pouco de técnica e treinamento. É preciso ter uma linha de chutar que faça com que a bola possa seguir sua trajetória. Sempre procuro bater da forma correta. O mais importante é o pé de apoio ficar próximo da bola para não chutá-la de qualquer jeito. Sem esquecer de posicionar bem o corpo.
Muita gente diz que é simplesmente pegar a bola e cobrar. Esquecem que tem barreira, goleiros de qualidade.
Fiz muitos gols de falta e vou tentando sempre aprimorar. Mas nunca é fácil.
pronto. pescou?
eu só não entendi direito aquele lance de "uma linha de chutar que faça com que a bola possa seguir sua trajetória." mas, tudo bem, eu faltei à aulinha de balistika no ensino médio.
(a próxima lição será com o professor dejan petkovic, da sérvia, assim que ele recuperar a antiga forma.)
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/09/21/autor-de-golaco-para-o-fla-renato-desvenda-segredo-da-sua-cobranca-de-falta.jhtm

o "fracasso" de vinicius pacheco

confirmado o novo empréstimo de vinicius pacheco.
ele ficará mais um ano em florianópolis, pegando praia e defendendo o figueirense no que resta de segundona-2011.
embora tivesse cumprido boa passagem no figueiras, em 2009, pacheco sabe que agora volta duas casas no jogo de tabuleiro do mengão. e mostrou-se contrariado.
Fui pego de surpresa. Estou indo para lá fazer o meu melhor, mas realmente não esperava. Esperava ter mais chances no time.
segundo o "diário catarinense", a ideia é mandar pacheco pra campo já no sábado, contra o brasiliense. bueno, pelo menos em algum lugar dão valor a ele.
sei que, pelo flamengo, vinicius pacheco não mais confirmou seu bom momento no karioca-2010. mesmo assim, teimo em achar que ele teria sido boa opção como meia-atacante, ocupando o lugar de diogo, por exemplo, em eventualidades. ou para entrar no segundo tempo e dar uma incendiada. mas quiseram meter o camarada para distribuir jogadas e cobraram dele um desempenho a altura do petkovic. aí não dá mesmo, né?
e acho bem curioso o pouco moral que esta diretoria (zico incluso) está dando aos jovens criados no time. bruno mezenga e paulo sérgio foram despachados para times mediokres da europa. não dá nem pra dizer que fizeram isso para que eles ganhassem rodagem internacional, que rodagem se pode ganhar em estoril e na polônia? muito menos foi para valorizar seus passes, em times assim. e também não foi o caso de desonerar a folha de pagamento porque, te dizer, duvido que pacheco + paulo sérgio + mezenga somados ganhem meio kleberson por mês.
abre o olho, diego maurício.

domingo, 19 de setembro de 2010

mengão 3 x 3 fluminense (a chronicle)

bueno... se um time está em primeiro lugar na tábua de classificação, e o seu adversário derrapa pertinho da zona de rebaixamento, é assaz natural - é mesmo instintivo - que quem está por baixo fique feliz com um empate. são as migalhas que lhe caem da mesa.
mas, por obséquio, eu me recuso a fazer que nem nosso treinador silas, o evangelizador, e sair dizendo que o empate ficou de boa. o empate é um bom resultado e tal. te digo aqui pois estamos entre adultos: empate é o escambau. e se silas saiu achando que o empate tá de boa, se disse isso à imprensa com sinceridade n´alma, se é essa a doutrina que passa e passará a seus comandados... bem...
o empate, e o jogo inteiro deste domingo, no engenhones, teria sido bem bacana se estivéssemos na terceira rodada do brazileiro-2010. estamos na vigésima-terceira. o fluminense sabe disso e, nesta baixa que hora enfrenta, tem lhe feito bastante falta caboclos voluntariosos como sheik emerson e o peia do diguinho. já o flamengo, este é o ponto em que chegamos, tem ainda que comer bola. se silas achou realmente bacana o pontinho do empate, numa partida em que por duas vezes vencíamos, eu o convido a olhar mais uma vez pra classificação. caímos uma posição.
o clube de regatas do flamengo entrou em campo - para empatar? - no primeiro fla-flu da história do engenhones com marcelo lomba às traves, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; david e ronaldo angelim na zaga, toró na cabeça-de-área, williams e kleberson no meio, renato na frente, diogo e deivid na frente.
ou seja, fora a eventual ausência de juan, fora a entrada dos atacantes no time titular, fora a troca de petkovic por renato, voltamos para onde começamos, voltamos para o time, a estrutura tactica de rogério lourenço.
daí vem aquela história do copo meio vazio/meio cheio. da estaca zero melhoramos um pouquito por conta do ataque, que se afinou pela primeira vez no certame. da estaca zero regredimos um pouquito por conta da defesa, que levou três gols pela primeira vez no certame. meio vazio/meio cheio. fique à vontade, meu brother, para assumir o ponto de vista que preferir. pois ambos são verdadeiros.
vamos às boas, então, pra começar. bom saber que nossa velocidade de reacção está mais ligeira. tomamos um gol bobo, mas logo depois estávamos em cima do fluzinho. esse gol de saída, tipo nove minutos, acordou o flamengo do torpor de estar diante do "líder da competição" para a realidade de que num fla-flu isso pouco diz. foi bacana ver o time reagir e virar ainda na primeira etapa. renato pelé procurando jogo com deivid, kleberson com diogo. o gol de empate, a valer, foi uma jogada de puro rubro-negrismo. kleberson foi tirar do gum uma pelota que era toda dele. até o gum desacreditou ao ver kleberson nessa vibe. e não ofereceu resistência. e de kleberson para deivid, que fez um gol de quem conhece o ofício. por que não faz isso sempre, craque klebs, por que não? deixaria d*nga todo orgulhoso.
e a viradinha não poderia ser mais flamenga. a te dizer: pelé errou o escanteio. bateu pifado, nem rasteiro, nem a meia altura, pifado mesmo, tanto que a defesa tricoletes nem entendeu, e david pôde cumprimentar num carrinho. david & deivid. mas para não pensarem que estou a tirar méritos do moço renato: o terceiro gol, no segundo tempo, mais uma vez no tempo cierto, mais uma vez num bom timing de reacção após o empate do fluzito, foi o tipo de golazo que fez renato certa feita se dizer pelé de brincadeirinha. pura explosão. (nascido ainda da sagacidade de moura, vê se aprende diogo, a cavar falta com malícia.)
agora... se a zaga do flu dormiu nos dois primeiros tentos do fla, nós por aqui cochilamos a dar gosto durante o jogo inteiro, não? qualquer bola aérea na área flamenga era puro terror. isso que é regressão. parece que as entradas de david e alvim bastaram para que a gente desaprendesse todo o sentido de cobertura. angelim vendido seguido. como williams esteve entregue à cola de conca, os danos foram reduzidos na primeira etapa. quando o time pregou, no segundo tempo, e mais uma vez pregamos a começar por deivid e diogo lá na frente, o fluminense teve espazo para fazer o que bem entendesse. se dominamos o primeiro tempo, estivemos entregues por boa parte do segundo.
eis um problema - a falta de gás - que vem nos custando caro demais. nos custando mais dois pontos nesta rodada. porque enquanto teve pernas, o flamengo mostrou poder jogar no ritmo do fluminense, que vem sendo um ritmo muito mais acelerado do que o nosso costumeiro compasso.
por um breve momento, conseguíamos bater o flu jogando o jogo deles. se isso for um alento...

enquanto isso, em xerém...


no universo paralelo no qual se desenrola o brazileiro-2010 sub-23, flamengo e fluminense também fizeram um clássico eletrizante. mas, nessa outra dimensão, que belo, não só o mengão meteu o fluzinho em seu devido lugar (2 x 0) como ainda contou com gols de camacho & borja para tanto. trés cool.
high lights: o fluminensista tartá chuta penalty em cima do goleiro vinicius; pacheco mete gol ao arriscar do semicírculo; borja rouba a pelota do arqueiro klever, próximo a linha de fundo, para fechar o marcador. tudo isso na primeira etapa. jovem tartá ainda seria expulso no segundo tempo.
para esse fla-flu bizarro, o fla-flu alternativo, o time do clube de regatas do flamengo adentrou o estádio los larios, em xerém, com a seguinte formação: vinicius; lennon, wellington, henrique e saba; rômulo, antônio, leo medeiros e camacho; marquinhos e borja. técnico: renato trindade.
notícias de um mundo tão distante: http://www.espbr.com/noticias/fla-x-flu-fla-x-flu-categoria

mengão 3D: o futebol em uma nova dimensão


como petkovildo & pelé mal se aguentam de
e como nossso ataque D2 está só na marolinha,
andam a sugerir o recuo de deivid e a entrada de diego maurício.
seria então o ataque 3D:
deivid + diogo + diego
(em breve num PPV perto de você)

sábado, 18 de setembro de 2010

a barca vai passando, sai da frente pessoal...

silas, o evangelizador, logo mandou dizer que tem gente demais na gávea.
depois de três semanas no clube de regatas do flamengo, período esse em que conseguiu até mesmo uma vitória no brazileiro-2010, silas parece estar mais confortável no emprego. e aquele papo de gente demais começa a ter consequências practicas.
os informes que chegam do mais querido dão conta dos dois primeiros nomes para a lista de passageiros da barca que deve zarpar a qualquer momento da praça quinze. seus primeiros ocupantes seriam...
everton silva, lateral direito e amigo do imperatore, a ser emprestado para a ponte preta por um ano.
vinicius pacheco, meia-atacante, a ser novamente emprestado para o figueirense pelo mesmo período.
(de minha parte, que fiquem à vontade com everton silva. mas eu ainda tinha esperanzas no pachecones.)

o rapaz pacheco no figueiras-2009: era feliz e (não) sabia

a questão diego maurício

foram mais de 1.100 minutos corridos sem que nenhum atacante do mengo tivesse a fineza de mandar a pelota pra além da meta oposta.
a estiagem ocorreu entre a nona (1 x 1 hawaii, marakas, 21 de julho) e a vigésima-segunda rodadas (2 x 1 barueri, prudentão, 15 de setembro) deste brazileiro-2010.
cousa igual, eu te digo, não me recordo de jamais ter visto no mengo. pra não te dizer que nunka ocorrera nadja semelhante, me lembro bem de nosso querido centroavante gaúcho cabezones ficar oito rodadas na seca durante o brazileiro-1992. mas na hora agá, ele compareceu - e deu no que deu.
desta vez, até o peia do kleberson marcou gol. mas atacante, bem, atacante... cristian borja, val baiano, leandro amaral, diogo, deivid... entraram e saíram do time, estrearam no clube, sentiram falta de ritmo, ficaram lesionados, foram poupados, receberam cartão vermelho, o escambau. tentaram-se várias e insistentes combinações entre eles mais vinicius pacheco, renato abreu, dejan petkovic ao longo de uma dúzia de partidas. e nadja.
curioso que menino diego maurício, sem cartaz algum, foi o caboclo que fez gol no hawaii e, mais de 1.100 pavorosos minutos depois, foi o caboclo que fez gol no barueri. dois gols bonitinhos até. de raça e tal. diante do que andam jogando deivid & diogo a cada rodada, bem que eu me pego a me perguntar... mas por que não diego maurício então?

faltando gente nas laterais

alguém pode me explicar o que se passa na cabeza do silas?
está certo que nosso novo amigo, o evangelizador, chegou dia desses na gávea e ainda está a tomar pé de como são as cousas no clube de regatas do flamengo. mas, de qualquer forma, burro ele não é, já devia ter percebido pra que lado o vento sopra...
agora mesmo ele estava sem lateral direito, porque nosso capitão leonardo moura levou um gancho. e quem desfalca o time esta semana é o juan maldonado, machucadinho.
leonardo moura e juan maldonado, com o perdão da expressão, já deram no saquinho da rapaziada. estão manjados demais por todos - sim, todos - nossos adversários - até o barueras andou se criando pra cima deles.
por que não aproveitar essas baixas (eventuais e esporádicas) pra gente tentar dois moleques que são muito festejados por lá? já falei aqui neste blog de rafael galhardo e jorbison. bueno. não quero ser repetitivo. de teimoso basta nosso treinador. mas não parece ser óbvio que, com galhardo e jorbison, alguma cousa periga acontecer? periga dar certo?... certamente colocar everton silva e rodrigo alvim nas laterais é chance zero de qualquer cousa dar certo. no fla-flu de amanhã parece definitivo que, novamente, teremos o rodrigo alvim no lugar de juan.
galhardo (photo) ainda foi visto, vez ou outra, jogando improvisado como meio-campo.
mas jorbison nem isso. abre o olho, silas.

sobrando gente no meio-campo

o time do flamengo agora é toró + 10.
depois do gol espírita aos quarenta e nove do segundo tempo, é ruim de silas tirar o torozinho do time, hein?
silas, o evangelizador, faz mistério. nem mesmo a presença de um pároco na gávea fez silas dar o serviço. ele está cheio de onda depois da sofrida primeira vitória, e anda escondendo a escalação pro fla-flu de amanhã.
(e não me refiro ao fla-flu do brazileiro sub-23, não...)
mas pense comigo... batata que o toró não sai. pelo menos não agora. e o kleberson dia desses também teve seu momento de toró. ao inadvertidamente marcar dois gols (!) no empate milagroso diante do vitória da bahia. já o williams está recuperado de contusão. sabemos que esse caboclo joga por dois, por três. e tem ainda aquele esquema de revezamento 2 x 45min entre o renato abreu e o dejan petkovic.
pra gente ver que outra hora estava faltando jogador pro meio-campo do flamengo. mas agora parece até estar sobrando. ou seja...
se tu me perguntares, eu diria que vai sobrar pro correa.
e assim vamos de toró, williams, kleberson e pets/pelé pro jogo mais quente deste mês fervente.
eu lamento pelo correa, que é caboclo sério. e lamento mais ainda pelo maldonado, que é de longe o melhor entre esses marcadores todos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

the exorcist (aka panis et circensis)

tudo bem. mas ainda acho que vai precisar mais do
que um padrezinho showman pra nos livrar a cara

o factor torozinho

divertido ver o toró a enganar mais um treinador.
tem sido assim, pelo menos, desde o joel santana.
cada treinador novo que chega na gávea sai dos primeiros colectivos com uma ideia fixa: meter toró no time principal. papai joel até o apelidou de torozinho. papai joel foi pra afrika, mas torozinho ficou. ele é este tipo de jogador: aquele que vai ficando. caio junior, cuca, andrade, rogério lourenço. todos eles tiveram seu momento de apreço pelo nosso folklorico volante.
eu já entendi o que se passa, e agora tento nem reclamar tanto.
sei que daqui pra pouco, silas, o evangelizador, vai novamente repetir seus colegas e chegar à conclusão que um time do flamengo precisa mais do que toró no seu meio-de-campo.
até lá, é só toroshow. ainda mais depois do golazo contra o barueras aos quarenta e nove do segundo tempo.
Vivo o clube. Sou apaixonado pelo Flamengo e vivo feliz aqui. Vencer pelo Flamengo é muito importante. Foi difícil quebrar esse jejum, mas aconteceu. Fico feliz pelo time ter reencontrado seu caminho.
é isso aí, torozinho, vencer. domingones ele enfrenta o time que o revelou. toró é o maior jogador a sair do simpatiko clube das laranjeiras desde, desde...

michael anda carente de atenção

o sensacional michael, craque de bola revelado pelo clube de general severiano, anda encostadão no flamengo. melhor assim.
o canhoto michael é polivalente: mediokre como lateral, ainda pior como meia.
depois de insistentes tentativas de andrade em utilizar o moço, que chegou todo cheio de banca, percebeu-se que o melhor lugar pra ele é mesmo o banco de reservas. ou nem isso. melhor que nem seja relacionado para os jogos - até para não se correr o risco de ele acabar entrando.
silas, o evangelizador, descobriu ligeiro esse pendor do jovem michael para a inutilidade. e decidiu que seria melhor despachá-lo para o catadão que será o fla sub-23 para o brazileiro-2010 da categoria, certame que abre no domingones, com um animadíssimo fla-flu no estádio los larios, em xerém.
bueno. michael ontem disse que isso a ele não interessa. não quer ir para xerém. não quer jogar no time sub-23. michael disse que quer jogar no time principal. quer ir pro engenhones, para o outro fla-flu deste domingão, para o fla-flu de verdade.
Eu acho que disseram para o Silas que eu estava jogando de lateral. Aí ele me escalou na posição. Eu não gostei. Fui até deslocado para o meio durante o treino da última semana, mas depois ele veio falar comigo. Disse que se estava chateado, era para ter falado com ele. Só que, desde então, eu fiquei fora dos coletivos.
será que o michael, burrão, não percebeu que silas estava testando um lateral pro lugar de juan maldonado? juan, lesionado, que ficou fora do jogo contra o barueras e vai ficar de fora do fla-flu?
o contracto desse peia segue até trinta e um de dezembro.
Eu estava disposto a rescindir com o Dínamo de Kiev para ficar aqui. Só que não sei o que está acontecendo agora. Mas não tenho vontade de jogar no sub-23.
pobre dínamo de kiev, até dia desses ameaçado de perder michael...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

grêmio prudente 1 x 2 mengão (a chronicle)

te contar como é difícil ter um instante de sossego neste brazileiro-2010. ontem foi um jogo daqueles. peladão no prudentão. mas graças a menino diego maurício, graças ao gigante torozinho e (as well) graças ao senhor ricardo marques ribeiro...
o flamengo conseguiu o que parecia ser impossível. ganhou (de virada) do poderoso grêmio ex-barueri, o lanterna do certame. e ganhou fazendo dois gols (again) pelo segundo jogo seguido - e um desses gols foi (veja que louco isso) marcado por um de seus atacantes! uêbas.
agora o flamengo chega de pé para o fla-flu deste domingo e poderemos viver um instante de pura poesia: sapecar o flunimed do topo da classificação. que te parece, hein?
o clube de regatas do flamengo chegou à cidade de presidente prudente, para a vigésima-segunda rodada do brazileiro-2010, na noite de quarta. formou com marcelo lomba na meta, leonardo moura na direita, rodrigo alvim na esquerda, jean e ronaldo angelim na zaga, toró na cabeça-de-área, correa e kleberson no meio, renato mais à frente, diogo e deivid na frente.
interessante notar esse lance de rhythm. no engenhones, no mesmo instante, fluminense e corinthians se estudavam em campo. mas lá o manejar de pelota seguia um ritmo um tanto mais intenso do que no prudentão. mesmo no primeiro tempo. dois jogos decisivos: na ponteira e na rabeira.
cá na parte que nos cabe, o flamengo foi tateando para dentro do campo do ex-barueras. alvim muito tímido no apoio, saudades de juan maldonado? renato pelé e diogo tentando se encontrar na armação. deivid notadamente desconfortável com a ideia de ser homem-de-referência desse time. mesmo assim, deivid, numa rara incursão pela centroavância, aproveitou sua proeminente posição na área do adversário e meteu uma cabezada no travessão do arqueiro bruno (ribeiro).
mais feliz foi o moço adriano pimenta, que no último instante da etapa inicial, escorou de cabeza um cruzamento pela esquerda. assim: cleidson passeou pela avenida leonardo moura (que tem se revelado boa alternativa de trânsito quando a avenida juan maldonado está fechada) e centrou para pimenta - libre, libre - voar feito passarinho.
aí aconteceu um troço chato pra burro. pimenta foi expulso de campo. uns minutos antes, ele dera um trompaço no diogo e levara amarelo. ao comemorar seu gol no mengão (legítimo comemorar tal façanha) ele levantou a camisa. recebeu do doutor ricardo marques ribeiro um segundo amarelo. acontece que ele não tirou a camisa. ele apenas a levantou, cobrindo a cabeza. como o rivaldo faz(ia). o senhor marques ribeiro também teria expulsado rivaldo? será?
enfim... o flamengo teve toda a segunda etapa para se virar em campo com um homem a mais. não foi por isso que vencemos, não é tão simples assim, mas claro que ajudou. e ajudou mais ainda a bola na trave de lombastiko aos dois minutos do retorno. também ajudou um pouquinho o facto de silas ter trocado correa por petkovic. com um homem a mais, essa "ousadia" se fez permitir. agora, teria sido mais bacana se o fla tivesse esquentado o tal rhythm. tinha o controle de bola e o controle de campo, como a españa nas savanas de afrika-2010. parecia que estava sob controle. mas nadja de apertar o passo. o tempo passava, o barueras se fechava, e o gol não saía.
saiu apenas aos quarentinha. por obra de dois suplentes: maldonado acertou um passe lindo, comprido e rasteiro e preciso, para diego maurício passar entre dois marcadores e chutar cruzado. diego maurício, o prata da casa, a fazer mais que deivid + diogo + amaral + borja + baiano juntos. o empate já estava bonito demais. vida dura. quando, no limiar do desfecho, o pequeno toró acertou um rebote na riska da grande área. foi belo.
e eis que o flamengo, que levou viradas (1 x 2) nos minutos finais para goyas e guarany, enfim deu uma dentro. p*rra.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

red hot chili peppers

mengão x grêmio ex-barueras no prudentão.
melhores momentos:
45 do primeiro tempo - adriano pimenta (photo), ex-esporte recife, mete gol
46 do primeiro tempo - adriano pimenta não se aguenta de emossão e tira a camisa
47 do primeiro tempo - adriano pimenta recebe o segundo amarelo e é expulso
40 do segundo tempo - menino diego maurício confirma que tem sangue rubro-negro
49 do segundo tempo - cante comigo no replay: to-to-to, to-ro-zi-nho!!!
(ps. stay tuned for more and more rock and roll)

e ainda faltam dezessete rodadas...

segundo matéria do uol, das 07h18 de hoje, eis a provável escalação do flamengo
para nosso mui fundamental compromisso desta night em presidente prudente:
marcelo lomba; leonardo moura, jean, ronaldo angelim e rodrigo alvim;
toró, correa, kleberson e renato pelé; diogo e deivid.
(ps. os grifos são meus, mas a escalação é do silas mesmo...)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

jorbison é o nome da fera

amanhã tem flamengo x grêmio ex-barueri em presidente prudente.
um jogazo pelo brazileiro-2010 já valendo vaga (ao perdedor) para a segundona-2011.
teremos dois desfalques médicos para tamanho confronto.
a má notícia: williams segue fora, o que faz o fla entrar em campo com menos três.
a boa notícia: juan maldonado também está fora, o que pode fazer o fla entrar em campo com onze.
pois o juan maldonado, é segredinho isso?, não joga nadja, não vem jogando nadja há mais de ano. para seu lugar, entre os chamados profissionais do clube de regatas do flamengo, teríamos ao menos dois nomes de canhotos: o craque michael e o inexpressivo rodrigo alvim. o primeiro se diz meia, mas já jogou de lateral no botafogo. era banco por lá. o segundo foi contractado este ano para fazer sombra pro juan. fez sombra nehuma. de tal forma que ambos parecem fora dos planos de silas, o evangelizador. (ler post abaixo...)
pode ser que sobre para o menino jorbison, dezoito anos. uêbas!
eu escrevi "pode ser", por que sabe-se lá o que corre na cabeza de silas. mas jorbison taí no mengão já faz um tempo. ele fez grande carreira nos juniores, brilhou na seleção nacional da categoria e aposto que está estralando de vontade de voltar ao time principal. já esteve entre os bacanas uma ou duas vezes, sem muitas chances - e se ele não empolgou, também não fez feio, não.
pra mim a hora é agora: mengão hoje é jorbison + dez.
ou alguém ainda aguenta ver o barbudinho juan caindo em campo e errando todos os passes?
chega de juan, p*rra!

uma missão para cristian borja

o clube de regatas do flamengo, nos últimos anos, se especializou em fazer comércio assim: comprar em alta e vender em baixa.
de tal modo que cada sujeito que bate na gávea já chega com a cotação no máximo, inflada pelo simples facto de ter interessado ao rubro-negro. numa dessas, por exemplo, um ano de cristian borja (photo) sob contracto sai por módicos 300 mil reais. e después, se não dá cierto, e sabemos bem que quase nunca dá cierto, vendemos o mesmo camarada baratinho, baratinho. ou emprestamos a outrem, arcando com parte dos vencimentos mensais.
genial, não? como pode um balancete desses fechar?
pois o flamengo, desta vez, vai dar outro uso para a rapaziada que não interessa a nosso treinador de ocasião, silas, o evangelizador. quem estiver fora dos planos de nosso amigo, quem estiver encostado, vai integrar o elenco do fla que disputa o campeonato brazileiro sub-23. como o nome da competição dá a entender, o único problema é esse limite etário. então, nada de sonhar em ter val baiano no sub-23...
o certame começa amanhã e vai até sete de novembro. nossa estreia será um fla-flu neste domigão.
segundo a imprensa carioca, candidatos ao time não estão em falta no clube: o canhoto rodrigo alvim, os volantes rômulo e leo medeiros (sempre por lá), o versátil fernando goyas, o craque michael, o enigmático vinicius pacheco, o artilheiro internacional cristian borja.
vai ser um timaço. só não vale entrar na zona de rebaixamento até do brazileiro sub-23.

domingo, 12 de setembro de 2010

o macho alfa

então petkovic ficou chateadinho por ter saído de campo? ficou resmungandinho?
sempre interessante acompanhar as manchetes sobre o clube de regatas do flamengo no jornalismo internético:
"para silas, petkovic é exemplo de motivação no flamengo"
(há cinco dias)
"silas rechaça reclamação de pet: 'quem manda sou eu'"
(dez horas atrás)
mais do que bolar esquemas com dois ou três zagueiros, mais do que sair jogando com os bacanas e, no meio da partida, recorrer à molekada sentada no banco, a profissão de treinador diz respeito a contingenciar problemas e administrar egotrips & vaidadezinhas.
O Pet é um jogador de 38 anos que dificilmente vai aguentar jogar por noventa minutos. Estou aqui para ajudá-lo, mas quem decide a hora que vai entrar e a hora que vai sair sou eu. Isso não tem dicussão nenhuma.
após a derrota que foi o empate de ontem com o vitória da bahia, silas, o evangelizador, saiu falando grosso assim. territorial pissings diante da imprensa pra mostrar quem manda no pedazo. há quem diga que chefe que sobe o tom, para mostrar que manda, já não manda em mais nada. espero, sinceramente, que não seja esse o caso do rapaz. a ver.

mengão 2 x 2 vitória (the unchronicle)

estou longe de casa, sem acesso ao meu pacote sócio premiere brasileirão-2010, etc. de modo que não pude acompanhar o mais recente episódio da saga flamenga, na noite de ontem. fiquei vendo a vitória (perdão pela má palabra) de novak djokovic sobre roger federer pelas semifinais do u.s. open. quando o jogo (jogazo) terminou, botei no sportv em tempo de ver o último gol da virada do atlético goianiense sobre o líder fluzão (2 x 1).
mesmo sem ter visto o embate/empate entre rubro-negros à beira do abismo, tenho a fineza de não me furtar em fazer algumas poucas ponderações sobre tão proverbial abrazo de afogados...
. menos de quatro mil pessoas foram ao raulino de oliveira prestigiar o flamengo. os vinte e oito meses sem o marakas serão longos e áridos.
. kleberson voltou ao time. kleberson voltou ao time metendo dois gols. silas gostou. silas elogiou. kleberson. custará para kleberson sair do time novamente. ainda mais fazendo dois gols num time que não fazia mais do que um gol desde a terceira rodada do primeiro turno. kleberson é como o freddy krueger. sempre pensamos que não volta mais, mas ele volta. nunca nos veremos livres dele. nunca.
. bueno... então quer dizer que silas prefere everton silva a rafael galhardo quando não pode contar com leonardo moura? e silas esperou justamente um jogo sem leonardo moura, suspenso, para reinventar o esquema de três zagueiros?
. o mais f*da sobre o flamengo estar a patinar cada vez mais pertinho da zona de rebaixamento é o seguinte: uma vez que caírmos nela, o time passará a não mais depender se si mesmo, passará a depender de suas vitórias e dos azares dos colegas de fosso. e vimos ontem, na singela derrota do líder do certame para um de seus mais notórios lanternas, que depender dos outros não é uma boa ideia, não.
o clube de regatas do flamengo apresentou-se no raulino de oliveira, em volta redonda, para a vigésima-primeira rodada do brazileiro-2010 com marcelo lomba no gol, everton silva na direita, juan maldonado na esquerda, mais três zagueiros (david, jean e ronaldo angelim), correa e toró e petkovic no meio; deivid e val baiano no ataque. depois entraram diego maurício (saindo everton silva), rafael galhardo (petkovic) e kleberson (angelim). gols: junior aos 25, kleberson aos 33, schwenk aos 39, kleberson aos 40 minutos do segundo tempo.

sábado, 11 de setembro de 2010

o que importa é a natação

the breaking news do noticiário olimpiko:
"Cesar Cielo, nadador do Flamengo, conquistou a medalha de ouro dos 100m na etapa brasileira da Copa do Mundo em Piscina Curta, disputada na manhã de hoje no Maria Lenk, Rio de Janeiro. Atual recordista e campeão mundial da distância em piscina longa, Cielo mostrou versatilidade e venceu com o tempo de 47s16. Dois centésimos mais rápido que o segundo colocado, o alemão Steffen Deibler."
cielo alucina: cesão é o mengão no mundial de natação

algum camisa dez na gávea?

na temporada em que arthur antunes coimbra retornou á gávea...
veja você, está a nos fazer falta um camisa dez no time de futebol.
tentava-se jogar com dejan petkovic e renato abreu, vulgo pelé. e não era uma tentativa das mais descabidas - uma vez que ambos provavelmente tenham sido os meias mais vencedores/hábeis na história recente do time. mas não deu cierto. os dois fora de forma.
barrou-se pets, para tentar-se levar adiante apenas com pelé.
agora barra-se pelé para tentar-se mais uma vez apenas o pets.
não deve dar muito resultado, uma vez que já não estava dando resultado algum antes da volta de renato em meia-temporada.
de qualquer forma, é assim que o mengo chega hoje ao raulino de oliveira, seu lar voltarredondiano para esta vigésima-primeira rodada do brazileiro-2010. o adversário é o vitória da bahia. mas não se deixe enganar: empatamos com eles em salvador (1 x 1) na primeira fase, na única aparição do império do amor (adriano + love) neste certame. outro empate desses, e estaremos todos f*didos, ambos os rubro-negros na beirinha da zona de rebaixamento.
e agora veja que curioso: dez de setembro, ontem, pets fez trinta e oito anos. com o gringo fora de forma, com a idade pesando um bocado em suas pernas, ninguém deu uma palabrinha a esse respeito. eu, pelo menos, não vi nadja em jornais ou tevês. o próprio pets ficou na maciota. não teve bolo na gávea. certamente teria tido bolo se fosse outro o momento - do jogador e da equipe.
bueno... fica a ideia: se pets não der certo. vamos de silas, o evangelizador, no meio-campo.
o silas, afinal, tem apenas quarenta e cinco anos.
com duas semanas de corridinha na praia...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

o caso é rezar

val baiano foi quem deu a letra. já descrente do milagre do gol, o nosso sincero artilheiro deu a real no colectivo de ontem. "pastor, padre, pode vir quem for para ajudar. está na hora de jogar uma água benta na gávea. porque está feia a coisa."
val baiano acha que devem jogar água benta. eu prefereriria que jogassem bola mesmo. fosse possível.
baiano periga voltar ao time titular do clube de regatas do flamengo para este final de semana. o flamengo vai até volta redonda para receber por ali o vitória da bahia, num especialmente sofrido duelo de rubro-negros - os dois times são os vizinhos mais próximos da zona de rebaixamento, atualmente a quatro pontinhos do mengo - nada que um par de rodadas não resolva (para cima ou para baixo).
além de não ter mais o marakas, o flamengo não terá meio time. val baiano a poder entrar no lugar de diogo, o mais novo cai-cai do clube. renato pelé enfim foi barrado. a príncípio ficará uma semana de castigo cuidando apenas da parte fisika. o capitão leonardo moura também está suspenso por cartões. e williams foi barrado pelo departamento médico. moura e pelé, pra mim, nem são os maiores problemas, pela bolinha miúda que tem se visto. mas não ter williams, por si só, equivale a não ter meio-time.
detalhe curioso: além de baiano, o kleberson também está cotadíssimo para voltar pro time.
detalhe ainda mais curioso: val baiano é evangélico - assim como o silas, o evangelizador. que rezem juntos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

são paulo 2 x 0 mengão (a chronicle)

quer dizer... camarada gasta uma nota pra trazer deivid & diogo, e o flamengo termina o jogo com diego maurício e vinicius pacheco mesmo. deivid, fora de forma, mais uma vez foi figura apagada. diogo, fora do tom, conseguiu ser expulso ainda no primeiro tempo do cotejo desta noite.
o clube de regatas do flamengo se apresentou no morumbas diante do são paulo para a abertura do returno, vigésima rodada do brazileiro-2010. o rubro-negro não costuma levar muita sorte praqueles lados. verdade. mas não precisava também se mostrar tão apático.
o flamengo formou com marcelo lomba às traves, jean e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura na direita, juan maldonado na esquerda, toró na cabeça-de-área, correa e williams no meio, renato na armação, diogo e deivid no ataque.
essa formação inicial, vale dizer, não durou nem vinte minutos. porque logo o são paulo foi abrindo o placar em jogadinha de marcelinho pra marlon, deixando lomba de lombo no chão. silas estava tão convicto do time que armara que, logo depois disso, mandou pacheco pro aquecimento - e correa deu lugar a ele. o que se via até aquele momento era um são paulo brigador fazendo o papel de dono da casa. nada muito além disso. nenhuma blitzkrieg. mas era flagrante o desmantelar do meio-campo visitante, tão flagrante que silas resolveu meter a mão. bueno. agora é fácil de dizer isto: meteu a mão erradamente, tirando correa que - infelizmente - era/é o mais versátil desses caboclos do nosso meio. legítimo que silas quisesse um segundo meia, alguém com mais pernas que renato (e que pets), que apoiasse o ataque e deixasse os são-paulinos mais preocupados. e esse alguém, no atual elenco de reservas, só podia mesmo ser pacheco. agora... não só pacheco foi mais uma figura perdida em campo como o mengo deu ao rival o espaço que ele precisava para fechar o 2 x 0 ainda na etapa inicial.
a grande novidade dessa derrota previsível foi que os gols tricolores, ao contrário do que costuma ocorrer, saíram pela direita - em cima de moura, williams, jean - e não pela avenida juan maldonado. jorge wagner e garoto marcelinho aprontaram o quanto quiseram por ali. e a entrada de pacheco, em vez de ocupar wagner e richarlysson, não fez diferença alguma. mas a saída de correa - sim - abriu um clarão lá atrás.
(no segundo tempo, mais lançado ao ataque, pacheco entrou em impedimentp quatro, cinco vezes. vai mal. quando joga de meia, erra todos os passes. quando joga de atacante, nunca aparece em condição.)
o destempero de diogo também não ajudou em nada.
e essa foi uma faceta inesperada de nosso novo atacante. depois de acertar três bordoadas a esmo em adversários variados, na quarta cacetada, diogo levou um amarelo bem merecido. pois no lance seguinte - literalmente no lance seguinte - não é que diogo resolve se jogar dentro da área? tinha que aprender a fazer isso com jorge henrique, wagner diniz, neymar ou outros mestres da cavação de penalties. do jeito que fez, diogo não deu ao juizão nenhuma razão para não expulsá-lo de campo com um segundo amarelo. amateur.
se diogo mostrou-se um problema novo, outro problema, mais antigo, manjadíssimo, e paralisante, se chama juan maldonado. incrível como ninguém parece ser capaz de ajudá-lo. ontem renato e até deivid caíram para a canhota procurando o dois-um. mas nadja. depois pacheco. nadja ainda. juan maldonado é um problema enorme. abre o olho, silas.
renato pelé também é um senhor problema. mas hoje ele não estava sozinho nessa. o time inteiro (ou quase isso) parece ter pregado após a expulsão de diogo. a rapaziada andando em campo. ou parada no lugar. deivid e renato nem fingiam voltar para dar algum combate, ocupar espaços. o sujeito que ficava com a bola nos pés simplesmente não tinha para quem tocá-la. ninguém aparecia, ninguém pedia pelota. apatia. desânimo. quando fernandão marcou o segundo gol, num cruzamento de jorge wagner, final do primeiro tempo, o que se via em campo era um flamengo entregue.
e quinze minutos de intervalo foram pouco. o time voltou para o segundo tempo do mesmo jeito. exaurido. o toque de bola foi um pouco mais ligeiro - ou teria sido o são paulo a recuar? - mas a ocupação de campo e o passar do tempo com a bola em nossos pés eram improdutivos.
este time simplesmente não dá conta de jogar duas vezes por semana em ritmo profissional. não tem gás. evidente que não tem. e parece nem ter fibra também.
só lamento pelo williams. que esse corre por três, por quatro.
williams, esta noite, no morumbas, esteve em todos os cantos do gramado. inclusive foi dele a nossa melhor chance de gol: um tirambaço de esquerda, de bate pronto, estalando sobre o travessão de ceni. depois, na etapa final, moura bateu uma falta no travessão e jean, de cabeza, quase fez um golzinho de honra. teria sido mesmo pura formalidade. àquela altura, o placar já estava firmado. e nossa derrota, consumada.

como se fosse a primeira vez

quando sair um gol, que um dia há de sair um golzinho, a rapaziada festejará como um título. que a seca tá braba. e a ladeira tá larga.
silas, o evangelizador, tem que doutrinar seus atacantes. que ficar nervosinho complica na hora de meter. e a pelota acaba espirrando. contra o santos, deivid perdeu um voleio que parecia val baiano.
diogo diz que está na manha e o ataque D2 tem a cabeza feita.
A pressão vai existir. Não podemos confundir essa pressão. Precisamos ter calma, tranquilidade, e não podemos nos acomodar. Se ficarmos nervosos aí mesmo que a bola não vai entrar. Com calma, ela vai entrar naturalmente. Estamos criando para isso.
esse é o ponto, menino diogo, o time está criando pra isso. batata. cousa que não andava fazendo. e silas deve manter o time que fez jogo duro com o santos baleado. pelé e pets se revezando no meio. williams, liberado pela enfermaria, compondo com toró e correa.
o diabo é que esta noite pegamos o são paulo no morumbas. por mais depenado que o übertricolor possa estar, é sempre jogo difícil. mas seria bacana abrir o returno com uma vitória. se possível com gol de um atacante. só pra variar. que isso não nos acontece há onze jogos.
(última vez: 1 x 0 foguinho, 14 de julho, marakas, paulo sérgio.)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

zico contra a baixaria

leitura obrigatória:
zico rechaça fofoquinhas sobre as contractações ($)
de val baiano, cristian borja e leandro amaral pelo fla.
Quero declarar ao torcedor do Flamengo que me acompanha e está apoiando nosso trabalho que essas pessoas desonestas e mal intencionadas não vão me intimidar desta forma suja. Não tenho medo desse jogo. Vou seguir fazendo o que acredito, comandando a reestruturação do futebol, trabalhando na construção do CT e na formação de atletas para um futuro melhor para o Flamengo. Se quem dirige o clube entender que eu não devo mais administrar o futebol, eu saio. Não tenho apego ao cargo e jamais quero atrapalhar o Flamengo. Mas quero que os críticos apareçam para o debate franco com críticas sérias. E podem vasculhar minha vida, da minha família, que estou aberto a isso. Será que essas pessoas estão dispostas também ao jogo aberto?
a íntegra vai aqui: http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/colunas.php?pa=1571

se não pagou, pode devolver?

e então...
tu andas chateado com o zico por ele ter trazido borja pro mengão?
ah. não tem nada, não.
borja não mete gol - mas também o flamengo nem pagou...
the breaking news do noticiário da serra gaúcha:
os kartolas do caxias estão a reclamar
que o clube de regatas do flamengo
não honrou o compromisso com eles.
eram três parcelas de 100 mil reais cada.
(é isso aí: 300 paus por um ano de cristian borja.)
a última parcela vence no dia 20,
mas sequer a primeira foi paga.
o zico disse que não tem nada a ver com as calças.
mandou procurarem o diretor de finanças.
e parece que agora o camarada deu o perdido:
Amigo, não posso falar nada.
Não tenho nenhuma informação e não vou falar...


http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/09/07/diretoria-do-fla-bate-cabeca-vice-de-financas-nao-sabe-o-que-dizer-sobre-borja.jhtm

torozinho no capricho

curtes números e estatísticas?
te dou um dado alarmante sobre o primeiro turno do brazileiro-2010.
adivinha quem foi o jogador que mais acertou passes no certame?
sim, ele mesmo: toró... to-ró.
93% de passes certos.
toró disputou apenas sete das vinte rodadas do turno. passou a maior parte do campeonato sentado no banco e/ou com o braço quebrado. mas, pelo jeito, quando esteve em campo torozinho foi só sucesso.
o próprio toró se mostrou surpreso com seu desempenho.
É um número que me surpreende, pois quase não errei passes. Creio que o facilitador foi ter jogado muito tempo como meia, e sempre pegando a bola de frente para os adversários. Nestes sete jogos, vivi momentos muito bons. Espero continuar e também chegar bem ao final do segundo turno. Tenho condições de terminar o campeonato dessa forma.
parabéns, toróshow.
só faltou uma outra estatística para completar a informação. quantos dos passes de torozinho foram superiores a dez metros?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

crônica de um primeiro turno dos diabos

putis. acabou. que bom que acabou. que felicidade ter acabado.
custou mas acabou o primeiro turno do brazileiro-2010.
o clube de regatas do flamengo viveu sob pressão todo esse tempo. já abriu sua participação no certame com a cabeza longe. estreou no marakas contra o são paulo (1 x 1) pensando na libertas-2010. o time tinha eliminado o corithians paulista na semana anterior, against all odds, e ia em frente mais na raça do que na categoria. como se sabe, durou pouco a aventura internacional do time. fomos despachados em seguida pela universidad de chile (abrazo pro montillo).
a eliminação na libertas, por mais postergada e previsível que fosse, deixou um terrível legado para o time no brazileiro-2010...
uma equipe cansada e sem moral. um treinador tampão, rogério lourenço, que não se sabia na real se ficava ou ia embora. e a queda do império do amor. acossados pela imprensa marrom e fracassados dentro de campo, vagner love e adriano imperatore voltaram para as europas. um debandar que, também sabido e previsível, parece ter pego a diretoria no contrapé.
de modo que, quando o brazileiro-2010 deu um tempinho, após sete rodadas, para a copa de afrika-2010, não estávamos preparados para aproveitar os quarenta dias de folga. rogério continuou no comando. perdíamos jogadores e demorávamos a contractar.
parecia que o retorno de arthur antunes coimbra, vulgo zico, por si só consertaria tudo que ia mal. apenas por obra e graça da simples presença de zico, tudo se arranjaria. bueno... pois foi exactinho nesse momento, dias depois da chegada de zico como gerente de futebas, que nosso estimado capitão bruno zousa, aquela figura exemplar, foi em cana. verdade. este 2010 que marcou o retorno do galinho a seu lar, já entrou para a história rubro-negra como o louko ano em que nosso capitão foi parar no xilindras! durma-se com isso.
e dormimos. nós dormimos no ponto. dormimos bem gostosinho. quando acordamos, nosso ataque estava entregue a val baiano e cristian borja. rogério continuava no clube. e sequer tínhamos goleiro - sorte que, pelo menos nesse ponto, a inércia flamenga acabou encontrando porto seguro nas improváveis luvas de marcelo lomba (que em janeiro era terceiro arqueiro).
lombas à parte, o time do flamengo foi levado aos tapas. no último dia da janela de compras, zico se saiu com deivid e diogo. dois caras bacanas. o primeiro deles, um flamenguista confesso. mas, mais uma vez, planejamento não houve. foi a tacada no último lance.
e o rogério lourenço só foi cair quando o primeiro turno já se via perdido, não dava mais para fingir que o flamengo ia bem. o time descia ladeira abaixo na classificação. e, em campo, o rebotalho rubro-negro não dava mostras de sair do lugar. um time sem gás, sem pegada, sem gols. e aparentemente sem alternativas. sem rota de fuga. então o rogério saiu. demorou boas semanas fritando em fogo máximo. mas, veja só, quando enfim ele saiu, não se tinha cierto o nome de seu sucessor. (planejamento é a palabrinha magika again.) acabou-se recorrendo a silas, o evangelizador. sujeito que me parece sério e competente mas, evidente que ficou, foi contractado só porque era o melhorzinho que estava à toa por ali - e porque nem carlos alberto barreira nem paulo césar carpegiani compraram essa briga.
sem surpresa alguma, fechamos o primeiro turno do brazileiro-2010 em décimo-quarto lugar.
apenas 22 pontos conquistados em 57. apenas cinco vitórias em 19 jogos. e o pior ataque entre os 20 times da primeira divisão: 14 gols.
nada que seja digno do escudinho de campeão nacional que o clube de regatas do flamengo teve o direito de estampar no manto sagrado.

28 meses longe de casa









estádio mário filho, rio de janeiro,
vinte e nove de maio de 1983
155.253 pessoas viram a vitória do flamengo sobre o santos
na segunda partida das finais do kampeonato brazileiro
o maior público da história do marakas
o maior público da história do futebol brazileiro
gols de zico, leandro e adílio: flamengo 3 x 0
http://www.youtube.com/watch?v=_HgD_61kwkg