quarta-feira, 31 de março de 2010

e agora, andrade?


uhh! um ano depois de perder ronaldito pro corinthians paulista...
o mengão passa a perna nos rivais e traz césar cielo para a gávea!

terça-feira, 30 de março de 2010

a unimed é que vai pagar?

que bom que esta semana o clube de regatas do flamengo não joga pela libertadores-2010.
então dejan petkovic e marcos braz terão uns bons dias para se ensaboarem e se engalfinharem à vontade. a briga promete ser boa. os dois se reuniram na noite de ontem. o agente de pets saiu não muito satisfeito, e não entrou em detalhes. em entrevista agorinha à espn, braz também não disse muita coisa. apenas deixou a entender que petkovildo pediu mais ($$$) do que o esperado.
dizem que pets quer meter o boi na sombra e se esticar na gávea até dezembro de 2011.
tudo bem que ele arrebentou no ano passado, mas vale fazer as contas: pets terá 39 (trinta e nove!) anos em dezembro de 2011... então pets é o novo maldini? bueno, não, não é. não pelo que se vê neste momento, março, quase abril de 2010. o karioca já vai pras suas finais, a libertas pega fogo, e pets ainda não entrou em forma física & técnica. tem apenas colecionado boas confusões desde a conquista do nacional.
eu te digo, bem já duvidei de dejan petkovic uma vez, não me convém duvidar again.
mas o mais chato de tudo é isto aqui:
pets está chantageando a kartolagem rubro-negra com uma proposta feita pelo fluminense/unimed.
ah. se ele está assim tão animadinho com o fluzão, pois não vamos atrapalhar, que volte logo para as laranjeiras, por que não? vai lá, treinar com o cuca, seu querido amigo. deve estar com saudades dele. vai lá, jogar do lado do conca e do fred, aquelas simpatias. tranquilíssimo.
petkovic deve ter sido bem feliz por lá da outra vez... muitos títulos e glórias... nã?

domingo, 28 de março de 2010

não vamos perder as contas


adriano imperatore: 12 gols na temporada
vagner loverman: 14 gols na temporada

américa 1 x 2 mengão (a chronicle)

petkovic diz que está chateado por passar muito tempo no banco. andrade diz que acha que o meio-campo do flamengo é pequeno demais para pets e vinicius pacheco.
e eu digo que a rapaziada devia falar menos, achar menos coisas, e trabalhar mais.
enquanto isso, vamos ganhando do américa sabe-se lá como, jogando pouco, fazendo um 2 x 1 de virada que só foi possível depois de um infeliz do ameriquinha ter sido expulso de campo. puxa.
o alento é que agora só falta mais um único desses jogos vagabundos do kampeonato karioca-2010, contra friburguense no próximo domingo, e aí acabou.
esta tarde, diante de três mil almas no vazio do engenhão, o clube de regatas do flamengo cumpriu sofridamente tabela contra o américa, pela sétima e penúltima rodada da taça rio. andrade alinhou a equipe com bruno zousa para o gol, david e fabricio para a zaga, leo moura e juan maldonado para as laterais, torozinho e williams e kleberson e vinicius pacheco para o meio, adriano imperatore e vagner love para o ataque. e o petkovic, p*to da vida, para o banco.
o américa entrou soltando fogo pelas ventas. quase marcou um gol com poucos segundos. logo depois, aos seis minutos, jones meteu. ao contrário do fla, o ameriquinha queria vencer, precisava vencer, era sua grande chance de desbancar o vaisco da gama na classificação.
te quebramos mais este galho, vaiscaínos, como sempre fazemos.
o américa entrou voando baixo. o flamengo entrou como sempre, andando em campo, e acabou tomando o susto de jones. os meias gerson e josiel mantinham o empenho ofensivo do américa, enquanto o flamengo vivia basicamente da dedicação de dois jogadores: leo moura e loverman. já fazem algumas semanas que estes dois seguram a onda da equipe. tem sido assim, pelo menos, desde o jogo contra o caracas na venezuela. porque o meio-campo é zona inabitável pro time desde vinicius pacheco começar a se apagar. juan maldonado, na canhota, é irregular demais - e hoje já me dou por satisfeito pelo facto de nenhum gol ter saído da avenida que leva seu nome. quanto a adriano imperador, lamento dizer que preferia quando ele brigava com a noiva. mais uma vez foi lento no papel de pivô.
adriano que agradeça à brodagem de vagner love. além de correr pelos dois, love ainda foi cortês a ponto de estender para sua majestade a pelota depois do penalty sofrido aos vinte e dois do primeiro tempo. loverman sofreria, ao longo da partida, outros dois penalties iguais àquele, esses não marcados pela arbitragem. e ainda perderia uns quarenta e cinco gols. mas loverman perde tantos gols assim apenas por que aparece pro jogo. ao contrário de adriano. não por acaso, aos trinta e tantos da segunda etapa, foi vagner love a fechar a parada. numa bola de leo moura. claro.
andrade até fez muito ao meter, primeiro, maldonado no lugar de toró, e mais tarde, pets no lugar de kleberson (te juro que essa foi a única vez que o narrador da tevê mencionou o nome desse surpreendente jogador), assim permitindo que pets & pacheco jogassem juntos por oito, nove minutos. isso, claro, quando o américa já estava com um jogador a menos. mas logo andrade consertou as coisas, tirando pacheco para a entrada do inofensivo ramon.
andrade agradeça a papai do céu. seu conservadorismo foi premiado com o gol fortuito de love.
quanto ao time do ameriquinha, uma decepção. pensava que seria uma seara de novos talentos. mas, na verdade, é um depósito de entulho de vaisco (o arqueiro roberto e o beque fabio braz) e botafogo (o lateral luciano almeida). e os caboclos do ataque até causam certa empolgação, mas não é nada que mereça a tua atenção.

a vez de petkovic (criar problema)

vagner love foi para a polícia. saiu se humilhando para as câmeras de tevê, dizendo que não quer mais pisar na favela da rocinha, e que agora só iria lá de dia.
adriano imperatore, dois dias depois, também foi para a polícia. mas ele não deu aquele gostinho para o reportariado, saiu de bico calado, sem falar com a imprensa, sob aplausos de passantes.
parecia até que a calma, enfim, voltaria ao clube de regatas do flamengo.
haha. até parece, não é verdade?
por que dejan petkovic não ia deixar barato.
e agora é ele que quer um minutinho de sua atenção.
em entrevista ao jornal "lance" deste domingo, devidamente repercutida pela internet aqui, ali, em todo lugar, nosso pets saiu reclamando basicamente de que...

a) o andrade não bate mais papo amigo com ele,
b) aliás, o andrade tem gostado muito de tirar pets de campo no segundo tempo,
c) os problemas de adriano incomodaram o clube e atrapalharam o desempenho do time e
d) pets já não está mais tão feliz de seguir no flamengo, ninguém da diretoria o procurou para renovar contrato; ele era bem melhor tratado quando esteve em são januário trabalhando com o eurico miranda.

bueno... petkovic fique à vontade se acha que eurico miranda é parâmetro para o que quer que seja.
mas eu nem preciso lembrar que foi petkovic quem começou a causar confusão/desconforto à sua volta na gávea com aquele episódio cretino do fla-flu, preciso? e sobre os problemas pessoais do adriano, então... esses não são novidade alguma, embora pets já seja macaco véio o suficiente para não precisar tratar disso com o primeiro jornalista que lhe apareça pela frente.
o que me leva a crer que petkovildo tenha aberto o bico só para causar, só para fazer barulho, chamar a atenção ele também, etc.
interessante fazer isso justamente agora, quando andrade tirou vinicius pacheco do time para insistir em sair jogando com petkovic no meio. e justamente agora que, mesmo saindo jogando, petkovic não está trazendo nada de útil ao time. sinto dizer isso. mas é facto...
fica quieto, pets, fica na tua. e vamos jogar um pouquinho mais de futebol, que tal? pode ser?

o laranja do teixeira

bem que eu estava sentindo que não era pouca m*rda.
mas a ameaça kleber leite é mais insidiosa do que pensava:
sua candidatura ao clube dos treze é armação do teixeirão.
o poderoso chefão quer ir para a fifa e fazer de kleber leite seu capataz no futebol brazileiro. e márcio braga apoia kleber leite.
(menos mal que o flamengo, com patricia amorim, está contra esses canalhas. embora ser contra esses canalhas signifique, pelo menos por enquanto, apoiar mais uma reeleição de fábio koff, aquele que, se não me engano, há uns bons anos chamou braga de "viado" e levou p*rrada na cara. e aqui cabe um detalhe mui abonador: o articulador da campanha de koff é eurico miranda.)
eis o que conta juca kfouri, hoje, na "folha de são paulo"...
http://www.blogdocarvalho.com/index.php/noticias-do-mercado/28-03-2010/teixeira-mira-a-fifa

sábado, 27 de março de 2010

(eu e as minhas) suicidal tendencies

p*rra, andrade. me parece que tu estás levando bastante a sério esse lance de ser treinador de futebol, hein, meu caro?
agorinha mesmo te perguntaram sobre a possibilidade de o vovô dejan petkovic e o netinho vinicius pacheco jogarem juntos no meio-campo do flamengo... e tu me veio com uma resposta de deixar orgulhoso o professor carlos alberto parreira.
só faltou tu usares a palabrinha mágica: equilíbrio. mas chegou bem perto...
Futebol, de um tempo para cá, não se joga só com a bola. Tenho dois atacantes que não são de muita marcação. Só o Love ajuda um pouco. Mas não posso pedir que eles corram atrás de lateral. Se eu escalar dois jogadores sem vocação (para a marcação), fica complicado. Não quer dizer que em uma emergência, eles não joguem. Mas em uma situação normal tem de saber jogar sem a bola. Muita gente sem marcar sobrecarrega os volantes . De repente, para enfrentar um time pequeno, eu poderia até testar essa formação. Mas vou jogar contra um Palmeiras assim? É meio suicídio essa formação.


andrade, meu camarada, eu poderia te dizer que "suicídio" é insistir com kleberson comendo e dormindo no nosso time titular, fazendo williams e torozinho correrem por quatro. além do mais, meu velho, que p*ta mau gosto, kleberson, hein? só mesmo o d*nga. e tu.
mas vamos lá... ninguém quer que tu metas pacheco & pets pra pegar o parmêra, entende? mesmo que esse timequinho do parmêra, hoje em dia, não meta mais medo algum.
mas na última quarta-feira, por exemplo, naquele joguinho sonolento contra o tigres do brazil, com a classificação para as semis da prestigiosa taça rio-2010 já avançada, bem, puxa vida, ali não seria a hora, o momento, de se fazer essa experiência?
até por que o time - incluindo kleberson e petkovic - esteve solenemente an-dan-do em campo até levar um gol dos peladeiros.
não teria sido mais bacana e mais bonito acordar esse time de outra maneira? acordar com essa ousadia? esse "suicídio"?
bueno... se tu estavas esperando um "time pequeno", andrade, taí, deixastes passar um dos bons. amanhã tem o ameriquinha pela taça rio. será que o ameriquinha é time pequeno, andrade?
agora, por favor, só não venha me pirar com um pets + pachecão juntos, sem ter treinado nem nada, aos 20 minutos do segundo tempo, quando estivermos caindo fora da libertas diante de um universidad de chile, um vélez sarsfield, um são paulo, diante de um deportivo italia, cierto?...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1547419-9865,00-ANDRADE+DESCARTA+QUARTETO+COM+ADRIANO+LOVE+PETKOVIC+E+VINICIUS+PACHECO.html

sexta-feira, 26 de março de 2010

ainda por aí

kleber leite foi presidente do clube de regatas do flamengo por quatro anos, conquistando um único título (o estadual de 1996).
nesse período, 1995-1998, kleber leite triplicou a dívida do clube.
negociou mais de uma centena de atletas.
comprou e vendeu romário cinco vezes.
kleber leite montou o pior ataque do mundo (sávio, romário & edmundo) para disputar o brazileiro-1995, ano do centenário do clube, e escapou do rebaixamento à segunda divisão na última rodada.
ex-repórter de rádio, kleber leite se tornou um dos mais importantes empresários do marketing esportivo no rio, à frente da empresa klefer há um par de décadas.
apesar da dívida deixada no flamengo, não se tem notícias de que o empresário kleber leite passe por privações financeiras.
de volta ao flamengo como diretor de futebol do presidente márcio braga, durante o recente brazileiro-2009, kleber leite primeiro prestigiou cuca e depois, em vez de efetivar andrade como técnico, tentou contratar profissionais como geninho.
posto para correr da gávea, kleber leite agora quer ser presidente do clube dos treze.
para tanto, está negociando o apoio formal de eurico miranda.

quarta-feira, 24 de março de 2010

mengão 3 x 1 tigres do brazil (a chronicle)

agenda cheia. na terça, vagner love foi prestar depoimento na delegacia de polícia. na quinta, a vez de adriano imperador.
entre uma visitinha e outra aos cops, na noite de quarta-feira, os dois atacantes do flamengo ainda tiveram de enfrentar o time do tigres do brazil, no engenhones, pela sexta rodada desta vibrante taça rio-2010.
ainda mais vazio do que de costume, o estádio olimpiko de engenho de dentro viu o clube de regatas do flamengo fazer-se representar por bruno zousa ao gol, os jovens david e fabricio na zaga, os véios leonardo moura e juan maldonado nas laterais, maldonado de volta à cabeça-de-área, williams e kleberson e petkovic no meio, os encrencados vagner love e adriano imperatore à frente.
de modo que só mesmo maldonado para emprestar algum interesse a essa pelada fajuta de meio de semana. maldonado, depois de quatro meses de fisioterapia, voltando ao mengão. e voltando de buenas, voltando macio. para ver se dá pé entrar no pega pra capar da libertas-2010. maldonado na manha.
o diabo é que o time inteiro entrou nesse clima de vamos-ver-o-que-rola, que deveria valer apenas para maldonado. o mengo andando em campo. tocando a bola pra lá e pra cá, se achando muito gostoso simplesmente por ser o mengo. aproveitando o espaço que o tigres cedia no meio-campo para se deitar por ali. sem pressionar no ataque para meter gol. sem se importar. pouco se f*dendo.
só aos vinte e sete minutos, o arqueiro do tigres teve que defender uma bola. peteleko de longe que juan mandou sem jeito. deu até pra encaixar. dois ou três minutos depois, numa descida trigreana justamente pela avenida juan maldonado, um caboclo chutou rasteiro para dentro da área. o artilheiro gilcimar (!) se meteu entre bruno zousa e david. no primeiro chute a gol do tigres: 1 x 0. time grande é f*da.
os vagabundos do flamengo, então, resolveram jogar futebol. empataram em seguida. por coincidência, empataram quando moura, pela primeira vez em algumas semanas, se dignou a correr até a linha de fundo. e de lá cruzou para adriano fazer de cabeza.
oh. inkrivel, nã?... é isso que me cansa no campeonato estadual.
e o que me cansou ainda mais um pouco, o que realmente me encheu o saco esta noite, foi esse esquema burro do andrade.
desculpe, andrade, mas a palabra é esta mesmo: burro. veja... tigres do brazil. a gente mete o maldonado de volante e adianta dois meias para caírem pelos lados, enquanto pets fica libre para trotar (não peça pra pets mais do que trotar). belo. mas e quem eram esses dois falsos pontas? hoje foram kleberson pela esquerda e williams pela direita. eles têm feito isso usualmente. mas esta noite, diante da fragilidade do tigrinho, os dois foram pontas full time.
lindo, andrade, lindo mesmo. não fosse o seguinte: lembra do mundial de 2002? pois até o andré loffredo lembra daquela copa e daí ele saber que o kleberson é destro e que, se tu queres mesmo que kleberson brinque de ser ponta, bem melhor seria deixá-lo na direita. e até o andré loffredo percebeu que o williams corre feito um cavalo, emocionante, só que, para ser ponta, ele tem o defeito de não saber cruzar, não saber driblar, não saber chutar a gol. williams inventou-se como falso ponta-direita durante o brazileiro-2009. verdade. mas williams, naquele momento, jogava como ponta aparecendo como elemento surpresa, saindo do meio e chegando lá para pegar a turma de calzas curtas. o que é bem diferente de o rapaz ficar na ponta, guardando posição, diante de um time frágil deste tanto. e outra... durante o brazileiro não tínhamos vinicius pacheco como opção.
andrade, por que não sair com pacheco e pets contra o miserável tigres do brazil? hein?
enfim... adivinhe só... pacheco entrou no intervalo. pets não voltou para o segundo tempo. (será que saiu porta afora do engenhão ao ser substituído? vale seguir o noticiário da internet.) de toda forma, o flamengo já estava ligado e, em quinze minutos, obrigou o goleiro rodolpho a fazer mais do que em toda a etapa inicial. logo o vagner love estaria dentro da área do tigres, a finalizar um veloz ataque de adriano e juan maldonado. depois o imperatore meteria mais unzinho pra dar emossão.
o loverman ainda perderia uns trinta e sete gols. sorte nossa que o arisco cleitinho não tem pontaria muito melhor.

terça-feira, 23 de março de 2010

oh... e agora quem poderá nos defender?

olha, rapaziada, não me entendam mal...
jamais poderia desejar qualquer coisa de ruim ao nosso xerifão álvaro. devemos muito a ele. a sua contratação, em pleno brazileiro-2009, foi fundamental para a gloriosa conquista que jamais teríamos antecipado quando ele à gávea chegou. álvaro e maldonado (saudades de maldonado) ajudaram andrade a aprumar o time. mas...
nosso álvaro não tem sido mais o mesmo nesses primeiros meses de 2010. vamos ser francos: álvaro está lento, pesado & afobado. ele anda fazendo faltinhas e faltonas demais por chegar atrasado nas jogadas. típico de beque fora de forma, de tempo.
a defesa rubro-negra ainda está longe de transmitir segurança.
num primeiro momento, andrade sacou angelim, metendo o garoto fabricio no miolo. angelim, com o caráter dos verdadeiros heróis, aceitou a reserva de buenas. agora...
chega a notícia de que álvaro torceu o joelho e vai ficar umas semanas de molho.
ele saiu durante o crássico contra o foguito, dando vez para angelim entrar ali pela direita. angelim sempre jogou na quarta zaga. mas cumpriu bom papel, segurando os raros contra-ataques num momento em que o fla era só pressão no ataque.
com álvaro dando um tempo, angelim pode se adaptar à nova posição. não creio que andrade ponha david (que é destro) para fazer companhia ao fabricio. muito menino junto. e creio que angelim, com humildade e garra, pode nos ajudar - bastante - nos últimos compromissos pela primeira fase da libertas-2010. vamos, angelim, vamos lá.

segunda-feira, 22 de março de 2010

bem-vindo, galinho, a casa é sua!


que alegria, que felicidade, mas que tremenda satisfação. comovido aqui agora.
bastou kleber leite & marcio braga deixarem a gávea pela porta dos fundos, que arthur antunes coimbra voltou pela porta da frente.
nosso zico e a presidente patricia amorim fecharam hoje uma sociedade entre o clube de regatas do flamengo e o centro de futebol zico.
assim... na practica, pelo que entendi, o mengão vai incorporar as (boas) instalações do cfz, que servirá como celeiro de talento, campo de formação para novos atletas. e o time do cfz será uma espécie de flamengo b a disputar a segundona do karioca.
tipo real madrid. tipo arsenal.
o primeiro moleque do cfz a cruzar esse caminho para o flamengo deve ser o jovem meia carlyle, grande revelação da última copa são paulo de juniores, cria do cfz do distrito federal. e, por sua vez, o cfz acolherá os perebas que estiverem encostados no flamengo, propiciando à gávea um ambiente mais ameno, com todos por lá sendo úteis, e ainda botando esses caboclos para correr e suar até serem vendidos para outrem ou, quem sabe, se recuperarem para voltar na moral ao mengo mainstream.
tomara que isso tudo dê certo. mas o melhor dessa história já está evidente agora mesmo: zico voltou para sua casa.
obrigado, patricia. muito obrigado, zicones!

quero ser rogerio ceni

me diz se o flamengo é ou não é um time do c*ralho?
crássico de ontem no engenhones,
mengão perdendo pro foguito furreca:
1 x 2, partida encaminhando-se para o desfecho.
falta marcada na bica da área alvinegra.
a torcida bota pilha e bruno zousa,
nosso capitão, nosso ídolo, nosso craque,
atravessa todo o gramado:
- deixa que eu bato.
bruno zousa ajeita a pelota, bota a mão na cintura,
mira de cant'olho o arco do colega jefferson e...
manda a bola no meio da barreira, no meio da barreira!
a pelota fica quicando a esmo no gramado,
e bruno zousa volta para sua meta como uma vaca louca.
mas o botafogo nada de útil consegue fazer com a bola...

domingo, 21 de março de 2010

botafogo 2 x 2 mengão (a chronicle)

golzinho daqueles bem mijados. quarenta e nove do segundo tempo. nada a festejar.
uma vergonha o clube de regatas do flamengo exibir-se de maneira tão abestalhada em fins de março, quase abril. quando o time deveria estar ganhando corpo e personalidade, eis que estamos piorando nosso desempenho colectivo. estamos decaindo.
e, vale lembrar, para todos os efeitos, este flamengo atual tem prazo de validade logo aqui adiante. expira em maio, em junho, na época da copa do mundo. después, na hora de ver quem tem mais garrafa vazia pra vender, como diria o poeta juarez soares, ou seja, na hora do vamos-ver da libertas-2010 e para o grosso do brazileiro-2010, nossa equipe muito provavelmente será outra. contratos acabados, empréstimos encerrados, janelinha europeia aberta para o admirável mundo do desporto profissional. e aí te direi o que será do império do amor e de toda a corte que hoje ocupa a gávea e o morro da chatuba como se fossem as floridas alamedas da glória futebolistika. de la eternidad.
bueno. quinta rodada da taça rio-2010, partida marcada para o estadio olimpiko joão havelange. seis mil pagantes para ver uma disputa acirrada, uma pelada animada, um lufa-lufa daqueles.
mas, à parte a emossão própria & natural da peleja, me preocupa muito o flamengo.
porque o botafogo mesmo, a se ver, evoluiu tremendamente desde aquele karnaval patetiko de tão pouco tempo atrás. ganhou reforzos, ganhou moral com papai joel. e o flamengo, mais uma vez escalado de maneira enviesada por andrade, parece regredir. sabe como?...
bueno. o flamengo foi a campo na aridez do engenhones com bruno zousa para o gol, álvaro e fabrício na zaga, e uma dupla de novos laterais, everton silva e rodrigo alvim, mais torozinho e williams e kleberson no meio, petkovic para armar, adriano imperador e vagner love no ataque.
na practica... foi lindo e bem oportuno ver novos jogadores nas laterais. dando um tempo aos já manjados leo moura & juan maldonado. mas andrade, ao mesmo tempo que mexeu nessas posições, sacou vinicius pacheco da armação pelo meio e, assim, mudou três dos cinco jogadores encarregados de chegar ao ataque (williams e kleberson sendo os outros dois). e até onde eu sei, andrade não teve tempo para treinar essa formação. jogou na noite de quarta em santiago, chegou ao rio na quinta. se arrumou o time, foi na palavrinha, no treino de sexta ou no rachão de sábado. pouco tempo. e teria sido mais seguro promover a volta de pets, por exemplo, na próxima quarta, contra o tigres do brazil. não?
andrade apostou alto, e o time do joel quase quebrou a banca. o botafogo começou a peleja incendiando nossa defesa. pressão de dez, quinze minutos. até o árbitro dar uns metros de bônus pra cachorrada e transformar em penalty o que foi uma falta (perigosa) de everton silva na entrada da área - e justinho em cima do plasta do lucio flávio. esse gol e o segundo gol do botafogo, na etapa posterior, em mais um cruzamento safado pela nossa esquerda para herrera, livre entre os dois beques, bem no meio da área, depois de um erro na saída de bola, mostraram que até podemos mudar os atores, mas o enredo de nossa tragédia continua o mesmo. por isso o time não evoluiu.
o agravante é que a saída de bola, vide o segundo gol deles, se mostrou ainda mais dificultosa, permitindo ao botafogo alugar o meio-campo e se lanzar à pressão sempre que quis. ceder espaço ao rival, a qualquer rival, dessa maneira, foi um retrocesso. toró e williams se penduraram em amarelos e só seguiram até o apito final em boa parte por conta da arbitragem molóide.
e note que kleberson, um dos sobreviventes no setor de transição de bola, mais uma vez teve desempenho muito fraco. as grandes chances de área do fla (inclusive o primeiro gol) foram nas poucas e fortuitas vezes que ele subiu até a ponta direita e meteu a pelota para dentro. e pets, de boa, mais uma vez esteve andando em campo. não é questão de corpo mole. uma vez até teve que vir cobrir alvim no flanco esquerdo. mas, fora piques como esse, pets só jogou quando a bola chegou a seus pés. ou quando foi bater falta e escanteio. pouco, muito pouco. quanto a isso, andrade inverteu os papéis e continuou com a lenga-lenga. em desvantagem no placar, tirou o pets para botar o pacheco. teria feito o oposto se pacheco tivesse saído jogando. e quando finalmente tirou kleberson, meteu o ciscador do ramon. tu podes me dizer que, só por não ter colocado fierro, já foi uma melhora. terei que concordar.
e o adriano, putis, eis uma figura rara. pesado. lento. vagaroso. entrando em impedimento de cinco em cinco minutos. mesmo assim, nosso bravo imperatore conseguiu meter os dois gols do time. puro instinto de artilheiro. que pena que ele joga contra essa sua vocação... e nisso, deixa vagner love a praticar o ato solitário, frequentemente tropezando na pelota ao ser acossado por dois, três marcadores. loverman quase fez um lindo gol, de voleio. bateu na trave. mas seria mero acaso, como a bola de lucio flávio na trave de bruno zousa. até nisso empatamos.
por fim, apenas te digo que me incomoda ter feito o gol chorado & salvador depois de meia hora de pressa e pressão. meia hora, a última meia hora de jogo, quando a partida virou um colectivo de ataque contra defesa. valeu a entrega, a raça, a superação, etc.
mas, nesse exacto momento, o mengão teve que dar as costas para tudo o que faz esse seu time atual ser superior ao botafogo e a tantos outros por aí - o toque de bola preciso, a movimentação no ataque, a cadência de jogo, os contra-ataques audazes, a habilidade individual de seus camaradas - para se tornar um time como outro qualquer. um time como o botafogo. por isso o empate foi justinho. foi perfeito e correcto. por isso o gosto de ter sido tão pouco.

tudo ao mesmo tempo ahora

"vamos priorizar as duas competições"
(ronaldo angelim, herói & poeta)

sexta-feira, 19 de março de 2010

entra na fila, muricy

perguntaram que time o desempregado
muricy ramalho gostaria de treinar...
Como já disse, tenho uma admiração
especial pelo Barcelona.

No Brasil, creio que o Flamengo,
pela torcida que tem.


e tu sabes como funziona a imprensa:
as comadres correram até a gávea só
pra ouvir o que andrade tinha a dizer.

craque de bola, o velho andrade
matou no peito e deixou rolar...
O Muricy sabe o que é bom, gosta das coisas boas.
Quem não quer trabalhar no melhor time do Brasil?
Qualquer treinador quer trabalhar no Flamengo.

assunto encerrado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

universidad de chile 2 x 1 mengão (a chronicle)

e vou te falar um troço bem sério agora:
nosso estimado andrade tem que inventar alternativas mais inteligentes do que esta recorrente troca de vinicius pacheco por dejan petkovic. certo que pacheco, esta noite, estava fazendo bem pouco. mas menos ainda fazia, por exemplo, um adriano pesadão, lento e fora da área.
andrade tem poder de tirar adriano do jogo?
acho que essa é uma pergunta válida.
andrade pode fazer isso? marcos braz deixa? algo está previsto no contrato (nos contratos) de adriano ou de andrade?
e puxa vida... não seria este petkovildo-2010 a dar agilidade ao ataque do flamengo em momento ruim. infelizmente.
por isso perdemos para o universidad de chile esta noite, em santiago. por termos as cartas marcadas.
perdemos a mais complicada partida da libertas-2010 até o momento. perdemos o (primeiro?) desafio de verdade que se impôs em nossa campanha. um jogo que, valendo pela terceira rodada, tirou a lideranza da chave de nossa mão e a deu aos universitários.
não seria petkovic a mudar esse jogo. nem seria fierro (ex-colo-colo), que entrara minutos antes, logo depois do peru de bruno zousa, no lugar do sempre ausente kleberson. ah, o peru de bruno zousa... esse nem foi nosso maior problema. pra tu teres noção.
até quando vamos ficar com kleberson de titular? até quando vamos botar fierro pra mudar o jogo e não mudar p*rra nenhuma? até quando o vinicius pacheco será o primeiro a sair do time não importa o que esteja se passando em campo?
até quando vamos esperar o petkovic entrar em forma?
e o adriano, hein? o que vamos fazer com ele? entregar pra polícia? pro aa? pro d*nga? pro leslie leitão?...
perceba que o flamengo estava muito bem postado no início da peleja. perceba como desmoronou fácil.
para fugir de hostis terremotos, o clube de regatas do flamengo chegou horas antes da partida em santiago do chile. e se fez representar no estádio monumental com bruno zousa no gol, álvaro e fabrício na zaga, leo moura e juan maldonado nas laterais, um deslocado rodrigo alvim (?) na cabeça de área (!) mais williams e kleberson e vinicius pacheco no meio, mais adriano imperador e vagner love.
na prática: alvim mais à esquerda e williams mais à direita, secundando os laterais, fechavam a intermediária. enquanto kleberson caía para o ataque quase como um ponta direita. pacheco cobrindo o lado oposto. mas futebol não é futebol de botão, e o time parecia carecer de movimentação. o que não impediu, em duas cabeçadas fortuitas, adriano (sem querer) e lover (querendo) de quase abrirem o placar. porém, nosso império do amor estava fora da ordem. adriano saía da área mais que vagner love. troca de posição essa que não fazia, necessariamente, o time ser mais ligeiro na armação ou melhor na finalização. muito pelo contrário.
interessante é que a retaguarda rubro-negra parecia não se abalar com a pressão da turba universitária nas arquibancadas. mesmo williams, em suas intervenções de pura emossão, se manteve no limite da legalidade. e à medida que o tempo avançava, o fla assumia o controle do jogo e o manejar da pelota. o diabo...
el diablo é que, justo quando o mengão parecia ter tomado conta, os universitários do professor pelusso (matreiro) viraram a chavinha e fecharam a etapa num abafa miserável. foi quando saiu o gol. aos quarenta e poucos. adivinhe... ataque pela nossa esquerda e bola alta na área. todo mundo marcando o centroavante oliveira grandão - e quem fecha sozinho é outro cara.
mengão entrou em parafuso bonito. álvaro quase foi expulso no minuto seguinte, ao descer a lenha num camarada sem motivo algum. ficou no amarelo. brodagem do larrionda. e o apito do intervalo soou como o gongo a salvar o parvo boxeur ainda estirado na lona.
o flamengo nunca mais foi o mesmo. ficou grogue dali pro final. ali acabou a nossa aventura aos pés da cordilheira. para usar essa ideia fixa de terremoto, que nossos kartolas trouxeram à baila, pode-se dizer que o grande abalo tinha passado com o fim da primeira etapa. mas, como dizem os peritos, depois de uma aparente calmaria, ainda rolam uns tremores, uns soluços geologikos nos momentos posteriores. uma acomodação tectônica final.
na segunda etapa, ainda no comecinho, e ainda sem merecer, o fla empatou. depois de jogada de leo moura e love (em impedimento), a bola sobrou para alvim, no lugar certo. esse foi o grande momento de nosso "cabeça de área" na noite. a calmaria após o terremoto. faltava o treme-treme derradeiro. deu nem pra assimilar o empate. num ataque chileno que já parecia resolvido, a bola sobra lampeira para um caboclo chutar do meio da rua. meio de qualquer jeito. chutar só pra ver o que rolava. e o que rolou foi um peru daqueles que bruno zousa gosta de jantar de quando em vez.
pronto. a festa voltou ao monumental. os universitários se encheram de vento. o mengo miou.
voltaram os passes errados, lover prendendo a bola quando não devia, pet querendo fazer bonito de calcanhar, adriano roxo sem ar. y alguién ha visto fierro? o fierro estava a brincar de esconde-esconde, debe ter aprendido a jugar com kleberson.
te digo que é realmente frustrante que, logo no primeiro desafio realmente importante, a gente venha a fracassar de maneira tão estúpida. com nocaute no primeiro assalto, um gongo pra salvar a pele, e um bem fornido peru no segundo assalto.
em duas semanas, teremos a volta, the rematch, no marakas. a ver. quantos quilos adriano pode perder em duas semanas?

na marca da cal



sabia que, desde que chegou ao
clube de regatas do flamengo,
o arqueiro bruno zousa já
catou QUINZE penalties?



* a conta é do jornal "o globo",
na edição de hoje, citada na
coluna de fernando calazans.

terça-feira, 16 de março de 2010

ai de mim, rodrigo alvim!

com medo de terremoto, o clube de regatas do flamengo só viaja amanhã a santiago do chile. chegará horas antes da partida contra o universidad de chile. jogo que vale muito, vale muito.
se eles temem um novo terremoto, eu temo outra cousa...
andrade já está com o time na cabeça. e a novidade se chama rodrigo alvim.
sem toró, que de amarelo em amarelo chegou a um vermelho, andrade bota fé em rodrigo alvim para ser o primeiro homem de meio-campo. o volante da equipe.
não deixa de ser um movimento ousado de andrade, uma vez que rodrigo alvim foi pensado para ser sombra do mala juan maldonado na lateral esquerda. alvim tem entrado bem na equipe, durante os jogos do karioca e da libertas, mas nunca numa posição de tamanha importância. tem entrado na canhota ou apenas para compor o meio durante alguns minutos do segundo tempo.
o improviso de alvim, assim, deixa evidente que nossos kartolas fizeram bobagem durante as compras de janeiro - conforme o "mengo beat" apontou na ocasião. eles trouxeram o fernando goyas crente que estavam conseguindo um volante pegador. na verdade, sem saber, contrataram um subkleberson. ainda dispensaram o garoto rômulo para empréstimo. foi parar no juventude de caxias do sul. de modo que ficamos na gávea apenas com o jovem lenon a ser inscrito na libertas para montar o fab four do meio-campo. e andrade já deixou claro que não quer mandar lenon pra fogueira assim ligeiro. cierto.
ah. aquela promessa afobada de maldonado voltar à equipe em santiago ficou pela metade. ele deve ser banco amanhã.
andrade deve mandar o mengão a campo com bruno zousa; leonardo moura, álvaro, fabrício e juan maldonado; rodrigo alvim, williams, kleberson e vinicius pacheco; adriano e vagner love.

como vão as coisas, charles?

pois te lembro que amanhã é dia de taça libertadores da amerika.
mas, para os clubes menores, também é dia de copa do brazil.
todo mundo, então, torcendo para o mengão em santiago do chile.
e torcendo para o paysandu em belém do pará!
que amanhã o paysandu recebe o parmêra no mangueirão.
e o técnico do paysandas é charles natali mendonça ayres, 46 anos.
o nosso grande charles guerreiro.
herói do desporto nacional. lendário atleta do clube de regatas do flamengo. campeão brazileiro de futebol de 1992.
o inesquecível charles guerreiro levava em seu apelido a sua imensa virtude. ele era uma espécie de versão melhorada do torozinho.
charles guerreiro é nascido em belém.
depois de conquistar a glória internacional no mengão, e até jogar pela seleção brazileira no estádio de wembley, quase metendo um gol no english team, o guerreiro voltou para casa.
ele iniciara sua carreira de atleta no paysandu em meados dos anos 1980. ao voltar para belém, em 2004, iniciou os trabalhos como treinador. com a galhardia de que só os verdadeiros ídolos são capazes, charles virou bonito a casaca e trabalhou no remo.
ainda dirigiu o cardoso moreira, no karioca-2008, mas logo foi fired...
pois agora ele virou a casaca mais uma vez. charles está a treinar o paysandu. no último final de semana, o paysandu de charles guerreiro fez 4 x 2 contra o remo no primeiro dos dois jogos pelas finais do primeiro turno do paraense-2010. no domingão, os dois rivais voltam a se enfrentar na segunda e decisiva partida. e o papão da curuzu pode perder por um gol de diferença.
mas, como é pequeno o descanso entre as batalhas, amanhã os guerreiros de charles vão começar a tirar o parmêra da copa do brazil.
ah. será bem bonito de se ver.

segunda-feira, 15 de março de 2010

splendor in the grass

O beijo no Coutinho foi para pedir desculpa, porque ele é um jogador muito talentoso. Pedi desculpa se eu tivesse machucado, o que não era minha intenção.
williams

Ele tinha falado comigo que a gente ia jogar um futebol tranquilo, aí quando fez o pênalti veio pedir desculpas. Eu não esperava, mas foi um gesto carinhoso.
felipe coutinho

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1530421-9865,00-BEIJO+EM+PHILIPPE+COUTINHO+TRAZ+PROBLEMA+EM+CASA+PARA+WILLIANS.html

domingo, 14 de março de 2010

l'état c'est moi


o imperatore está p*tinho da vida e não fala mais com a imprensa.
(só fala com a patrícia poeta para o fantástico, o show da vida.)
esta noite, no peladones encharcado contra o vaiscão da gama,
nosso imperador bateu penalty, fez gol e nem comemorou.
tirou a camisa da batavo e mostrou sua mensagem aos plebeus.
levou de troko um cartão amarelo. claro. mas dane-se, né? quem se importa?

mengão 1 x 0 vaisco (a chronicle)

há tempos a gente não pegava o vaisquinho da gama de jeito.
com todo amor & carinho.
mas o tempo pode passar, sabe como é,
pode passar, que certas cousas não mudam.
dodô bateu um penalty, bruno zousa foi pegar.
dodô bateu mais um penalty, bruno zousa foi pegar again.
num crássico marcado pela péssima arbitragem do senhor péricles bassols, se mais penalties o juizão apitasse para o vaiscão, mais penalties dodô iria bater, mais penalties zousa pegaria.
bassols, coitado, se esforçou para fazer deste clássico da quarta rodada da taça rio-2010 um combate minimamente equilibrado. mas bassols se perdeu no caminho, não sabia mais o que apitar, e ficou mais perdidinho que o dodô.
assim... em todo o time do vaisco, tem um único sujeito que joga bola. felipe coutinho, de dezessete anos, que logo mais embarca para a internazionale de milano. só ele. o resto dos camaradas, de buenas, poderia fazer bem feito seu trabalho no olaria, no boavista de bacaxá.
já o clube de regatas do flamengo se fez representar por um time certamente limitado, mas que andrade está azeitando aos poucos. bruno zousa a fechar o gol; álvaro e fabrício sólidos na zaga; leo moura pela direita e juan pela esquerda; um meio-campo brigador como convém à moda, entre toró e williams, mais o kleberson (ai), mais vinicius pacheco; vagner love no ataque, de novo na companhia de adriano imperatore, o mais celebrado habitué do morro da chatuba.
sem o mala do carlos alberto pra prender a bola e catimbar, o vaisco tentava correr no pique de coutinho, mas seu time chapinhava no gramado encharcado sob chuva pesada, e chapinhava na lerdeza dos avantes dodô e rafael coelho (quem?), já o flamengo, sabia tocar a pelota de maneira minimamente desembaraçada. como resultado, o jogo era franco, foi franco em ambas as etapas, mas enquanto o vaisco se apagava à medida que a espoleta coutinho cansava, o mengão mantinha o estilo cool de tocar a bola.
enfim. o primeiro tempo teve vagner love e vinicius pacheco a desperdiçarem chances claras. e quando bassols apitou penalty de williams em coutinho, não havia mesmo nadja a reclamar. coutinho se fartava na avenida jaun maldonado (todos passam por ali na banguela) e foi abalroado de maneira deselegante e exagerada pela vaca braba williams. mais uma para a coleção de mancadas que nosso amigo acumula na temporada.
mas dodô, bueno. dodô. después, logo después, apenas dois ou três minutos mais tarde, leo moura tomou uma cacetada tamanha na área do vaisco que ele dobrou no meio, voou e caiu de rabo na poça d'água. bassols deixou quieto.
bassols certamente levou um esporro daqueles no vestiário. tanto que, voltando para a etapa complementar, a primeira cousa que sua senhoria fez foi apitar um penalty em moura. e te digo: se aquilo lá foi penalty, a jogada no primeiro tempo fora tentativa de assassinato.
imperador pode ser bebum. mas não é dodô. aproveitou a única chance que teve de ficar ele e a bola sem ninguém a bufar por perto. gol.
então bassols, sempre ele, marcou feliz mais um penalty pro vaiscão. tentaram evitar que dodô batesse... bem que tentaram. verdade.
e o imperador, fora sua aulinha de penalty para dodô, não fez mais nadinha, não. ficou dando barrigadas entre os três beques do vaisco. e love teve que se desdobrar. love e pacheco. enquanto bassols se perdia de vez. williams e juan levaram duas p*rradas de graça. e mesmo nosso fabricio perdeu os pudores e deu umas cacetadas. tudo por isso mesmo.
então o vagner mancini quis fazer cena com a torcida e tirou um zagueiro para meter um atacante. o pimpão!
e andrade errou. botou petkovic no lugar de pacheco, quando era evidente que o imperador já tinha feito o bastante. por isso ficamos num humilde 1 x 0. e espero, de coração, que este clássico em gramado pesado não custe muito caro para as pernas e o espírito da equipe rubro-negra. o time logo mais viaja para santiago, onde pega o unversidad de chile pela libertas na quarta. esse é o jogo que importa.

sábado, 13 de março de 2010

grandes clássicos do cinema brazileiro

o blog "mengo beat" também é cultura.
então deixo aqui uma dica pra rapaziada que não tem medo do cinema nacional:
hoje, às 18h30, o canal brazil (net e sky) exibe o documentário "pentatri: a hegemonia".
trata-se de um dos mais contundentes filmes lançados no último ano. o trabalho dos diretores raphael vieira & gabriel mendes segue o time do flamengo às vésperas da conquista do karioca-2009.
além de imagens dos jogos, e dos gols da inesquecível campanha, o filme traz cenas de bastidores. como o time reunido, no vestiário do marakas, minutos antes de entrar em campo para a final contra o foguito. e a cara de desespero mal disfarçado do b*ndão do cuca contrastando com o semblante vitorioso de seus atletas.
ao contrário do que seu nome pode fazer crer, este documentário não registra os dois títulos anteriores. mas tem, ao menos, uma cena de antologia. quando nosso herói ronaldo angelim, do alto de sua modéstia & humildade, não consegue segurar a emossão ao falar de fabio luciano, nosso capitão que estava a se aposentar.
"pentatri: a hegemonia" é facilmente baixável na internet.
mas seu dvd está à venda baratinho. e vale muito comprar para dar uma forza ao cinema nacional, e rubro-negro em particular.
aqui vai o trailer da bagaça:
http://www.youtube.com/watch?v=b7dW3Xeagq4
ah... desnecessário dizer como a conquista do brazileiro-2009 jogou toda uma nova e adorável luz premonitória sobre esta simples mas assaz comovente película.

sexta-feira, 12 de março de 2010

a saideira

adriano imperatore, depois de uma semana daquelas,
está de buenas e até treinou com a rapaziada na gávea.
falou com a imprensa, disse que emagreceu quatro quilos
e garantiu que está na pilha pra pegar o vaiscão domingo.
"É normal tomar cerveja.
Só falam por ser o Adriano e acabam aumentado.
Como sou da favela, dizem isso.
As pessoas colocam no jornal e esquecem que tenho família.
Se eu bebesse tanto como falam, não conseguiria jogar.
Minha mãe vai algum jogo do Flamengo ou ao mercado e dizem que seu filho é drogado.
Meu filho sai e dizem que o pai é drogado.
Antes de colocaram as coisas no jornal, precisam saber o que aconteceu
."

quinta-feira, 11 de março de 2010

harry potter & o manto sagrado

rodrigo alvim marcou ontem seu primeiro gol com a camisa do flamengo.
ele entrou na roubada contra o caracas
e saiu encantado com o que viu dentro de campo.

rodrigo alvim falou assim:
Parece que essa camisa tem uma magia, uma coisa diferente, que é inacreditável. Estávamos com dez (jogadores em campo), mas parecia que tínhamos mais do que isso. Mais do que 11, 12, 13, 14... É incrível...

parece, não, rodrigo alvim.
esta camisa tem magia.
como tu estás chegando agora, já vá se acostumando.
mas saiba que, quem está dentro dela, tem que fazer valer.
tem que colaborar para a magia acontecer.
que nem tu fez ontem. pois continue assim, rodrigo alvim.

the crisis


clube de regatas do flamengo: racha no elenco, derrotas em série e imprensa em alerta

quarta-feira, 10 de março de 2010

caracas 1 x 3 mengão (a chronicle)

mas p*taquepariu. assim não dá.
se não é o williams a fazer m*rda, é o toró.
no primeiro jogo pela libertas-2010, contra o universidad catolica, williams conseguiu tomar um vermelho em apenas dois minutos. amazing. e o resto do time teve oitenta e oito minutos para se virar.
bueno. lição aprendida, não?...
segunda rodada. o caracas a receber o mengão na venezuela. um jogo de baita importância para eles, que já tinham perdido pro universidad de chile em casa (0 x 1). o flamengo adentrou o relvado do estádio olímpico de caracas (já teve olimpíada na venezuela?) com bruno zousa para o gol, álvaro e fabrício para a zaga, mais leo moura e juan maldonado para as laterais, toró para a cabeça de área, kleberson e fernando goyas para o meio, petkovic para armar e vinicius pacheco para fazer companhia a vagner love no ataque.
difícil imaginar que os visitantes terminarão a primeira etapa em vantagem no marcador.
nós só chutamos a gol, um peteleko de juan, passados vinte minutos. antes disso, torozinho já tinha ganho amarelo por uma falta imbecil: carrinho na lateral do campo de ataque. e, lá atrás, rolava o maior sufoco. o time do caracas tem todo espaço para manejar la pelota pela direita de seu ataque (adivinhe o por quê) e em toda a extensão da frente de nossa grande área. ainda bem que eles estão sem o meia vera, que operou de hérnia. o time rubro-negro joga de branco e parece sofrer de brankão. folga na marcação. fernando erra passes a cada jogada. kleberson ninguém sabe, ninguém viu. tudo estoura em cima de álvaro & fabricio, quando não nas luvas de zousa.
o fla só respira quando leo moura sai em velocidade. ou quando a pelota chega nos pés de petkovic. e a bola tem mesmo que chegar até ele, pois petkovildo não é capaz de chegar até a bola. mesmo lento, mal saindo do lugar, pets tem malícia & astúcia. mete três ou quatro grandes bolas. numa delas, pachecão faz jogada dentro da área, cai pela esquerda, cruza para dentro. do outro lado, leo moura fura, mas tenta de novo, mandando pra dentro da área caraquiana. a pelota sobrou pra pets acertar chutão. e um beque fez o xandó. penalty.
uh. pets pega a bola e a entrega para mister loverman: vai você. só para dar mais emossão. fecho os olhos de pura paúra. mas vagner love bate bonito, rasteiro, forte, no cantinho.
que belo, o futebol. o segundo tempo se anuncia promissor para o flamengo. os caboclos têm que vir pra cima, e pets terá as manhas de lançar pacheco e love em contra-ataques alucinantes.
(e foi quase isso que rolou em verdade. quase.)
quatro minutos. gomes acerta falta no travessão de zousa. deu pra acordar. sete minutos. fernando goyas vai dar um carrinho e se esfola. pede pra sair. oito minutos. torozinho dá no meio de um venezuelano. leva vermelho. o estádio pega fogo.
andrade corre para improvisar rodrigo alvim de volante no lugar do goyas. demonstrando sua pouca fé no jovem lenon. depois tira petkovic para meter o herói ronaldo angelim como terceiro zagueiro. pets, claro, sai fazendo cara de p*to. e o caracas vem que vem. a torcida vai junto. alucinação. como se não houvesse amanhã. o bandeira vira alvo de garrafadas. bruno faz cera. é jogo de libertadores, amigo. demora vinte angustiantes minutos. até que castellín humilha álvaro num drible e... o inevitável se impõe.
e o caracas então parte para fechar o caixão. mas eles esquecem que vagner love ficou do lado de fora. porque no primeiro contra-ataque que o mengão puxa, kleberson (olha quem apareceu) entra mano a mano com o arqueiro e consegue fazer o mais complicado. consegue perder o gol. o segundo contra-ataque, tudo certo, kleberson mete bonito demais pra love. então o artilheiro do amor dribla o goleiro e...
o futebol. o caracones vai a pique solenemente. foi tudo. o time percebeu que já perdera mais um jogo em casa. acabou libertas. e o rodrigo alvim nem queria fazer o terceiro. sinceramente. só queria prender a bola no ataque. mas enfim...
dois jogos, duas expulsões, duas vitórias de pura camisa. e corredor polonês no torozinho agora!

it takes a lot of love

pronto. chegou a hora do pega pra capar. a hora do amor.
lembra quando a gente falava de como era importante vencer a taça goanabara para ter uma libertadores da amerika mais macia?
pois é. a gente se referia a situações como esta:
o clube de regatas do flamengo faz quatro jogos em doze dias. a partir de hoje, da noite de hoje, teremos quatro compromissos que podem muito bem definir nossa situação na taça rio e na libertas. logo mais, na venezuela, enfrentamos o caracas. depois, no domingones, pegamos o vaiscão no marakas. na próxima quarta-feira, outro desafio internacional, desta vez em santiago, diante do universidad de chile. e fechando a sequência, no outro domingones, invadimos o engenhones a vingar a goanabara contra o botafogo.
como andrade não deu pelota à minha sugestão de mandar o expressinho rubro-negro pra taça rio (e que se f*da o estadual), teremos forza máxima em cada uma dessas partidas. e eu escrevo "forza máxima" numas, né? para hoje, já sabemos que não teremos o imperatore barraqueiro. nem williams, expulso em tempo recorde contra o universidad catolica. pode ser que petkovic, então, saia jogando. pode ser que andrade prefira bruno mezenga a adiantar vinicius pacheco pro ataque. o certo é que chegou a hora do amor. com adriano fora de combate, esta noite, e acima do peso, nas próximas jornadas, cresce a importância de vagner love, atual artilheiro do karioca-2010. outros dois jogadores a serem testados a valer são o garoto fabricio (para provar que está crescido & dá conta da zaga) e o volante toró (para provar que está maduro & não é mais o inconsequente de outrora). ainda há a possibilidade de, em santiago, maldonado voltar ao onze.

ah. o empate de ontem a noite, entre universidad catolica e universidad de chile (2 x 2) foi bem interessante para a tabela de classificação do grupo oito da libertas. e bem interessante para os flamenguistas que o acompanharam pela tevê. agora se o fla vencer o caracas na venezuela (não-fácil), abre liderança isolada. se empatar, ainda estará na ponta, dividindo-a com o universidad de chile, justamente o adversário seguinte. (se perder, não vou querer nem ver a barulheira.) a peleja entre ambos os times universitários, de minha parte, também serviu para dar uma esvaziada no universidad de chile, campeão do clausura-2009, que chegou cheio de vento ao certame - e teve de gramar um bocado para arrancar um empatezinho aos quarenta e seis do segundo tempo. o mengão tá na fita. si, se puede.

terça-feira, 9 de março de 2010

império da confusão

saco cheio de toda essa história. só te deixo a pergunta:
quem causa mais transtorno? o imperatore ou o marcos braz?

domingo, 7 de março de 2010

só na sabedoria

adriano imperatore encontrou um baita advogado depois do episódio com sua namoradinha funky...
Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher. Quem nunca meteu a mão numa mulher?
perguntava-se bruno zousa, com naturalidade e conhecimento de causa, após a vitória sobre o forte resende.

sábado, 6 de março de 2010

resende 0 x 4 mengão (the unchronicle)

oh. a era do rádio... que charme...
te digo que não consegui ver o desafio do clube de regatas do flamengo pela terceira rodada da taça rio-2010. não estou em meu apartamento beatnik, em são paulo, estou aqui na casa dos meus pais, em brasília. e o sportv está a transmitir um jogazo do oeste de itápolis. meu pai não tem pay-per-view, não é trouxa feito o filho dele. e passei bom tempo caçando piratas na internet. em vão. todos os canais piratas estão ligados no big brother. de modo que apenas pude ouvir o jogo pela rádio cbn.
de volta ao radinho de pilha.
nã. não posso bater uma chronicle. apenas posso te dizer que, segundo meu mui pessoal opinar, a escalação de andrade para esta noite me pareceu corretinha. ainda que precavida demais para enfrentar o resende, certamente foi uma formação já orientada para o desafio de quarta pela libertas: contra o caracas, na venezuela. e lá não teremos adriano imperatore, já o sabemos.
o flamengo foi a campo em volta redonda com bruno zousa no gol; álvaro e fabrício na zaga; leo moura e juan maldonado nas laterais; toró, williams, fernando goyas e vinicius pacheco no meio; vagner love e bruno mezenga no ataque.
kleberson deve entrar no lugar do goyas para pegar o caracas. o resto, imagino, será isso aí. pro bem ou pro mal. andrade deixou quieto aquele lance de insistir com o fierro no meio. na véspera, ameaçou lançar ramon como armandinho. mas terminou fazendo o logiko: manteve pacheco onde ele rende mais e botou o menino mezenga para fazer companhia ao loverman. pronto.
queria ter visto o jogo. para notar a movimentação de pacheco & pets juntos no meio-campo durante parte da etapa complementar. uma melhoria do flamengo a curto prazo passa necessariamente por essa dupla. e queria ter visto o jogo também para, pelo menos, dizer que pude testemunhar o craque tuta, no fulgor de seus trinta e cinco anos, envergando a gloriosa camisa do resendão.
(publiko pagante no estádio da cidadania: 1,2 mil pessoas. parabens à kartolagem pelo sucesso arrebatador do karioca-2010)

craque, o flamengo...

todos sabem que o império do amor, quando muito, dura até maio.
por motivos de forza contractual.
mas...
enquanto adriano imperatore briga com a namoradinha em baile funk,
enquanto vagner love curte o camarote da brahma na sapucaí,
enquanto petkovic faz biquinho no banco de reservas,
enquanto andrade dá a vigésima-nona oportunidade a fierro,
enquanto d*nga cai de amores pelo futebol de kleberson,
enquanto todos na gávea torcem para o retorno de maldonado,
enquanto os atacantes gil & dennis marques seguem na folha de pagamento,
enquanto marcos braz fala grosso com pets e baixa a cabeza pro imperatore,
enquanto a patricia amorim loteia nosso manto sagrado e assina patrocínios milionários...
o clube de regatas do flamengo perde mais uma de suas crias.
o atacante bruno paulo, de 20 anos, foi vendido ontem para a traffic.
a partir de hoje, bruno paulo é atleta da sociedade esportiva palmeiras.
bruno paulo despontou como promessa do time juniores do flamengo.
será verdade? será que bruno paulo joga bola? será que vai virar bom jogador?
claro que isso nunka se sabe ao certo.
o que agora se sabe é que, se acontecer, não será mais na gávea.

sexta-feira, 5 de março de 2010

que diabos acontece com adriano?

o imperatore não voltou.
robinho viajou para london town com a d*nga tour e já voltou para o santos. na partida de ontem, começou no banco e entrou no segundo tempo para meter gol em cima do botafogo de ribeirão preto.
kleberson também participou da excursão londrina. apareceu hoje na gávea, treinou normalmente e neste momento viaja com time do flamengo para volta redonda, onde amanhã enfrenta o resende pela terceira rodada da taça rio-2010.
mas e onde está adriano imperatore?
ninguém sabe, ninguém viu.
marcos braz, nosso discreto e cortês vice-presidente de futebol, recebeu a notícia do doutor runco, médico da seleção brazileira e do flamengo, e teve que ir lá avisar ao andrade que adriano não iria aparecer no treino, nem viajar para volta redonda. nem mesmo embarcar para a venezuela na próxima segunda, onde na quarta-feira enfrentamos o caracas pela segunda rodada da libertas.
adriano, quem sabe, pode pegar o vaisco, no outro domingo.
andrade ficou p*to da vida. claro. mas p*to da vida no andrade style. nada de bater portas e sair berrando palavrões. que isso é cousa do braz. andrade deu uma entrevista amarga, e um tanto constrangedora, botando tudo na conta da kartolagem.
e o braz, que foi tão machão dia desses com petkovildo, desta vez falou macio. e baixinho. em patética entrevista ao vivo a cícero mello, repórter da espn, agora há pouco, braz deixou bem claro quem manda naquela p*rra: o imperador.
braz baixou a cabeza e disse apenas que adriano tem "problemas particulares". e meteu o doutor runco na história, falando que ele também fez parte do acordo para adriano sumir do clube.
que problemas pessoais? como assim acordo? o que um médico tem a ver com as calzas?
será que adriano de novo queimou o pé em uma lâmpada do jardim de casa? em uma lâmpada de londres? em uma lâmpada do corredor do avião do d*nga?
nada mais foi dito. nem runco apareceu para comentar a bagaceira - até o fechamento deste post.
e adriano tem paradeiro incerto. quem sabe a vila cruzeiro?

quinta-feira, 4 de março de 2010

que diabos acontece com pets?

estou ficando preocupado com dejan petkovic. é apenas impressão minha ou ele nunka mais foi o mesmo depois daquele infame fla-flu?
sabemos que pets voltou ao clube de regatas do flamengo atrasado para a temporada 2010. recebeu alforria da direção para ficar mais tempo na sérvia, pois o natal ortodoxo lá deles só rola em meados de janeiro.
quando petkovic voltou ao rio, tinha que correr atrás dos colegas de elenco, que bem ou mal já tinham cumprido suas duas semanas de pré-temporada.
daí que o castigo imposto por marcos braz, depois do entrevero no marakas, virou uma espécie de mini pré-temporada exclusiva para o gringo. treino na praia, corrida na areia, essas cousas dos clubes kariocas. na ideia que ele voltasse a ter condições de jogo a tempo da estreia na libertas.
o tempo passou, a bola rolou, pets foi reintegrado ao elenco. agora tem curtido um banquinho. o que seria até compreensível, vá lá, com o vinicius pacheco arrebentando assim no meio-campo. mas o que me chama a atenção é a - palavinha terrivel - "atitude" do camarada. sempre que é mostrado pela tevê, pets está sentado no banco, cara fechada, distante alguns assentos dos demais suplentes. sozinho no canto dele. e quando entra em campo na segunda etapa, mesmo diante de adversários inexpressivos e já cansados, como macaé e madureira, pets está longe de ser aquele cara que, em determinado momento do brazileiro-2009, entrava e incendiava a partida. dentro de campo, tem me parecido pouco à vontade. tipo freio-de-mão puxado. às vezes até mesmo alheio ao desenrolar da partida.
e veja: por que ontem, contra o maduras, ao adiantar pacheco pro ataque, o meia-armador escolhido por andrade foi o fierro e não o petkovic? como assim fierro? pets não teria vez nem contra o maduras?
não deve ser apenas por causa dos "incômodos musculares" que surgiram no noticiário. se fosse isso, ele teria entrado no segundo tempo como acabou entrando? não sei, não entendo.
sei que no brazileiro-2009, ao ser substituído, pets era visto ao lado de andrade, à margem do campo, dando toques e, mesmo do lado de fora, vibrando junto com os colegas a cada lance. isso já não se vê mais. e aquelas frequentes conversas entre pets e andrade durante os treinamentos (photo), será que ainda são as mesmas?
marcos braz - sempre ele - esta semana falou sobre as renovações de contratos de jogadores, como maldonado e pacheco, que expiram em maio. não falou sobre petkovic. ao ser perguntado sobre ele, braz disse apenas que seu caso ainda seria visto, no tempo certo, com andrade...

quarta-feira, 3 de março de 2010

mengão 2 x 0 madureira (a chronicle)

é para se perguntar de que p*rra serve um jogo como este.
três de março, data fortemente simbólica do calendário rubro-negro. aniversário do inigualável arthur antunes coimbra. fosse este um país justo, a dar valor aos verdadeiros heróis de sua história, seria feriado em todo o território federal. nada de practicas desportivas. mas... enfim... como o desdém é esporte nacional, como num dia qualquer, uma noite qualquer, o clube de regatas do flamengo apresentou-se com um time meia-boka num marakas bem vazio. o adversário era o sempre querido madureira, o tricolor suburbano. segunda rodada da taça rio-2010.
com adriano imperador e kleberson entregues à d*nga tour, o mengão formou com bruno zousa no gol, álvaro e fabrício na zaga, leo moura e juan maldonado nas laterais, mais toró, fernando goyas, williams e fierro no meio-campo, com vinicius pacheco adiantado para o ataque e vagner love.
tudo pronto para um joguinho chinfrim. por sorte, o flamengo marcou seu gol logo no comecinho. se tivesse de trabalhar um pouco mais para chegar lá, te digo que não sei, não. eskanteio pela direita, bola alçada na pequena área, um fuzuê danado, a pelota sobrando no segundo pau para fernando goyas se jogar em cima dela. 1 x 0.
resultado feito, o time relaxou e o jogo esfriou. burokracia ludopedika. esse meio-campo brigador (para enfrentar o poderoso maduras) esteve a brigar até com o objecto espheriko. tocar bola era dureza e acertar o chamado "último passe", ali na entrada da área tricolor, revelou-se tarefa por demais complicada. mesmo o ataque rubro-negro estava desencontrado. vinicius pacheco a jogar de vagner love e vagner love a jogar de adriano imperatore. do primeiro, ao adiantarem sua posição, tiraram-lhe sua malícia em progressão vertical, o que acontece quando ele vem de trás, em movimento veloz, a bola a seus pés. do segundo, ao ser deslocado para dentro da área, tiraram-lhe sua habilidade em buscar as pontas, sempre se mexendo de cá pra lá, de lá pra cá. e o time, assim, perdeu sua mais eficiente subida ao ataque e perdeu sua dupla de frente entrosada entre pivô e ponta.
andrade insistiu com essa formação até meados da segunda etapa. o maduras sem oferecer perigo. loverman a fomear muitas bolas em sequência, visivelmente preocupado com a artilharia-2010. rodrigo alvim entrou no lugar do desgastante & desgastado juan maldonado. fez-se notar apenas pelos pisantes verde-limão e pela p*rrada num adversário, o amarelo ficou barato. a entrada de petkovic foi simplesmente inócua, e nosso amigo gringo agora passa a ser meu mais novo objecto de preocupação. a entrada de ramon não foi grandes cousas. cisca muito, o rapaz. se bem que, numa ciscada, acertou bom passe para vagner love mandar de prima. 2 x 0. ele saiu batendo no peito, mostrando a camisa e reclamando do ceticismo da pouca torcida presente. sem muita razão para tanto. mas parece que o gol, ao menos, lhe fez bem e o artilheiro do amor deixou o campo mais tranquilinho.
nem deve ser muito comemorado o facto de, pela primeira vez no certame, o time não ter levado nenhum gol ao longo de noventa minutos. o maduras não prima pela pontaria. quando até ameaçou dar um cierto calorzinho, no finalzinho, nosso segundo tento - aos quarenta e quatro - fechou a bagaça antes que algo pior acontecesse. é preciso ter isso claro.
a pensar, apenas, que a noite e o adversário frakote teriam sido melhor aproveitados se andrade tivesse agitado um expressinho rubro-negro. tenho a certeza de que, lá no ninho do urubu, tem uma molecada esperta e doidinha pra mostrar serviço.

"o que eu disse ao zico" (a homenagem do giusti)


A primeira vez que entrevistei o Zico eu era um estagiário bobão da Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro. Não sei se era 1988 ou 89, mas sei que eu era bem foquinha mesmo, daqueles que irritam os coroas das redações.
Na falta de alguém mais matreiro, me mandaram cobrir o lançamento de uma campanha de saúde, dessas de combate a mosquito, verme, doença. A tal campanha reunia Xuxa, Ayrton Sena, umas gostosonas de novela... E o Zico.
Antes, só havia visto o Galo de perto na feira de ciência do meu colégio na 5ª série, e assim mesmo no meio de um bando de moleque trocando sopapo pra pegar na mão dele. Portanto, o tonto do foca ficou ainda mais abobalhado quando precisou chegar junto e perguntar, com a voz sumindo na timidez, se ele poderia gravar uma entrevista sobre a campanha.
Dei o play/rec no gravador e mandei, com a voz engolida pela vergonha, a pergunta básica, pergunta de foca se borrando todo na frente do entrevistado famoso: qual a importância da campanha?
Não ouvi uma linha do que o Galo respondeu. O rosto dele era como um telão em que eu revia os gols que foram parte da minha felicidade ao longo de anos.
Ele deve ter ficado algum tempo em silêncio, me olhando, até que eu me desse conta de que a resposta acabara e eu precisava voltar pra terra. Agradeci meio sem agradecer, fiquei engasgado com uma frase que pensei dizer, quase disse, desisti por causa da vergonha e porque outro repórter já o pegara pela gola para gravar outra entrevista.
Fui dizer uns cinco anos depois, em 95. Eu fazia um programa especial sobre o centenário do Flamengo para a Rádio CBN, também do Rio. Já era um repórter bem mais calejado, que não se intimidava com fama de entrevistado. Só que era o Zicão, e fui nervoso para a entrevista, nem tanto pelo trabalho em si, mas porque eu queria ter a oportunidade de dizer o que não consegui da outra vez.
Passei cerca de uma hora com o Galo no escritório dele no centro de treinamento do CFZ. Arranquei depoimentos preciosos para o especial. Profissionalmente, o encontro foi perfeito, mas o moleque que existia dentro de mim queria se meter na história. Zico me levou até a porta conversando amenidades e me estendeu a mão para se despedir. Deixei para o último momento a frase, que era quase uma confissão.
Cara, eu sou Flamengo por causa de duas pessoas.
Eu sorria e apertava sua mão. Sorrindo, Zico sacudiu a cabeça.
Ah, é? Perguntou, cara de quem queria mesmo saber.
Por causa do meu pai e de você.
Seu rosto, que já é avermelhado, ganhou um pouco mais de rubor. Agora, o tímido era ele. Deu aquele riso envergonhado de menino do subúrbio, que tanto conheço porque também sou um.
Gente muito fina, o Galo.

andré giusti é escritor e jornalista
http://www.andregiusti.com.br/blog/

terça-feira, 2 de março de 2010

vai e volta (inteirinho)

com luiz fabiano fora de combate, adriano deve entrar hoje como titular
do time do d*nga.
amistoso importantí$$imo contra a seleção da ireland, em london town.
convém acender uma velinha e esperar que nadja aconteça ao nosso imperatore.

sabemos que da última vez que d*nga pegou emprestado um de nossos jogadores da gávea para um de seus amistosos - o kleberson - ele levou o cara inteirinho e o devolveu quebrado no meio. com o ombro arrebentado. e claro que a cbf não deu um centavo como indenização, como seguro, não cobriu salários nem nadja assim.
(o cara se quebrou pelo prazer & honra de defender a "amarelinha" diante da brava seleção da estônia. e agora, como consideração do gentil d*nga, kleberson está lá na seleção até hoje e muito provavelmente vai jogar em afrika-2010.)
bueno... como era o kleberson, tudjo bem. cá entre nós, ele nem fez falta para a avassaladora campanha rubro-negra na reta final do brazileiro-2009.
mas adriano é outra história...

conheça fabrício

todo mundo aqui é fã de ronaldo angelim.
e eu te diria que, se fosse pra mexer na zaga do flamengo para estancar a sangria, eu faria sobrar para cima do álvaro.
embora creia cá comigo que nossos problemas dentro de campo estejam uns metros mais à frente e uns metros mais para os lados. nas laterais e na cabeça de área. mas enfim...
o garoto fabrício não tem nada com isso.
andrade mandou ele pro pau. e ele respondeu:
jogou bem contra os universitários catolikos de santiago.
continua no time titular e, mais ali pra diante, quando chegarmos aos clássicos da taça rio entremeados pela visita ao universidad do chile pela libertas, na semana entre 14 e 21 deste mês, poderemos começar a saber de verdade do que é feito garoto fabrício.
dei uma espiadinha na ficha do camarada e notei vários pontos em comum com vinicius pacheco, nossa sensação nesta temporada 2010.
os dois são cria da gávea. os dois serviram às seleções de base.
os dois foram emprestados ao paraná clube ainda juniores e, depois de encararem uma segundona, os dois foram pro exílio nas europa. fabrício foi parar no hoffenheim, no início do ano passado, quando o pequeno clube alemão defendia a surpreendente condição de líder da bundesliga-2009. não deu pro hoffeinheim segurar a bronka e não deu para fabrício fazer mais do que sentar no banco.
foi chamado pelo ex-beque do fla rogério lourenço para jogar pela seleção sub-20 no último mundial. fabrício não foi mesmo dos mais constantes no claudicante time pátrio. mesmo assim, deve ter causado boa impressão em rogério, que hoje é assistente do andrade - e certamente foi ouvido na hora de andrade mandar fabrício para a zaga titular.
fabrício silva dornellas completou 20 anos agora em fevereiro. ainda tem o futuro inteiro pela frente. vamos dar forza ao guri.